NET RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO NATAL 2017

NET  RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO  NATAL 2017
NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB O CANAL DOFORRO APLICATIVO ESPECIAL MÚSICAS CEM POR CENTO NORDESTINAS

23.3.10

PADRE ROLIM O HOMEM QUE FUNDOU CAJAZEIRAS E TROUSSE OS PRIMEIROS COLEGIOS PRO NORDESTE AOS SERTÃO DA PARAIBA FICOU FAMOSO NO BRASIL NA EDUCAÇÃO

40 comentários:

  1. FOTO DO NOSSO QUERIDO E ESTIMAVEL PADRE ROLIM FUNDADOR DE CAJAZEIRAS PB O HOMEM QUE LUTOR PELA A EDUCAÇAO TROUSSE OS PRIMEIROS COLEGIOS PRO NORDESTE EM ESPECIAL CAJAZEIRAS PB NEM A CAPITAL DA PARAIBA TEVE A INICIATIVA DE TRAZER OS FAMOSOS COLEGIOS PRO ESTADO E ELE FOI PIONEIRO NISSO POR ISSO SE DIZ CAJAZEIRAS A CIDADE QUE ENSINOU A PARAIBA A LER

    ResponderExcluir
  2. “UMA BANDA Projeto EM CASA ESCOLA”

    Tem como objetivo motivar empresas privadas a doarem instrumentos musicais pra escolas, bandas municípios, associações sem fins e outras entidades, beneficiando-se do abatimento integral dos valores doações do imposto de renda (lei nº 8.313-Rounet)

    Av. Brig. Faria Lima , 2.881 conj.12 CEP-01452-000
    São Paulo SP
    www.acaocutura.org.br email: iac@acaocutura.org.br
    _______________________________________________

    ResponderExcluir
  3. O segredo do sucesso de algumas empresas é revelado quando elas são Destaques. Muita gente acha que marketing é a escola do ponto, o preço, a qualidade, a eficiência, a maneira de vender, a estratégia de distribuição, a credibilidade da empresa e, além disso, é a alma do negócio, ou seja, “a propaganda”. O problema é que pouca gente transforma o que já esta nas mãos em marketing, sendo assim, é que poucos empresários conseguem realmente seus objetivos, ficando grande parte, ou melhor os outros no meio do caminho. Sabendo disso, atravez dessa data mostramos a realidade daquelas que tiveram coragem de escolher seu ponto, preço, qualidade, eficiência, maneira de vender, estratégia de distribuição, credibilidade da empresa e sua propaganda, em fim, fazendo seu marketing nesta edição, consentindo com que vocês, assim como eles possam mostrar seu trabalho, sem precisar de sorte, destacando-se e mostrando sua verdadeira “alma do negócio”.

    ResponderExcluir
  4. 18 ANOS SEM O REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA

    Nasceu em 1912 em Exu, Pernambuco. Aos 12 anos já animava forró. Aos 18 anos ingressou na polícia em fortaleza. Em 1939, no Rio de janeiro, recebeu sua baixa, fincando no rio sempre com sua sanfona no peito. Ganhou fama tocando em calouros. Um dia um grupo de cearenses pediu para Luiz Gonzaga tocar música do sertão. Dias depois estourou na rádio Tupi. Anos depois foi convidado para substituir um sanfoneiro na RCA Victor. Passou 4 anos como solista de 1941 a 1945. O compositor Miguel Lima Matos foi o marco de sua carreira como cantor. Em abril de 1945. Daí pra frente não parou mais. Em agosto de 1945 encontrou com Humberto Teixeira. Luiz abriu a sanfona e antes de terminar Humberto já tinha os primeiros verbos: No meu pé-de-serra e mais verbos de uma linda peça, a toada Asa-branca.
    Gravada em 1947 dessa parceria nasceu o baião. Em 16 de julho de 1948 casase, com Helena Never Cavalcante.
    Humberto Teixeira elege-se Deputado federal em 1950. desfaz-se a parceiria. Outro encontro desta vez com Zé Dantas, dessa parceria surgiram Lindas músicas nordestinas. Zé Dantas morre em março de 1962. Nesse mesmo ano Gonzaga encontra-se com paraibano de Sumé, Zé Marcolino, nova parceria com muitos sucessos. Daí pra frente surgiram centenas de compositores.
    Luiz Gonzaga gravou 811 músicas, fez show de norte a sul. Aqui em cajazeiras fez vários show recebeu título de cidadão cajazeirense em plena praça João Pessoa em 1973. Ele era músico generoso chegou a dar mais de 200 sanfonas. Em 1982 fez um grande show na Área de Lazer Alcindo Xavier e dispensou todo pagamento. De maio de 1983 a 1985, quando Exu respirava violência e seca, Gonzaga fazia show em troca de comida para os flagelados. Através dele nossa música ganhou espaço e se projetou nacionalmente. Sempre fiel as suas origens. Praticamente morreu cantando. Gravou seu último LP no ano de sua morte, o LP “Vou te matar de Cheiro”. Seu último show da sua carreira foi no teatro Guararapes em 6 de junho de 1989, ao lado do parceiro João Silva e dos cantores: Alceu, Dominguinhos, Nando e Gonzaguinha. Dias depois Gonzaga era internado no Hospital Santa Joana em Recife onde veio a falecer na quarta feira as 5 horas e 15 minutos, do dia 2 de agosto de 1989. O fenômeno Luiz Gonzaga não se esgotou com sua morte, ao contrário cresceu com ela. Portanto, é justa a nossa homenagem ao Rei do Baião.
    De sorte que, parabenizo as emissoras das cidades que tocam músicas de Luiz Gonzaga, entre outras: Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Caruaru, Juazeiro do Norte, etc.
    Um fato interessante, é que Luiz Gonzaga gravou 811 músicas e fez parceria com mais de 200 (duzentos) compromissos, inclusive até Davi Nasser, no entanto os que mais fizeram composições foram: Humberto Teixeira, Zé Dantas, Zé Marcolino e João Silva.
    O trabalho artístico de Luiz Gonzaga foi importante para a cultura nacional. A obra de Luiz Gonzaga é um verdadeiro acervo a cultura do Nordeste. O Gonzagão de saudosa memória sustentou a peteca durante mais de meio século, sem jamais deixá-la ir ao chão. “Com ela a música regional nordestina penetrou em todo o país”. Portanto, uma homenagem em síntese a um nordestino que viveu, sofreu e morreu pelo sertão.


    Do Pesquisador Profº. Eliomar Brito

    Cajazeiras, 02 de agosto de 2007.

    ResponderExcluir
  5. OS MANDAMENTOS DO ADVOGADO


    1º ESTUDA. O direito está em constante transformação. Se não acompanhas serás cada dia menos advogado.

    2º PENSA. O direito se aprende estudando; porém se pratica pensando.

    3º TRABALHO. A advocacia é uma fatigante e árdua atividade posto a serviço da justiça.

    4º LUTA. Teu dever é lutar pelo direito; porém quando encontramos o direito; em conflito com a justiça, luta pela justiça.

    5º SER LEAL. Leal para celeremente, a quem não deves abandonar a não ser que perceba é indigno do teu patrocínio.
    Leal para com o seu adversário, ainda que ele seja desleal contigo, leal para com o juiz que ignora os fatos e deve confiar no que ti lhes ditas e que mesmo quando ao direito, as vezes tem de confiar no que lhe invocas.

    6º TOLERA. Tolera a verdade, ele via, como gostaríamos que a tua fosse tolerada.

    7º TEM PACIÊNCIA. O tempo viga-se das coisas que se fazem sem sua colaboração.

    8º TEM FÉ. Tem fé no direito como melhor instrumento para a consciência humana, em justiça como no destino moral do direito na paz como no substituto benevolente da justiça e sobre tudo tem fé na liberdade sem a qual não há direito nem justiça nem paz.

    9º ESQUECE. A advocacia é uma data de paixões. Se a cada batalha formos carregando tua alma de vencedor, chegou o dia em que a vida será impossível para ti,terminando o combate. Esquece tanto a vitória quem derrota.

    10º AMA TUA PROFISSÃO. Procura considerar de tal maneira que no dia, que teu filho de peça conselho sobre seu futuro, considere uma honra para ti aconselha-lo que se torne advogado.

    ResponderExcluir
  6. FGTS

    O FGTS é um direito que cabe a todos os colaboradores. É feito um depósito em conta vinculada junto a Caixa Econômica federal até o dia 7 de cada mês no valor de 8% da remuneração do colaborador.


    Salário Família

    O salário família é oferecido pelo INNS a todos os colaboradores que tenham filhos com idade até 14 anos ou inválidos de qualquer idade.

    De acordo com a legislação em vigor, o recebimento do Salário Família está condicionado á apresentação na loja de:

    • Quando menor de 7 anos de idade, atestado de vacinação ou documento equivalente, por ocasião da admissão e nos meses de maio de cada ano;
    • A partir de 7 anos de idade,comprovante de freqüência escolar, por ocasião da admissão e nos meses de maio e de cada ano.

    O direito ao salário-familia cessa automaticamente:

    • Por morte do filho, a contar do mês seguinte ao do óbito;
    • Quando o filho ou equiparado completar 14 anos de idade, salvo se inválido, a conta do mês seguinte ao da data do aniversário.

    Não havendo a apresentação á loja do atestado de vacinação obrigatório e a comprovação de freqüência escola do filho ou equiparado, nas datas definidas pelo INNS, o benefício do salário-familia será suspenso, até que a documentação seja apresentada.


    13º salário

    O 13º salário corresponde a 1/12 da remuneração integral devida ao colaborador no mês de dezembro, multiplicador pelo número de meses trabalhados, entendendo-se como tal a fração igual ou superior a15 dias de trabalho.
    As faltas justificadas não influem no cálculo e as injustificadas de devem ser analisadas para verificar se o colaborador trabalhou pelo menos 15 dias em cada mês. Caso contrário ele perderão o direito á remuneração referente apenas ao mês em que não houver cumprido os 15 dias de trabalho.
    O pagamento deve ser feito em duas parcelas, sendo a primeira paga até o dia 30 de novembro ou por solicitação do colaborador por ocasião das férias. A segunda deve ser paga até dia 20 de dezembro.
    O percentual relativo ao FGTS incide sobre o pagamento das duas parcelas.

