NET RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO NATAL 2017

NET  RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO  NATAL 2017
NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB O CANAL DOFORRO APLICATIVO ESPECIAL MÚSICAS CEM POR CENTO NORDESTINAS

4.10.13

PREVISÃO DO TEMPO PARA OUTUBRO 2013

20.03.2013 - Equinócio de OUTONO - Hemisfério SUL





O Outono inicia-se às 08h02min (fuso de - 3 horas) do dia 20 de março de 2013.


 Clique na Imagem para ampliá-la

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul.
Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso.
No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm.
Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas.
Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC.
Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.
Fontes: ON-IAG-USP-CPTEC-INPE-INMET


Lucimary Vargas de Oliveira Guardamino Espinoza
Presidente
Observatório Astronômico Monoceros
Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica 083/MG-5ºDISME-INMET
AHAP/CEPESLE
Além Paraíba-MG-Brasil
Sites e Blogs principais:
http://www.monoceros.xpg.com.br http://astronomicando.blogspot.com
http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://cepesle-news.blogspot.com
http://www.arquivohistorico-mg.com.br

http://www.arquivohistorico-mg.org.br

http://twitter.com/lucimaryvargas


Previsão do Tempo - Brasil - 20.03.2013

 
 
Clique na Imagem para ampliá-la

 

Chuva forte de Norte e Sul do país

Na quarta-feira (20/03) choverá de Norte e Sul do Brasil com chance de chuvas fortes em diversas localidades. Em algumas áreas entre o MS, PR, SC, RS e oeste de SP a chuva poderá ser intensa. Também poderá chover forte em áreas entre GO, AC, AP e CE. No leste e litoral de SP, RJ, leste de MG e parte do ES ainda haverá condição para chuvas, porém, chuvas de intensidade variando de fraca a moderada, mesmo assim, algumas áreas ainda inspiram cuidados devido às chuvas ocorridas nos últimos dias. Nas demais áreas do país variação de nuvens e pancadas de chuvas passageiras ao final do dia. As temperaturas ainda ficam amenas em áreas do centro-sul do país.

Clique na Imagem para ampliá-la



REGIÃO CENTRO-OESTE
20/03/2013: Em todas as áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva a qualquer momento. Temperatura máxima amena na região. Temperatura máxima: 31ºC no sudoeste de MT. Temperatura mínima: 18ºC no leste de GO e de no sul de MS.

21/03/2013: No sul de MT, no sudoeste de GO e no nordeste de MS: sol entre variação de nuvens e pequena chance de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas de MS: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura em declínio em GO e no DF.

Tendência: No extremo norte de MS, em GO e em MT: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas de MS: predomínio de sol. Temperatura amena em GO.

Clique na Imagem para ampliá-la




REGIÃO NORDESTE

20/03/2013: No noroeste da BA, no oeste de PE, no sul do CE e no centro-sul do PI e do MA: nublado com fortes pancadas de chuva. No nordeste e centro-sul da BA: sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região: sol entre nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34ºC no oeste do RN. Temperatura mínima: 18ºC no interior da BA.

21/03/2013: No centro-sul do MA e do PI e no oeste da BA: nublado com pancadas de chuva isolada. No norte do CE, na maior parte do RN, no leste da PB, de PE, de AL e litoral de SE: sol e variação de nuvens. No oeste da PB, na faixa central de PE e no centro-nordeste da BA: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável.

Clique na Imagem para ampliá-la



REGIÃO NORTE
20/03/2013: No AC, em RO, no sudeste do AM, no PA e no AP: nublado com fortes pancadas de chuva. No norte do AM e na maior parte de RR: sol entre poucas nuvens com pequena chance de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região:sol, nebulosidade variável com pancadas de chuva, que poderá ser forte em alguns períodos. Temperatura estável. Temperatura máxima: 35°C no nordeste de RR. Temperatura mínima: 18°C no noroeste de RR.

21/03/2013: No centro-norte de RR: sol, variação de nuvens e pequena chance de pancadas de chuva. Nas demais áreas de RR, no norte e oeste do AM, no oeste de RO e no AC: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável.

Clique na Imagem para ampliá-la



REGIÃO SUDESTE

20/03/2013: No nordeste de MG e no noroeste do ES: sol entre poucas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. No nordeste do ES: sol e poucas nuvens. No centro-norte de MG: sol e variação de nuvens. No litoral centro-sul do ES e de SP e no litoral centro-norte do RJ: nublado com chuva a qualquer momento. No oeste de SP, no sudeste de MG e no Triângulo Mineiro, no sul do ES e nas demais áreas do RJ: nublado com pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva à tarde. Temperatura amena. Temperatura máxima: 30ºC no norte do ES e de MG. Temperatura mínima: 14ºC na Serra da Mantiqueira e sudeste de SP.

21/03/2013: No leste de MG, no ES e no centro-norte do RJ, incluindo a capital fluminense: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva isolada. No oeste de SP: sol entre poucas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura amena no centro-sul da região.

Tendência: No oeste de SP: predomínio de sol. No centro-sul de SP: sol, nebulosidade variável e pequena chance de pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas da região: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva isolada. Temperatura estável.
Clique na Imagem para ampliá-la



REGIÃO SUL

20/03/2013: No oeste do RS: muitas nuvens e chuva pela manhã. No leste do PR e de SC e nas demais áreas do RS: nublado com chuva a qualquer momento, que poderá ser mais forte em alguns períodos. Nas demais áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva, apenas no extremo nordeste do PR as pancadas ocorrem à tarde. Os ventos estarão intensos no sudeste de SC e no leste do RS. Temperatura amena na maior parte da região. Temperatura máxima: 23°C no norte do PR. Temperatura mínima: 12°C nas áreas de serra.

21/03/2013: No centro-sul e leste do RS: muitas nuvens e chuva a qualquer momento. No nordeste do RS e no centro-leste do PR e de SC: nublado com pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas do RS: nublado com chuva isolada. No oeste do PR e extremo oeste de SC: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: sol entre poucas nuvens e pequena chance de pancadas de chuva à tarde. Temperatura estável.

Tendência: No leste do PR e de SC: sol, nebulosidade variável com pequena chance de pancadas de chuva. No oeste de SC, no centro-oeste do PR e no noroeste do RS: predomínio de sol. Nas demais áreas da região: sol entre nebulosidade variável. Temperatura em gradativa elevação.
 
 
Fonte: CPTEC - INPE - INMET