    ResponderExcluir
  7. 13º salário

    O 13º salário corresponde a 1/12 da remuneração integral devida ao colaborador no mês de dezembro, multiplicador pelo número de meses trabalhados, entendendo-se como tal a fração igual ou superior a15 dias de trabalho.
    As faltas justificadas não influem no cálculo e as injustificadas de devem ser analisadas para verificar se o colaborador trabalhou pelo menos 15 dias em cada mês. Caso contrário ele perderão o direito á remuneração referente apenas ao mês em que não houver cumprido os 15 dias de trabalho.
    O pagamento deve ser feito em duas parcelas, sendo a primeira paga até o dia 30 de novembro ou por solicitação do colaborador por ocasião das férias. A segunda deve ser paga até dia 20 de dezembro.
    O percentual relativo ao FGTS incide sobre o pagamento das duas parcelas.




    Salário maternidade

    O salário maternidade é um direito que assegura à gestante uma licença remunerada de 120 dias. A gestação deve ser comprovada através de atestado fornecido pela Previdência Social ou serviço médico.
    Nesse período, a empregada tem estabilidade no emprego por 75 dias após o retorno. Algumas categorias, no entanto, têm esse período estendido por Acordo Coletivo de Trabalho. Durante a estabilidade somente a funcionária poderá rescindir o contrato.
    O salário deverá ser pago normalmente pela empresa e deduzidos da Guia de Recolhimento para a Previdência Social (INSS). A empresa deverá conservar os comprovantes dos pagamentos do salário maternidade por um período de dez anos e os atestados correspondentes para exame realizado pela fiscalização da Previdência Social.

    Devem ser observados ainda os seguintes itens:

    • Mediante atestado médico, é facultado à mulher grávida romper qualquer compromisso resultante do contrato de trabalho, desde que seja prejudicial à sua gestação;
    • Em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico, a mulher terá um repouso remunerado de duas semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar à função que ocupava antes do afastamento;
    • Durante a jornada de trabalho, terá direito a dois descansos especiais de meia hora cada para amamentar seu filho até que o mesmo complete seis meses de idade. Esse período poderá ser prorrogado por determinação médica.
    • A gestante, após registrar seu(sua) filho(a), deverá apresentar a certidão de nascimento do mesmo à loja. Desta forma, o recém-nascido será automaticamente considerado como dependente da mãe ou do pai. Com isso, o salário-maternidade passará a cair em sua folha de pagamento automaticamente.

    Adicional noturno

    Recebe adicional noturno aquele que realizar trabalho noturno. Entende-se por trabalho noturno aquele realizado entre as 22 horas e as 5 horas da manhã seguinte. Segundo a Legislação Trabalhista, a hora do trabalho noturno será computada como de 52 (cinqüenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos.

    Hora extra

    A hora extra é aquela trabalhada além da jornada normal de trabalho, que pode ser de 6,7h20 ou 8 horas por dia, conforme o cargo do colaborador.
    O excesso da carga horária diária deverá ser autorizada pelo superior imediato.
    O colaborador poderá fazer até 2 horas extras de trabalho por dia, sendo que ao final de uma semana ele poderá completar, no máximo, uma soma de 44 horas totais de trabalho (para jornada de 7h 20min ou 8h/dia).

    ResponderExcluir
  8. Os colaboradores com carga horária de 6h diárias não poderão exceder sua jornada sem cumprir, no mínimo, 1 hora de intervalo para refeição entre a 4ª e a 6ª hora de sua jornada de trabalho.
    Em casos de jornadas de trabalho extraordinário além das 2 (duas) horas/diárias previstas em lei, a loja estará sujeita a multa por descumprimento da lei. O adicional de hora extra deve ser pago com base na Convenção Coletiva de Trabalho do sindicato local a que estiver vinculado. As horas extras trabalhadas de forma contínua, ou seja, de segunda-feira a sábado da mesma semana, também deverão ser pagas no descanso semanal. Para evitar possíveis reclamações trabalhistas, certifique-se de que toda a atividade realizada fora da jornada de trabalho normal seja remunerada como hora extra e o colaborador não permaneça na loja após o término do seu horário de trabalho.
    O acompanhamento semanal das horas trabalhadas por sua equipe é de responsabilidade do gerente de loja, assim como o planejamento de compensações de horas extras durante a quinzena (do dia 16 do mês até o dia 15 do mês subseqüente). Não são permitidas horas extras para colaboradores menores de 18 anos e estagiários, sendo responsabilidade do gerente a garantia do cumprimento desta diretriz. O colaborador não poderá realizar horas extras durante os intervalos para refeições.

    Benefícios oferecidos

    O Vale Transporte passa a vigorar a partir do mês da admissão, descontando-se do colaborador até 6% do seu salário base e deve ser utilizado exclusivamente para deslocamento casa-trabalho e vice-versa. O uso indevido é considerado motivo de demissão por justa causa. Durante os períodos de afastamento (férias, maternidade, exército, INSS e seguro) os colaboradores não receberão vale transporte ou apenas receberão proporcionalmente aos dias trabalhados.
    Esse benefício não é devido se o empregador oferecer transporte por meio de próprio ou contratado. Caso o empregador forneça transporte próprio ou contratado que não cubra integralmente os deslocamentos de seus colaboradores, o vale-transporte deverá ser aplicado para os segmentos da viagem não abrangidos pelo referido transporte.
    Para o exercício do direito de receber o vale-transporte, o colaborador informará ao empregador: seu endereço residencial e os serviços e meios de transportes mais adequados ao seu deslocamento residência-trabalho e vice-versa.
    As informações tratadas neste item deverão ser atualizados anualmente ou sempre que ocorrer alteração, sob pena de suspensão do benefício até o cumprimento dessa exigência.
    As alterações envolvendo o deslocamento e/ou cancelamento do vale-transporte devem ser efetuados até o dia 20 (vinte) de cada mês.

    Gestão de pessoal

    Férias

    De acordo com dispositivo legal, artigo 134 da CLT, as férias serão concedidas por ato do empregador em um só período, nos 2/12 meses subseqüentes à data que o colaborador tiver adquirido o direito. Somente em casos excepcionais e negociados as férias serão concedidas em 2 períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 dias corridos.

    Todo colaborador adquire o direito às férias após 12 meses de vigência do

    ResponderExcluir
  9. Todo colaborador adquire o direito às férias após 12 meses de vigência do contrato de trabalho (período aquisitivo), nas seguintes proporções:

    • Até 5 faltas injustificadas = 30 dias corridos de férias;
    • De 6 a 14 faltas injustificadas = 24 dias corridos de férias;
    • De 15 a 23 faltas injustificadas = 18 dias corridos de férias;
    • De 24 a 32 faltas injustificadas = 12 dias corridos de férias;
    • Mais de 32 faltas injustificadas = 0.

    Observe-se que as faltas a serem consideradas são apenas as injustificadas, pois não acarretam a redução das férias as ausências consideradas legais. De acordo com a legislação art. 143 da CLT, é conferido ao colaborador o direito de converter 1/3 do período de férias a que faz juz em abono pecuniário. No mês em que o colaborador sair de férias, tendo optado pelo abono, a remuneração será composta de 20 dias de descanso, 10 dias de abono pecuniário e 10 de salário dos dias trabalhados no mês.

    Fique atento e acompanhe as próximas edições. A série de reportagens sobre Recursos Humanos vai abordar outros assuntos de grande importância para você. Até lá.



    OS MANDAMENTOS DO ADVOGADO

    ResponderExcluir
  10. XI- Não fez planos de negócios
    XII- Investiu sem planejamento
    XIII- Não controlou custos
    XIV- Calculou mal o seu preço
    XV- Subestimou a importância do capital de giro
    XVI- Vendeu a prazo sem verificar a capacidade de pagamento do cliente
    XVII- Centralizou demais informações, decisões e funções
    XVIII- Fez dívidas maiores do que sua capacidade de dinheiro
    XIX- Usou dinheiro da empresa para pagar contas
    XX- Tentou cobrir os déficits da pessoa jurídica usando o limite de credito da pessoa física.


    “Eu não me envergonho de corrigir meus erros nem de mudar minhas opiniões. Porque não me envergonho de raciocinar e aprender.”



    _______________________________________________
    “Se você quer colocar mais dinheiro no bolso, use a criatividade e o bom senso para reduzir custos. Receita ninguém controla. Mas gastos sim.”

    Cerca de 90% dos lares brasileiros possuem, pelo menos, 1 rádio a pilha. Porque o radio ainda hoje é o maior veiculo de comunicação de massas.

    ResponderExcluir
  11. Cerca de 90% dos lares brasileiros possuem, pelo menos, 1 rádio a pilha. Porque o radio ainda hoje é o maior veiculo de comunicação de massas.

    ResponderExcluir
  12. O segredo do sucesso de algumas empresas é revelado quando elas são Destaques. Muita gente acha que marketing é a escola do ponto, o preço, a qualidade, a eficiência, a maneira de vender, a estratégia de distribuição, a credibilidade da empresa e, além disso, é a alma do negócio, ou seja, “a propaganda”. O problema é que pouca gente transforma o que já esta nas mãos em marketing, sendo assim, é que poucos empresários conseguem realmente seus objetivos, ficando grande parte, ou melhor os outros no meio do caminho. Sabendo disso, atravez dessa data mostramos a realidade daquelas que tiveram coragem de escolher seu ponto, preço, qualidade, eficiência, maneira de vender, estratégia de distribuição, credibilidade da empresa e sua propaganda, em fim, fazendo seu marketing nesta edição, consentindo com que vocês, assim como eles possam mostrar seu trabalho, sem precisar de sorte, destacando-se e mostrando sua verdadeira “alma do negócio”.

    ResponderExcluir
  13. “Se você quer colocar mais dinheiro no bolso, use a criatividade e o bom senso para reduzir custos. Receita ninguém controla. Mas gastos sim.”

    ResponderExcluir
  14. Notícias para o Locutor


    1 – Educação Rural – O curso de “Licenciatura em Educação Rural” para professores da área rural e indígena do amazonas já começou. Organizado pelo instituto Politécnico Rural da Amazônia (Ipram), em parceria com a Universidade do Amazonas, o curso vai graduar 25 professores das áreas ribeirinhas,entre eles quatro índios. Esse é o primeiro curso superior de educação rural da América Latina.


    O que você pode comentar
    O ipram vai formar os professores os professores de acordo com o Sistema de Aprendizagem Tutorial, um programa de educação formal que valoriza o desenvolvimento da comunidade. O programa também desestimula o êxodo rural, pois as crianças deixam de sair de seus municípios para estudar. Outro fator positivo do programa é a valorização da cultura indígena e o resgate de seu idioma.

    Sugestão de pauta
    A área rural do seu estado tem um bom sistema educacional? As escolas e professores dessa região têm a preocupação de valorizar as características locais e trabalhar em sala de aula as questões relativas ao dia-a-dia das crianças? Caso haja população indígena na sua região, como é a educação oferecida a ela? A cultura indígena é valorizada?


    2 – Não ao trabalho infantil – Lei proíbe o governo de contratar empresas que utilizem a força de trabalho infantil. A partir do próximo ano, todas as empresas que prestarem serviços aos governos municipais, estaduais terão de provar que não utilizam mão-de-obra de crianças. O objetivo da lei é obrigar essas empresas a cumprirem a Constituição Federal e o Estatuto da criança e do adolescente, que proíbem o trabalho infantil.
    O que você pode comentar
    Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 3 milhões e 500 mil crianças brasileiras com menos de 14 anos trabalham em atividades consideradas insalubres. Muitas delas cumprem jornadas superiores a 44 horas semanais. Uma possível solução para o problema é a bolsa escola, que já vem sendo utilizada em alguns municípios do país.


    Sugestão de pauta

    ResponderExcluir
  15. Verifique se as empresas que prestam serviços à prefeitura de sua cidade ultilizam a mão-de-obra infanto juvenil em sua cadeia produtiva. Há algum levantamento de quantas crianças trabalham em seu município? Essa crianças estão freqüentando a escola? Há algum projeto que busque solucionar o problema?


    3 – Crimes contra crianças – As crianças da Região Norte de nosso País vêm sofrendo as mais diversas formas de violência sem que ninguém faça nada para reverter a situação. São lesões corporais, estupros, maus tratos e homicídios de crianças que só no ano de 1997, somaram mais de 5mil e 600 casos. São processos que ficam a mais de cinco anos esperando ações da Justiça e que, na maioria das vezes, acabam sem solução.
    O que você pode comentar
    Os crimes cometidos contra crianças e jovens são mais numerosos e mais graves do que as infrações cometidas por eles. Enquanto a sociedade civil pede o rebaixamento da maioridade penal, a violência contra a criança aumenta sem que as instituições componentes ajam para reverter o quadro.


    Sugestão de pauta
    O centro de Defesa da Criança e do Adolescente de sua cidade ou estado tem dados sobre violência cometidas contra crianças? Divulgue em seu programa os lugares de sua cidade- delegacia, Conselho Tutelar, Centro de Defesa, alguma entidade não governamental – que podem ser procurados para denúncias de violência contra crianças.


    4 – Ano novo pela paz – O Manifesto 2000 prega a generozidade, a compreensão, a solidariedade e o respeito á vida como formas de rejeição á violência. Comemorando os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Manifesto foi assinado por vários ganhadores do prêmio Nobel da Paz, como Dalai Lama, Gorbachev e Nelson Mandela, que vêem o ano 2000 como uma oportunidade para trocarmos a cultura da violência pela da paz.
    O que você pode comentar
    Outra proposta de paz partiu de diversas entidades da sociedade civil brasileira, com apoio da ONU. Na passagem para o próximo ano, teremos 72 horas sem violência nos meios de comunicação. O objetivo é que entre os dias 31 de dezembro de 1999 e 2 de janeiro de 2000, a televisão, o rádio e os jornais veiculem apenas mensagens de paz.


    Sugestões de pauta
    Há índices sobre violências na sua cidade e no seu estado? Já existe algum tipo de mobilização (do governo ou de organização não governamentais) em prol da paz em sua região? Há projetos educacionais que envolvam a comunidade para reverter o aumento da violência?

    ResponderExcluir
  16. Maioridade Penal
    Por que não rebaixar

    Diversos segmentos da sociedade civil e da classe política defendem o rebaixamento da maioridade penal de 18 para 16 anos como forma de inibir o aumento da violência nas cidades, seja ela cometida por jovens ou adultos. Essas propostas são resultado da falta de uma discussão mais aprofundada sobre o assunto em todos os âmbitos da sociedade. Aqui seguem alguns argumentos para guiar a discussão.

    1 – Reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos significa que todos os jovens com mais de 16 anos que cometerem alguma infração vão para a cadeia, junto com os adultos. Hoje em dia, a oferta de empregos para os jovens está cada vez menor. Para um jovem que foi preso e que, portanto, não teve chances de estudar, a situação tende a ser ainda pior.

    2 – A simples punição não inibe a criminalidade. A pessoa que recebe penas alternativas, que objetivem a ressocialização, é reinserida na sociedade e passa a levar uma vida normal. Para jovens, a ressocialização é ainda mais importante. Os adolecentes ainda estão em formação e têm a vida toda pela frente. Se recebem educação e oportunidades, eles não voltam a cometer crimes. O jovem que participa de atividades pedagógicas tem sua vida reorganizada e passa a perceber a importância do respeito ao bem comum e às outras pessoas.

    3 – No entanto, promover a ressocialização dos jovens infratores não significa deixá-los impunes. O estatuto da Criança e do Adolescente prevê diversas punições para jovens, que variam de acordo com a infração cometida. Essas punições são as medidas sócio educativas: advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; regime semi-liberdade e internação em estabelecimento educacional.

    4 – Apesar de ter de receber uma punição pelo erro que cometeu, o fato de um jovem infringir a lei e ser condenado não anula seus direitos. Mesmo em instituição de internação, o jovem deve receber educação e profissionalização. Nenhum policial ou monitor tem o direito de bater, desrespeitar, humilhar, ou expor o adolescente à situação vexatória. Todos, independente do crime que cometeram, têm direito à defesa e à comunicação imediata com a família. Além disso o adolescente só pode ser preso em caso de ser pego em flagrante.

    5 – O critério de 18 anos para a maioridade penal não tem relação com a capacidade de discernimento dos jovens quanto às suas próprias ações. Esse critério foi estabelecido devido às dificuldades de promover sua ressocialização e previnir a reincidência no crime ao submetê-los ao sistema reservado aos adultos. A sociedade não pode quere destruir a juventude. Nossa intenção deve ser proporcionar oportunidades capazes de melhorar a vida dos adolescentes.

    ResponderExcluir
  17. 6 – De todos os crimes que acontecem no Brasil, apenas 10% são cometidos por jovens. Portanto, os adolescentes não são os grandes responsáveis pelo crescimento da violência em nosso País, mas sim os adultos. De todas as infrações juvenis, apenas 8,46% atentam contra a vida e 73,8% atentam contra o patrimônio, ou seja, são roubos, furtos, pichações outros danos ao patrimônio público ou privado. Além disso, para cada adolescente infrator, há quatro adolescentes assassinados.

    7 – Nos Estados Unidos, em 7 anos de endurecimento de sentenças aplicadas a jovens, o resultado foi a triplicação de crimes entre adolescentes. A Espanha voltou atrás na decisão de reduzir a maioridade para 16 anos. A Alemanha, além de retornar a maioridade para 18 anos, está criando uma justiça especializada em crimes cometidos por pessoas de 18 a 21 anos.

    ResponderExcluir
  18. SÍMBOLOS LITÚRGICOS

    INTRODUÇÃO:
    O ser humano é, ao mesmo tempo, corporal e espiritual. É matéria e espírito. Sua percepção, pois, das realidades espirituais depende de imagens e de símbolos, e sua comunicação só é plenamente objetiva na linha de comunhão. Em todas as civilizações e culturas e em todos os momentos da história, esse dado antropológico é registrado, sem discussões. O homem percebe as coisas pela linguagem própria, viva e silenciosa das coisas e se situa - ele próprio - no mundo do mistério. Tendo consciência de sua realidade transcendente, o homem busca, pois, a comunhão no mistério, que se dá sobretudo na linguagem silenciosa dos símbolos.
    De fato, os símbolos nos mostram, em sua visibilidade, uma realidade que os transcende, invisível. Falam sempre a linguagem do mistério, apontando para além deles próprios. Por aqui pode-se perceber o quanto é útil e necessária na liturgia esta linguagem misteriosa dos símbolos, e eles não têm, como objetivo, explicar o mistério que se celebra, pois o mistério é para ser vivido, mais portanto que ser explicado. A finalidade dos símbolos é adornar, na linguagem simples das coisas criadas, a expressão profunda do mistério, que é invisível.
    Todo símbolo litúrgico deve, pois, mergulhar-nos na grandeza do mistério, sem reduzir este, e sem banalizá-lo, e, como símbolo, deve ser simples, como simples é toda a criação visível. Sua principal função, sobretudo na liturgia, é, pois, comunicar-nos aquela verdade inefável, que brota do mistério de Deus e que, portanto, não se pode comunicar com palavras. Na participação litúrgica devemos passar da visibilidade do símbolo, isto é, de seu sentido imediato, de significante, para a sua dimensão mistérica, invisível, atingindo o significado, que é o objetivo final de toda realidade simbólica. Se o símbolo não nos leva a essa passagem para um nível superior de crescimento espiritual, ou ele já não tem mais força expressiva, simbólica, ou somos nós que falhamos na nossa maneira de participar da liturgia. Um exemplo de perda de significação simbólica, podemos citar a batina dos padres, ou o uso do véu na igreja pelas mulheres. Insistir, em nossa cultura, no uso de tais símbolos litúrgicos, seria forçar uma prática já inexpressiva e que até causaria espanto em muitas cabeças, para não dizer em toda a assembléia.
    Na liturgia - saibamos - tudo, pois, é simbólico. E a liturgia é descrita como ação simbólica, no sentido mais pleno. Desde a assembléia reunida até a pequenina chama da vela que arde, tudo é expressão simbólica, que nos remete ao abismo do mistério de Deus. Na compreensão desse dado litúrgico está a beleza de todo ato celebrativo, e de sua consciência brota já a alegria pascal, como antecipação sacramental das alegrias futuras, definitivas e eternas.
    Vejamos então algumas noções dos símbolos e procuremos descobrir sua ministerialidade na liturgia.


    ALFAIAS
    01 - ALFAIAS LITÚRGICAS - Nome que se dá ao conjunto dos objetos litúrgicos usados nas celebrações. Deve-se também considerar aqui a Arte Sacra, que se estende, por sua vez, a tudo o que diz respeito ao culto e ao uso sagrado. "Com especial zelo a Igreja cuidou que as sagradas alfaias servissem digna e belamente ao decoro do culto, admitindo aquelas mudanças ou na matéria, ou na forma, ou na ornamentação que o progresso da técnica da arte trouxe no decorrer dos tempos" (SC 122c). Aqui, pode-se ver como a reforma conciliar do Vaticano II se preocupa com a dignidade das coisas sagradas. Templo, altar, sacrário, imagens, livros litúrgicos, vestes e paramentos, e todos os objetos devem, pois, manifestar a dignidade do culto, que, como expressão viva de fé, identifica-se com a natureza de Deus, a quem o povo, congregado pelo Filho e na luz do Espírito Santo, adora "em espírito e verdade" (Cf. Jo 4,23-24).

    ResponderExcluir
  19. LIVROS LITÚRGICOS
    02 - MISSAL - Livro usado pelo sacerdote na celebração eucarística.
    03 - LECIONÁRIO - Livro que contém as leituras para a celebração. São três:
    I - Lecionário dominical - Contém as leituras dos domingos e de algumas solenidades e festas.
    II - Lecionário semanal - Contém as leituras dos dias de semana. A primeira leitura e o salmo responsorial estão classificados por ano par e ímpar. O evangelho é sempre o mesmo para os dois anos.
    III - Lecionário santoral - Contém as leituras para as celebrações dos santos. Nele também constam as leituras para uso na administração de sacramentos e para diversas circunstâncias.
    04 - EVANGELIÁRIO - É o livro que contém o texto do evangelho para as celebrações dominicais e para as grandes solenidades.

    ESPAÇO CELEBRATIVO
    05 - ALTAR - Mesa fixa, podendo também ser móvel, destinada à celebração eucarística. É o espaço mais importante da Igreja. Lugar onde se renova o sacrifício redentor de Cristo.
    06 - AMBÃO - Chama-se também Mesa da Palavra. É a estante de onde se proclama a palavra de Deus. Não deve ser confundida com a estante do comentador e do animador do canto. Esta não deve ter o mesmo destaque do ambão.
    07 - CREDÊNCIA - Pequena mesa onde se colocam os objetos litúrgicos, que serão utilizados na celebração. Geralmente, fica próxima do altar.
    08 - PRESBITÉRIO - espaço ao redor do altar, geralmente um pouco mais elevado, onde se realizam os principais ritos sagrados.
    09 - NAVE DA IGREJA - Espaço do templo reservado aos fiéis.
    10 - SACRÁRIO - Chama-se também Tabernáculo. É uma pequena urna onde são guardadas as partículas consagradas e o Santíssimo Sacramento. Recomenda-se que fique num lugar apropriado, com dignidade, geralmente numa capela lateral.
    PÚLPITO - Lugar nas igrejas antigas de onde o presidente fazia a pregação. Hoje, praticamente não é mais usado.

    OBJETOS LITÚRGICOS

    ResponderExcluir
  20. OBJETOS LITÚRGICOS
    11 - CORPORAL - Tecido em forma quadrangular sobre o qual se coloca o cálice com o vinho e a patena com o pão.
    12 - MANUSTÉRGIO - Toalha com que o sacerdote enxuga as mãos no rito do Lavabo. Em tamanho menor, é usada pelos ministros da Eucaristia, para enxugarem os dedos.
    13 - PALA - Cartão quadrado, revestido de pano, para cobrir a patena e o cálice.
    14 - SANGUINHO - Chamado também purificatório. É um tecido retangular, com o qual o sacerdote, depois da comunhão, seca o cálice e, se for preciso, a boca e os dedos.
    15 -VÉU DE ÂMBULA - Pequeno tecido, branco, que cobre a ampola, quando esta contém partículas consagradas. É recomendado o seu uso, dado o seu forte simbolismo. O véu vela (esconde) algo precioso, ao mesmo tempo que revela (mostra) possuir e trazer tal tesouro. (O véu da noiva, na liturgia do Matrimônio, tem também esta significação simbólica, embora, na prática, não seja assim percebido, muitas vezes passando como mero adorno de ostentação).
    16 - ÂMBULA, CIBÓRIO OU PÍXIDE - É um recipiente para a conservação e distribuição das hóstias aos fiéis.
    17 - CÁLICE - Recipiente onde se consagra o vinho durante a missa.
    18 - CALDEIRINHA E ASPERSÓRIO - A caldeirinha é uma pequena vasilha, onde se coloca água benta para a aspersão. Já o aspersório é um pequeno instrumento com o qual se joga água benta sobre o povo ou sobre objetos. Na liturgia são inseparáveis.
    19 - CASTIÇAL - Utensílio que se usa para suporte de uma vela.
    20 - CANDELABRO - Grande castiçal, com várias ramificações, a cada uma das quais corresponde um foco de luz.
    21 - PATENA - Pequeno prato, geralmente de metal, para conter a hóstia durante a celebração da missa.
    22 - BACIA E JARRA - Em tamanho pequeno, contendo a jarra a água, para o rito do "Lavabo", na preparação e apresentações dos dons.
    23 - CÍRIO PASCAL - Vela grande, que é benzida solenemente na Vigília Pascal do Sábado Santo e que permanece nas celebrações até o Domingo de Pentecostes. Acende-se também nas celebrações do Batismo.
    24 - CRUZ - Não só a cruz processional, isto é, a que guia a procissão de entrada, mas também uma cruz menor, que pode ficar sobre o altar.
    25 - VELAS - As velas comuns, porém de bom gosto, que se colocam no altar, geralmente em número de duas, em dois castiçais.
    26 .- OSTENSÓRIO - Objeto que serve para expor a hóstia consagrada, para adoração dos fiéis e para dar a bênção eucarística.

    ResponderExcluir
  21. 27 - CUSTÓDIA - Parte central do Ostensório, onde se coloca a hóstia consagrada para exposição do Santíssimo. É parte fixa do Ostensório.
    28 - LUNETA - Peça circular do Ostensório, onde se coloca a hóstia consagrada, para a exposição do Santíssimo. É peça móvel.

    29 - GALHETAS - São dois recipientes para a colocação da água e do vinho, para a celebração da missa.

    30 - HÓSTIA - Pão não fermentado (ázimo), usado na celebração eucarística. Aqui se entende a hóstia maior. É comum a forma circular.
    31 - PARTÍCULA - O mesmo que hóstia, porém em tamanho pequeno e destinada geralmente `à comunhão dos fiéis.
    32 - RESERVA EUCARÍSTICA - Nome que se dá às partículas consagradas, guardadas no sacrário e destinadas sobretudo aos doentes e à adoração dos fiéis, em visita ao Santíssimo. Devem ser consumidas na missa seguinte.
    33 - INCENSO - É uma resina aromática, extraída de várias plantas, usada sobre brasas, nas celebrações solenes (Ver também a referência do nº 66).
    34 - NAVETA - Pequeno vaso onde se transporta o incenso nas celebrações litúrgicas.
    35 - TECA - Pequeno estojo, geralmente de metal, onde se leva a Eucaristia para os doentes. Usa-se também, em tamanho maior, na celebração eucarística, para conter as partículas.
    36 - TURÍBULO - Vaso utilizado nas incensações durante a celebração. Nele se colocam brasas e o incenso.

    OUTROS SÍMBOLOS
    37 - IHS - Iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significam: Jesus Salvador dos homens. Empregam-se sempre em paramentos litúrgicos, em portas de sacrário e nas hóstias.
    38 - ALFA E ÔMEGA - Primeira e última letra do alfabeto grego. No Cristianismo aplicam-se a Cristo, princípio e fim de todas as coisas.
    39 - TRIÂNGULO - Com seus três ângulos iguais (equilátero), o triângulo simboliza a Santíssima Trindade. É um símbolo não muito conhecido pelo nosso povo.

    40 - INRI - São as iniciais das palavras latinas Iesus Nazarenus Rex Iudaerum, que querem dizer: Jesus Nazareno Rei dos Judeus, mandadas colocar por Pilatos na crucifixão de Jesus (Cf. Jo 19,19).
    41 - XP - Estas letras, do alfabeto grego, correspondem em português a C e R. Unidas, formam as iniciais da palavra CRISTÓS (Cristo). Esta significação simbólica é, porém, ignorada por muitos.
    ______________________________________________________________________

    Maioridade Penal
    Por que não rebaixar

    ResponderExcluir
  22. ANISTIEM O NORDESTE


    MANIFESTO DO COMITÊ PARAIBANO EM DEFESA DA INTEGRAÇÃO DE BACIAS E DA TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO.


    Doze milhões de nordestinos do semi-árido do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco têm sede, mesmo em um ano sem seca. Milhões de paraibanos do Cariri, do Curimataú, de parte do Sertão e até do Compartimento da Borborema sofrem a falta de água. Sem garantia de água de beber, cidades importantes, como Campina Grande, têm seu desenvolvimento comprometido ou ameaçado. Por razões diversas, os grandes açudes do Nordeste podem dispor no máximo de 20% de suas reservas para o atendimento de uma demanda inevitavelmente crescente. Para a nossa Paraíba, a sede não é apenas uma ameaça futura. È um sofrimento presente e recorrente.
    A única solução técnica viável para garantir água de beber a toda essa população é a interligação de bacias, com transposição de águas do Rio São Francisco para esses quatro Estados. A Transposição é um sonho nordestino de mais de um século, muitas vezes acalentado, outras tantas esquecido ou adiado, mas que agora está à vista, ao alcance das nossas esperanças.
    Chegou a hora da transposição. O tema tem sido exaustivamente debatido com a sociedade. Os cuidados ambientais têm sido tomados. Trinta e seis programas ambientais, devidamente aprovados pelo IBAMA pelos Comitês Gestores de Recursos Hídricos da Região, já foram iniciados, para a garantir a desejada e efetiva revitalização do Rio São Francisco. O Rio já esta sendo revitalizado.
    Não há razão técnica que justifique o adiamento ou suspensão do projeto. Muito menos a razão política, social ou ambiental. A história a ninguém perdoará a ação ou a omissão de postergar ainda mais esse sonho centenário.
    No mundo inteiro, a integração de bacias é um instrumento de gestão crescentemente utilizado e consensualmente reconhecido. No Brasil, sem águas de transposições, as cidades de São Paulo, Salvador e Aracaju, entre outras, não teriam garantia de abastecimento.
    Por que negar ao semi-árido nordestino a única alternativa viável de garantir água de beber? Que justificativa consistente se encontrará para negar ao sertanejo sedento um simples caneco d’água?
    O noticiário tem registrado argumentos contrários como o de que a transposição favorece o latifúndio e o agro negócio: nada mais falso. É água de beber que não vai apenas matar a sede, como garantir mais saúde, inclusão social e a redução da mortalidade infantil, sempre alimentada pelas chamadas doenças hídricas.
    Nem é muita água. São apenas 26 metros cúbicos por segundo, o equivalente apenas a 1,4% da vazão firme do Rio São Francisco. Essa água que hoje se perde no oceano representa para o nosso semi-árido a fronteira entre a vida e a dor, entre o futuro e a sede.
    Doze milhões de Nordestinos esperam essa água. Centenas de milhares de paraibanos dispersos e cidades inteiras aguardam a transposição para ter a certeza de que, amanhã, terão água para beber. Eles jamais tiveram voz nem vez para ecoar o sofrimento de sua sede, mas nenhuma indiferença poderá calar seu surdo clamor por justiça e por água.

    ResponderExcluir
  23. Nordestinos da Paraíba, com responsabilidade em nossa terra, ao mesmo tempo testemunhas da angústia de não ter água, ou vítimas do flagelo da sede, temos o dever histórico e a obrigação da cidadania de levar ao Exmo. Sr. Presidente da República, ao Congresso Nacional e à sociedade brasileira esse manifesto do mais explicito apoio à interligação de bacias e à transposição de água do Rio São Francisco para o nosso semi-árido. Bateremos em todas as portas, em busca de apoio. Nessa luta, não temos cores, apenas sede. De água e de justiça.
    Saudamos, por isso, a decisão de executar esse projeto, acima de quaisquer diferenças partidárias. A transposição tem um simbolismo quase mítico para o Nordeste e se reveste de importância que só a historia dimensionará em toda a sua abrangência.
    Temos a mais viva consciência de que, isoladamente, a transposição não bastará para a redenção econômica do semi-árido. Mas alimentamos a mais sólida certeza de que, sob qualquer aspecto, será indispensável à consolidação de nossa infra-estrutura hídrica, à sobrevivência, ao desenvolvimento econômico e à inclusão social de 12 milhões de nordestinos. Com toda a força de nossas esperanças gritamos ao Brasil: anistiem o Nordeste da condenação à sede.
    Com toda a nossa responsabilidade social e obrigação histórica diante do presente e do futuro, conclamamos a todos que têm fome de desenvolvimento e sede de justiça, a apoiar essa causa dos que apenas esperam água.
    Quem quer justiça, defende. Quem tem sede, apóia.


    Comitê Paraibano em defesa da Integração de Bacias da Transposição de Águas do Rio São Francisco.

    ResponderExcluir
  24. “Eu não me envergonho de corrigir meus erros nem de mudar minhas opiniões. Porque não me envergonho de raciocinar e aprender.”

    ResponderExcluir
  25. CARTA DO LAZER

    Seja bem vindo ao nosso clube



    Artigo 1 – Todo homem tem direito ao lazer.Como criador,autor e animador de relações sociais,tem,sobretudo,direito às atividades de lazer de sua própria escolha,não importando sua idade,sexo,nível de educação ou condição social.


    Artigo 2 – O tempo livre não é o tempo desocupado,e as atividades de lazer são precisamente caracterizadas pelo tempo durante o qual o homem é capaz de realizar-se,de acordo com suas aspirações pessoais,e expressar sua identidade de maneira criativa.


    Artigo 3 –O uso do tempo livre varia de acordo com os padrões sociais.Como objetivo comum, contudo,a salvaguarda e a promoção do desenvolvimento físico e mental,mantendo e estimulando o contato com a natureza e a cultura,intensificando a vida social e comunitária,encorajando o comprometimento,a participação voluntária,o espírito esportivo,a apreciação do turismo como um componente da auto-realização e a compreensão entre os países.


    Artigo 4 – A família,a escola e todos os educadores,tem papel determinante a desempenhar quando da iniciação da criança numa atividade lúdica e ativa de lazer,na qual a freqüente contradição entre o ensino e a realidade necessita ser eliminada.


    Artigo 5 – O tempo livre,em decorrência de doença,idade,desemprego,emprego ocasional,pode ser transformado em significativa atividade de lazer,desde que esteja garantida a seguridade social.Todo ser humano que seja compelido

    ResponderExcluir
  26. a uma situação de inatividade,total ou parcial,tem direito a exercer suas aptidões criadoras para participar da vida social.A sociedade deve organizar-se para possibilitar esta oportunidade aos indivíduos.


    Artigo 6 – As autoridades devem garantir a realização das atividades de laser,efetivamente baseadas nas possibilidades pessoais de escolha.Podem contribuir para isso através de legislação,orçamento,investimento,criação de equipamentos adequados,estimulo à exploração das atividades de lazer que conduzam a falsas necessidades e formas de recreação incompatíveis com a liberdade criadora e a dignidade humana.


    Artigo 7 – Mesmo sendo dever do Estado e de todos os organismos públicos garantir condições jurídicas e materiais para as atividades de lazer,não devem deter o monopólio da organização.Os grupos políticos,sociais,culturais e religiosos e sobretudo os cidadãos,tem o direito de assumir sua responsabilidade especifica dentro de uma democracia participativa.


    Artigo 8 – Os meios de comunicações devem ser parte de todas as políticas de lazer e devem ser utilizadas para concretizar os princípios constantes desta carta.

    ResponderExcluir
  27. eve causar Violencia contra o brasil


    A violencia explodiu no pais e tornou-se o pricipal problema e a maior preocupação dos brasileiros.o tema toma conta dos debates de rua e das materias divolgadas pela imprensa.todos procuram entender a que ponto chegamos, e a cada um tenta explicar a implatação de uma verdadeira guerra civil não declarada.
    Na condição de cidadão comum,coloco aqui a minha impressão e indignação com tudo isso.
    Não podemos fechar os olhos para o aumento da violencia retratado pela banalização dos atos de crueldade e selvagageria com sagraficio de vidas inocentes, como do menino joão helio, do rio de janeiro.
    Não podemos fechar os olhos para a media anual de 120 mil mortes por causas violentas de pessoas com idade produtiva,de 15 a 65 anos, sendo mais da metade, 50,9%, com idade entre 15 e 29 anos (ipea). Uma guerra por ano, um absurdo que ceifa a vida de pessoas que potencialmente gerariam renda, riqueza e bem- estar.
    Não podemos fechar os olhos para o pior de todos os crimes: o roubo do sagrado dinheiro da sociedade brasileira, promovido por um elevado nivel de corrupção instalado no meio político e judicial,onde uma elite se encastela e protege seus componetes quando seus roubos e falcatruas são descobertos.
    Onde está a origem desta situação?
    Em primeiro lugar,e como maior responsável,esta o proprio governo. Com um aumento desenfreado de gastos e descontrole das contas publicas,em que as despesas crescem o triplo da expansão do pib, o governo precisa arrecadar cada vez maior parcela da economia,com o aumento de impostos, chegando ao estratosferico 40% do pib. Não presica ser prof.pardal,nem brilhante economista,para saber que um pais,em que o pib cresce a taxa de 2,9%,ao ano ,e as despesas a 6%,tera o destino de plutão: sera excluido da geografia “,delfin neto.
    Para estabelecer a sua base e ideologia política, o governo contratou, de 2002 para cá, 190 mil novos funcionários novos funionarios públicos,e, no mesmo período,a terceirização do setor publico aumentou 75% (min.do Planejamento).
    Por esses motivos outros, o governo não possui recursos adequado para aplicar em educação, emprego, aconselhamento familiar,saúde,segurança, controle maior das drogas,policia mais valorizada e,assim,perde a condição de ser autoridade firme,corajosa e determinada contra a violência.
    Por outro lado,temos um congresso nacional que só aprova leis que tratam de seu interesse direto e indireto. Os interesses da sociedade causam polêmicas e são deixados de lado.A questão da violência não recebe tratamento de choque;pelo contrario,as leis apresentam uma benevolência que parece que foram feitas pelos próprios bandidos. Vejam que “os de maior” podem se livrar com um sexto da pena,transformando 30 anos de prisão em 5, e os “de menor”,abaixo de 18 anos,são limitados a 3 anos de internato,por maior que seja seu crime.Deixar bandidos em prisão de segurança máxima,por mais de ano,não é

    ResponderExcluir
  28. permitido,....destresse.cortar dos presos e difícil e complicado,...sem chances.e assim desfila um rosário de leis e situações incompreensíveis que causam vergonha.

    Propostas para o endurecimento das penas são vistas como “emocionais”.parece que existe uma clara síndrome de covardia moral, em que os nossos legisladores se imaginam sendo penalizados.
    Em paralelo , o Judiciário mostra um corporativismo que não consegue unir nem juiz que mata a luz do dia.Prisão de políticos corruptos ou bandidos ligados ao judiciário,nem pensar.A punição severa,...pesadíssima,e o afastamento do cargo com direito a polpudas aposentadorias .Devolução de dinheiro estrupido,neca.Desculpem,tem o juiz lalau com prisão domiciliar,curtindo seus milhoeszinhos que não foram devolvidos.
    Os grandes golpistas como os da operação navalha dos correios,do mensalão e outros,mesmo sendo crimes comprovados,sempre terão amigos poderosos,pronto a ajudar e a colocar panos quentes para que tudo fiquem no mesmo.
    Na verdade,um grande fator que impede a pessoa de cometer crimes é o medo de ir para a cadeia.A combinação da impunidade com os maus exemplos que estão pipocandos transformou o País no lugar em que “o crime compensa”.A siotuação é gravíssima e quase sem controle.
    A elite gonvenante brasileira precisa entender que o clamor de uma população insegura assustada e acuada,que não agüenta mais,dispensa e descurssões acadêmicas ou ideológicas-pedem mudanças profundas.
    Só nos resta acreditar no que dizem Santo Agostinho”a esperança tem duas filhas lindas,a indignação e a coragem,a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como elas estão;a coragem a muda-las.

    ResponderExcluir
  29. A DENGUE TEM CURA SIM!!
    DENGUE TEM CURA!

    Altor: Radjalma.Cabral de lima – CRM AC 626


    Caros irmãos,Saúde.
    Tenho acompanhado no noticiário a situação em que se encentra
    Minha terra natal-Rio de Janeiro – devido e uma apidemia de dengue
    E estou oferecendo minha contribuição:

    Quando estava morando em Maceió,Alagoas,estive sendo manitor
    Da anede na unidade Princesa Mariana ,naquela época,trabalhei em
    Plantões nos finais de semana em um hospital da Cooperativa Pindorama,bem próximo da cidade de penedo,ribeirinha ao São Francisco,quase em sua foz.Encontrei uma epidemia de dengue numa comunidade rural,onde a medicação não era suficiente,solicitei ao motorista da ambulância que me levasse ate uma casa onde havíamos visto uma bonita plantação de cravos amarelos,colhemos uma boaquantidades de folhas levamos ate o hospital de Pindorama,solicitei que a cozinheira preparasse um litro de chá e comecei a consultar.Todos os casos em que havia dor muscular ou articular generalizada com febre,independente do dianóstico,oriente a enfermagem (perplexa),que ministrasse goles do chá ainda morno,ao mesmo tempo em que solicitei que a cozinheira continuasse preparando mas chá,conforme a necessidade.Diante da curiosidade de todos,ainda mas perplexos ao perceber que após as duas primeiras horas de atendimento as pessoas já não estavam mais com queixas;ao final da maratona reuni a equipe ,agradeci a colaboração e informei que sou membro de uma instituição beneficente,onde existe uma entidade de preservação ecológica e que este serviços que faço com as ervas é em nome desta Associação Novo Encanto.Ao final de três semanas não havia mais uma apidemia de dengue e sim uma epidemia de CRAVOS NOS JSRDINS, situação semelhante aconteceu no ano em que trabalhei no PSF em Caruaru –Pernambuco.Atualmente,há dois anos estou em Rio Branco-Acre,trabalhando também com medicina comunitária ,onde quando responsável pela população do bairro Mauri Sergio (900) famílias,nossa equipe a epidemia de dengue em menos de um mês .transferido ao bairro Vitória,com a nova equipe e em parceira com a Pastoral da criança,nossa equipe conseguiu também dominar a epidemia em curto espaço de tempo.Já comuniquei a diversas autoridades a respeito,a imprensa tem feito reportagem mostra um caso da doença em nossa aéra de abrangência ;mas não sei o que se passa na cabeça das autoridades que resistem em Implementar métado,onde não há cultura do povo.
    Continuo informando que é um trabalho beneficente da ANEDE.

    AI esta meu testemunho, minha contribuição,e venho pedido ao nosso Divino MESTRE que continue nos iluminando no sentido de acompanha-lo

    OBS: O CRAVO AMARELO : Apresenta tons variados chegando ao dourado,suas folhas são compostas,com cheiros inconfundível,muito utilizado para afugentar moscas em velórios ,que lhe valeu o apelido de cravo de defunto.Não encontrei nenhum caso de intoxicação, meio litro de água nos casos graves.Melhores resultados são obtidos com o chá morno tomado aos goles seguidamente até o desaparecimento dos sintomas,o que não tem ultrapassado 2 horas . Chá fervido.

    No momento,a Secretaria Estadual de saúde me designou a atrabalhar também em plantões no Hospital de Pronto Socorro desta capital,onde continuo prescrevendo nos casos supeitos e confirmados, além da medicação convencional,também o mesmo chá.

    Saúde a todos ,fraternalmente,Rajjalma.Cabral de Lima-CRM AC 626.
    Neste caso é a colaboração da equipe da Coordenadoria da ANEDE no Acre e Seringal.

    ResponderExcluir
  30. CONSELHOS PARA VIVER MELHOR



    Ao acordar...


    Envolva-se pela musica,cante e ouça.Comece a sorrir mais cedo.Ao invés de reclamar quando o relógio despertar,agradeça a DEUS pela oportunidade de acordar mais um dia.O bom humor é contagiante,espalhe-o,fale de coisas boas,de saúde,de sonhos,de amor.
    Não se lamente.Ajude as outras pessoas a perceberem o que há de bom dentro de si.Não viva emoções mornas ou vazias.Cultive seu interior,extraia o máximo de pequenas coisas.Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas.
    Repense os valores e dê a chance de crescer e ser mais feliz.Tudo que merece ser feito,merece ser bem feito.Torne suas obrigações atraentes,tenha garra e determinação.
    Mude,opine,ame o que faz.Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da missão cumprida.Lembre-se de que nem todos têm a mesma oportunidade.Pense no melhor,trabalhe pelo melhor e espere o melhor.Transforme seus movimentos em oportunidades.Veja o lado positivo das coisas e assim tornará seu otimismo em realidade.
    Não inveje.Admire!Sinta entusiasmo com o sucesso alheio,como seria com o seu próprio...Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que lhe está faltando para chegar lá.Ocupe seu tempo crescendo,desenvolvendo suas habilidades e seu talento.Só assim,não terá tempo de criticar os outros.
    Não acumule fracassos e sim experiências.Tire proveito dos seus problemas e não se deixe abater por eles.Tenha fé e energia,acredite!VOÇÊ PODE TUDO QUE QUIZER.
    Perdoe!Seja grande para os aborrecimentos,pobre para a raiva,forte para vencer o medo e feliz para permitir momentos felizes.Não viva só para o trabalho,tenha outras atividades paralelas como esportes,leituras,cultivar amigos.
    Finalmente,ria das coisas a sua volta,de seus problemas,de seus erros,ria da vida e ... ame.Antes de tudo,a você mesmo!A gente começa a ser feliz quando é capaz de ri da gente mesmo!Tenha um bom dia,uma boa tarde,e uma boa noite,UMA ÓTIMA VIDA.

    ResponderExcluir
  31. 70 ANOS DAS IRMÃS CARMELITAS
    Neste ano de 2008, a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionária completou 70 anos de existência. As festividades de comemoração começaram no mês de fevereiro e se estenderam até 25 de Março, dia do seu aniversario. Fazendo parte dessas comemorações, em Cajazeiras - PB,sede da congregação,teve um show com o cantor popular Zé Vicente e uma palestra proferida pelo frade carmelita Carlos Mesters, teólogo, que tem dado grande contribuição para o desenvolvimento da Religião Libertadora no Brasil.
    O Jornal Voz das Comunidades esteve presente à festa,compartilhado esse momento de alegria das irmãs carmelitas.A nossa gratidão para com as irmãs carmelitas de Cajazeiras é enorme,pois não esquecemos o apoio que elas nos deram,quando iniciamos o trabalho com o povo dos bairros dessa cidade.


    Um pouco da Historia da Congregação.

    O frei José Maria Casanova vem da Espanha para o Brasil em 1915. tinha a incumbência de colaborar na restauração da província Carmelita de Pernambuco.Além disso, frei Casanova fez pregação de missões populares nos estados de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.Tempos difíceis aqueles em que o frade fazia esse trabalho em cima de caminhão de carga, no lombo de um burro ou mesmo a pé pelos longínquos sertões do Nordeste.
    Frei Casanova conhecia as necissades do povo nordestino e não se sentia capaz de, tão sozinho, dar-lhe assistência necessária. Propõe ao bispo de Cajazeiras (PB). D.João da Mata, a criação de uma congregação de Missionárias. Tem todo apoio do bispo e a congregação das Irmãs Carmelitas é criada no ano de 1938. O lugar escolhido inicialmente para a sede da congregação, foi a cidade de Princesa Isabel. Começam o trabalho com uma escola; as pessoas do povo,naquela época, não tinham acesso à educação.
    Dez anos depois, a sede da congregação é transferida para a cidade de Cajazeiras.As irmãs missionárias estavam enfrentando grandes dificuldades. O bispo de Cajazeiras, Dom Henrique Gelain, queria a congregação, mais perto dele, para poder ajudar melhor a sair das dificuldades. Além de atuar no campo

    ResponderExcluir
  32. missionárias carmelitas também passavam a atuar na área da saúde, criando hospitais e casa de saúde. Outro passo muito importante também foi a criação das comunidades,inseridas no meio do povo pobre.
    Tem lugar de destaque na historia dessa congregação nos anos maiores dificuldades, mas nunca desanimou.
    Hoje, a Congregação possui 16 comunidades: 12 no Nordeste, três no Norte e uma experiência missionária.

    Palestra de Carlos Mesters
    Frei Carlos Mesters é da ordem dos carmelitas. O conteúdo de suas obras teve grande influencia sobre o nosso Movimento como, por exemplo, os livros Deus onde estás? E a palavra de Deus na Historia dos Homens.
    Na sua Palestra em Cajazeiras, dentro da programação dos 70 anos de congregação das Irmãs carmelitas, Carlos Mesters falou sobre o evangelho de Mateus. Explanação riquíssima em conteúdo e em simplicidade. Segundo o teólogo, Mateus escreveu seu evangelho dirigindo-se as comunidades dos primeiros cristão, destacando que: “ não é possível amar a Deus se não amamos o próximo”. Carlos Mesters mostrou preocupado com a divisão entre os cristão, hoje no Brasil, e sua falta de dialogo. Depois da sua exposição, abriu-se o debate entre os participantes e vários deles fizeram perguntas e tiraram suas duvidas.

    ,




    NOSSA LIGAÇÃO COM AS CARMELITAS

    Consuelo Alves dos Santos,militante do nosso Movimento e que hoje atua na Comunidade do Jardim Pantanal,em São PAULO,falou ao JVC sobre as irmãs Carmelitas:”Comecei a estudar no Instituto Monte Carmelo aos seis anos de idade(1964).Como eu era muito pobre, as freiras,outras vezes as professoras,me davam livros e cadernos.Ensino de boa qualidade,e ainda tinha esporte,artes e lazer>fazíamos gincana,teatro,festa..Foi no Carmelo que aprendi a trabalhar,primeiro fazendo faxina nas salas de aulas ,trabalhando voluntário,feito pelos alunos e depois ajudando na secretaria da escola e também substituindo professoras que

    ResponderExcluir
  33. faltavam por algum motivo.Recebia inicialmente ajuda de custo por esse trabalho e o carinho especial de férias como Irmã Joana D´arc,Perpetua,Araújo,Alice,Antonieta e tantas outras .

    Em 1977,a Irmã Antonieta cria uma comunidade no bairro da Esperança.Leva duas candidatas a freira (Rosário e Carminha) e me convida para juntos criamos um grupo de jovens.Comecei aí a minha militância política .Foram os melhores anos de minha juventude.Depois que casei (Antonieta é madrinha do meu primeiro filho),estendemos esse trabalho a outros bairros de Cajazeiras como Santo Antonio ,Remédios ,São José ,Vila Nova e Pôr do Sol .Não tínhamos local pra realizar nossos Encontros.As irmãs abriram as portas do Carmelo para nós .Local aconchegante.Irmã Alice sempre nos recebia sorrindo e desejando Bom Encontro!
    Trabalhei no Carmelo até 1995,quando saí para assumir outro emprego.Tenho um carinho enorme pelas irmãs Carmelitas.Lamentei muito não poder estar presente á festa dos 70 ANOS DA CONGREGAÇÃO’’

    ResponderExcluir
  34. ARQUITETO URBANISTA

    VOCE SABE O A ARQUITETO PODE LHE PROPORCIONAR?


    VOCE SABIA QUE EDIFICIOS COMERCIAIS E RESIDENCIAIS”PERSONALIDADE”?
    QUE O SEU EDIFICIO COMERCIAL,A SUA CASA E A SUA CIDADE NECESSITAM DE PROJETO ARQUITETONICO E URBANISTICO CONFECCIONADOS POR ARQUITETO E URBANISTA?
    QUE ESTAR NUM AMBIENTE CONFORTAVEL E ESSENCIAL PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES HUMANAS
    VOCE SABIA QUE A SUA EDIFICAÇÃO PODE ECONOMIZAR ENERGIA ELETRICA DE APARELHOS DE AR CONDICIONADOS,VENTILADORES E ILUMINAÇÃO,QUANDO CONFECCIONADA COM PROJETO DE ARQUITETURA ESPECIFICO E ADEQUANDO AO NOSSO CLIMA TROPICAL?
    QUE A SUA EDIFICAÇÃO TERA DE TER ABERTURAS,COMO DEVIDAS SAIDAS DE AR PARA QUE SO ASSIM SE TORNE AREJADA?
    QUE A ESCOLHA DO TERRENO PARA CONSTRUÇÃO E PRIMORDIAL PARA SE ANALISAR AS CONDIÇÕES DE ISOLAÇÃO,VENTILAÇÃO NATURAL,PRIVACIDADE DE ACESSOS E OUTROS?
    VOCE SABIA QUE MATERIAS DE ACABAMENTOS COMO CERÂMICAS,TINTAS,MADEIRAS,METAIS,SÃO INFINITOS E PODEM REPRESENTAR DURABILIDADE E ECONOMIA QUANDO DEVIDAMENTE ESPECIFICADOS?
    QUE AS CORES DOS AMBIENTES PODEM TRAZER-LHE CALMA OU EXCITAÇÃO?
    QUE ASSIM COMO NO VESTIR,A MODA ESTÁPRESENTE EM COMPOSIÇÕES DE FACHADAS,MATERIAIS CONSTRUTIVOS E DE ACABAMENTOS ,E QUE POR ISSO SE TORNAM PASSIVEIS DE SEREM CANSATIVOS VISUALMENTE COM O TEMPO?
    VOCE SABIA ,SENHOR CLIENTE EM POTENCIAL,QUE POSSUI O DIREITO DE OPINAR E MANIFESTAR SEUS GOSTOS PARA QUE O SEU ARQUITETO POSSA APREENDE-LOS DE MANEIRA TECNICA E VIAVEL?
    QUE CREDITAR CONFIANÇA E O PROJETO DE SEUS SONHOS,A PESSOAS NÃO CAPACITADAS,PODE LHE SAIR BASTANTES CARO?
    VOCE SABIA QUE SOMENTE O ARQUITETOPODE LHE RESPONDER A ESSAS E OUTRAS QUESTÕES?



    ENTÃO NÃO IMPROVISE . PROCURE UM ARQUITETO. PROCURE SILTON HENRIQUE

    ResponderExcluir
  35. O NORDESTE – CARACTERIZAÇÃO




    O Nordeste do Brasil com uma população de aproximadamente 48 milhões de habitantes (IBGE:2000), tem área de 1.561.177 Km,ocupando 18,27% do território nacional,dos quais cerca de 962.857 Km situam-se no Polígono das secas.A região que compreende esse polígono engloba todos os estados do Nordeste – exceto o Estado do Maranhão,o arquipélago de Fernando de Noronha e algumas áreas úmidas do Nordeste – além do Norte de Minas Gerais,com 121.490 Km,o vale do Jequitinhonha (MG) e o Norte do Espírito Santo.

    Já o Semi-Árido,que ocupa 878.973 Km da área do Nordeste e outros 103.590 Km de Minas Gerais,é uma zona definida basicamente pelas seguintes características:

    a)Pluviosidade baixa e irregular,em torno de 750 mm/ano,concentrada em uma única estação de 3 a 5 meses,com ocorrência de períodos agudos de estiagem,quando a precipitação pluviométrica cai para cerca de 450-500 mm/ano;

    b)temperaturas elevadas com altas taxas de evapotranspiração e balanço hídrico negativo durante boa parte do ano:

    c)insolação muito forte (2.800 horas/ano) aliada a baixa umidade relativa:

    d)solos oriundos de rochas cristalinas,rasos,pouco permeáveis,sujeitos a erosão:


    e)predominância de vegetação de caatinga




    Segundo o IBGE,em 1980,50,5% da população nordestina vivia na zona urbana e 49,5% na zona rural.No entanto,entre 1980 e 1991,houve uma redução na população rural,que emigrou para as grandes cidades devido ás secas ocorridas nesse período.De acordo com o censo de 2000,69,1% dos nordestinos estavam na zona urbana e apenas 30,9% na zona rural.De acordo com o ministério da integração Nacional,em 2005,mais de 20 milhões de pessoas moravam no Semi-árido.

    ResponderExcluir
  36. MODO DE FAZER


    1 PASSO - Coloque a soda caustica em balde com a água e dissolva,antes em outro balde coe óleo coloque o sabão a água e sanitária se referir um pouco de farinha de trigo ou fubá em um copo.



    2º PASSO- Passo por último a soda caustica e álcool e mexa em uma só direção até ficar a ponto bem grosso.depois despeje em uma caixa forrada com um pano e a noite corte ou depois de 3 horas e ´só use após 8 dias




    TINTURA DE PLANTAS


    .Retire as cascas das galhos finos não pode ser do tronco.
    .Corte-as bem pequenas para facilitar a saída do principio ativo.

    .Esterilize um vidro com álcool 70.

    .Coloque nele até a metade de cascas picadas.

    .Depois observe onde fica o meio das cascas e coloque álcool cereal e a outra metade de está descoberta complete com água filtrada.

    .Tampe o vidro e guarde em local escuro durante 7 dias todos os dias fazendo movimento circular.

    .Após o 5 dia coe e volte o liquido para o vidro por mais 5 dias coe novamente em uma peneira forrada com algodão,após coar estar pronta para fazer pomada ou usar em gargarejo.

    .Sendo de folhas pode ser ingerido.

    .Ao colher as cascas as não agrida a natureza nem colher ao meio dia que seja retirado pela manhã ou tardinha.


    O NORDESTE – CARACTERIZAÇÃO

    ResponderExcluir
  37. DOCE INDUSTRIAL CASEIRO DE CORTE



    1º Passo – lavar a fruta seja ela goiaba ou banana ou mamão
    2ºPasso- fazer o branqueamento em água fervendo coloca a fruta com a água já desligada.
    3º Passo- côa e passa no liquidificador com água e sem caroço.
    4º Passo- Para cada kg de polpa 1 xícara de água e meio kg de açúcar,2 colher de soja de suco de limão para da k de açúcar.



    MODO DE FAZER:


    Leve ao fogo alto o açúcar e o limão mexa ate dissolver em seguida colocar toda a polpa da fruta e mexer ate se soltar da panela ficando em ponto grosso pesado para mexer.Colocar em uma forma forrado com papel ola fone transparente e deixa em lugar bastante frio em seguida ao esfriar pode corta.
    OBERVAÇÃO: Ele fica no fogo por no máximo 3 horas e cada hora de gás é gosto 16, centavos.

    ResponderExcluir
  38. SABÃO CASEIRO


    4- Litros de óleo usado
    300-g de álcool
    1 Litro de água
    1k de potássio (soda caustica)
    1 copo de 200ml de sabão Omo
    1 copo de 200ml água sanitária



    MODO DE FAZER


    1 PASSO - Coloque a soda caustica em balde com a água e dissolva,antes em outro balde coe óleo coloque o sabão a água e sanitária se referir um pouco de farinha de trigo ou fubá em um copo.



    2º PASSO- Passo por último a soda caustica e álcool e mexa em uma só direção até ficar a ponto bem grosso.depois despeje em uma caixa forrada com um pano e a noite corte ou depois de 3 horas e ´só use após 8 dias

    ResponderExcluir
  39. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
    Grupo Indepedência-Sol Nascente
    Cajazeiras – PB

    COMO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS VÊ O ALCOOLISMO

    O alcoolismo é uma doença progressiva, incurável, espiritual, emocional (ou mental), tanto quanto física.(Definição dada pela Organização Mundial de Saúde-OMS).Alcoólatra - é toda pessoa que não tem controle com a bebida.Nota-se, claramente, que um pessoa bebe normalmente ou socialmente, geralmente, como um todo.Já a pessoa que não tem controle com o seu modo de beber, perturba não somente a si mesma como todas que lhe cercam.É exatamente por esse motivo que costumam afirmar que o alcoolismo também é uma doença da família, exatamente por que esta e a que mais sofre com o modo desenfreado de beber do seu ente-querido.
    Se você é uma dessas pessoas que admite que tem esse tipo de problema e, sobretudo, tem o desejo sincero e honesto de abandonar a bebida e pretende viver sóbria pelo resto da vida, procure-nos, talvez a gente possa ajudar.Nossos endereços são os seguintes:
    Grupo Independência de A.A Rua Felismino Coelho 111, Centro (Por trás do Círculo Operário)-Reuniões:2ª. E 4ª.Feiras e aos Sábados das 20:00 às 22:00h.
    Grupo Sol Nascente de A.A Rua Rosa Ananias nº. 100, Bairro Por do Sol (Próximo à Praça Frei Damião) Reuniões 3ª. E 6ª Feiras das 19:30 às 21:30h.

    Acesse o nosso Site: www.alcoolicosanonimos.org.br




















    O PROBLEMA DO ALCOÓLATRA É QUE ELE PENSA QUE BEBE PORQUE TEM PROBLEMAS MAS NA REALIDADE ELE TEM PROBLEMAS PORQUE BEBE.

    ALCOÓLATRA :- É TODA PESSOA QUE NÃO TEM COMTROLE COM A BEBIDA.

    Se você é uma pessoa que acha que tem problemas com o seu modo de beber,lembre-se que o alcoolismo é uma doença que tem solução,basta á pessoa querer.em nossa cidade Cajazeiras – PB ,nós contamos com dois Grupos os quais situado na Rua Felismino Coelho n°111,Centro.As reuniões são realizadas as 2° e 4°.Feiras a aos Sábados das 20:00 horas e GRUPO SOL NASCENTE DE A,A.-Rua Rosa Ananias,s/n, Bairro Por do Sol próximo á Praça Frei Damião)e as reuniões são realizados ás 3° e 6° Feiras das 19:30 ás 21:30 horas.

    TALVES A GENTE POSSA LHE AJUDAR. Faça-nos uma visita –sem compromisso - teremos um imenso prazer em recebe-lo (a) em nossa irmandade.O NOSSO SITE: WWW.ALCOOLICOSANONIMOS.ORG.BR

    ResponderExcluir
  40. ALICE –CALÇADOS
    SUARLÂNDIA-CALÇADOS DE COURO
    MARLUCE-RECEM-NASCIDO E BATIZADO
    ESTRELA-CALÇADOS MASCULINOS E FEMININOS
    TICO-CONFECÇÕES EM GERAL
    HERMINIO-CALÇADOS E CONFECÇÕES, BATIZADO E RECEM-NASCIDO.
    JOCILMA-CALÇADOS EM GERAL
    JUNIOR-CALÇADOS EM GERAL
    CREUZA-CALÇADOS EM GERAL (BONECA).
    ZÉ ROLIM -CALÇADOS
    LAURENI-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    LAURIELMA-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    LAURA-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    MANOEL-CALDO DE CANA
    NIURE-CALÇADOS E CONFECÇÕES EM GERAL
    NETO-ALIAMENTOS E O MAIOR SORTIMENTO EM LINHAS CLEA E CAMÉLA.
    SOCORRO-CONFECÇÕES EM GERAL
    RITA-RECEM-NASCIDOS E BATIZADOS
    NINHA-RECEM NASCIDOS E BATIZADOS
    NADIA-CONFECÇÕES EM GERAL, ADULTO E CRIANÇA, RECEM-NASCIDO E BATIZADOS.
    LENILDA-CALÇADOS EM GERAL
    LUCIA- CALÇADOS EM GERAL
    BIA-CALÇADOS EM GERAL
    JOANA-CALÇADOS EM GERAL
    CHICO-CALÇADOS EM GERAL
    JUCICLEIDE-CALÇADOS EM GERAL.












    ALICE –CALÇADOS
    SUARLÂNDIA-CALÇADOS DE COURO
    MARLUCE-RECEM-NASCIDO E BATIZADO
    ESTRELA-CALÇADOS MASCULINOS E FEMININOS
    TICO-CONFECÇÕES EM GERAL
    HERMINIO-CALÇADOS E CONFECÇÕES, BATIZADO E RECEM-NASCIDO.
    JOCILMA-CALÇADOS EM GERAL
    JUNIOR-CALÇADOS EM GERAL
    CREUZA-CALÇADOS EM GERAL (BONECA).
    ZÉ ROLIM -CALÇADOS
    LAURENI-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    LAURIELMA-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    LAURA-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    MANOEL-CALDO DE CANA
    NIURE-CALÇADOS E CONFECÇÕES EM GERAL
    NETO-ALIAMENTOS E O MAIOR SORTIMENTO EM LINHAS CLEA E CAMÉLA.
    SOCORRO-CONFECÇÕES EM GERAL
    RITA-RECEM-NASCIDOS E BATIZADOS
    NINHA-RECEM NASCIDOS E BATIZADOS
    NADIA-CONFECÇÕES EM GERAL, ADULTO E CRIANÇA, RECEM-NASCIDO E BATIZADOS.
    LENILDA-CALÇADOS EM GERAL
    LUCIA- CALÇADOS EM GERAL
    BIA-CALÇADOS EM GERAL
    JOANA-CALÇADOS EM GERAL
    CHICO-CALÇADOS EM GERAL
    JUCICLEIDE-CALÇADOS EM GERAL.



    ALICE –CALÇADOS
    SUARLÂNDIA-CALÇADOS DE COURO
    MARLUCE-RECEM-NASCIDO E BATIZADO
    ESTRELA-CALÇADOS MASCULINOS E FEMININOS
    TICO-CONFECÇÕES EM GERAL
    HERMINIO-CALÇADOS E CONFECÇÕES, BATIZADO E RECEM-NASCIDO.
    JOCILMA-CALÇADOS EM GERAL
    JUNIOR-CALÇADOS EM GERAL
    CREUZA-CALÇADOS EM GERAL (BONECA).
    ZÉ ROLIM -CALÇADOS
    LAURENI-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    LAURIELMA-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    LAURA-BATIZADOS E RECEM-NASCIDOS
    MANOEL-CALDO DE CANA
    NIURE-CALÇADOS E CONFECÇÕES EM GERAL
    NETO-ALIAMENTOS E O MAIOR SORTIMENTO EM LINHAS CLEA E CAMÉLA.
    SOCORRO-CONFECÇÕES EM GERAL
    RITA-RECEM-NASCIDOS E BATIZADOS
    NINHA-RECEM NASCIDOS E BATIZADOS
    NADIA-CONFECÇÕES EM GERAL, ADULTO E CRIANÇA, RECEM-NASCIDO E BATIZADOS.
    LENILDA-CALÇADOS EM GERAL
    LUCIA- CALÇADOS EM GERAL
    BIA-CALÇADOS EM GERAL
    JOANA-CALÇADOS EM GERAL
    CHICO-CALÇADOS EM GERAL
    JUCICLEIDE-CALÇADOS EM GERAL.


    MUITO OBRIGADO A TODOS QUE PASSARAM POR ESTAPAGINA DO NOSSO BLOG ONDE PADRE ROLIM FUNDADOR DE CAJAZEIRAS SE PREOCUPOU MUITO COM A CULTURA POPULAR E CLASSICA FOI ELE UM MESTRE GERAL DE TUDO FOI CURANDEIRO REZADOR NO POVO FOI HOMEOPATA ENSINAVA REMEDIOS CASEIROS E ENFRENTOU COM SUA MAE UMA GRANDE TIRANIA DAS SECAS ONDE DIZIMARAM BOA PARTE DA POPULAÇAO DE CAJAZEIRAS O PIOR DE TUDO NA EPOCA VARIAS DOENÇAS E EPIDEMIAS MATARAM MUITOS VELHOS CRIANÇAS E PARAPLEGICOS QUE NAO PODIAM SE MOVEREM JUSTAMENTE FOI ONDE MAE ANINHA FEZ UMA PROMESSA COM NOSSA SENHORA DA 0IEDADE PRA SALVAR SEU POVO FUNDARIA UMA CAPELA EM NOME DESTE SANTA COMO PAGAMENTO DE UMA GRAÇA A UM PEDIDO SEU ATRAVEZ DE PROMESSA PARA O POVO DE CAJAZEIRAS NOS IDOS DE MIL E OITOZENTOS E CINCOENTA POR AI ASSIM PORTANTO QUEM ACOMAPANHAR ESTE BLOG VAI ENCONTRAR MUITA CULTURA MUITAS CURIOSIDADES E PESQUISAS QUE VALE APENAS ACOMPANHAR COM PACIENCIA E DEDICAÇAO MUITO OBRIGADO A TODOS

    ResponderExcluir

NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB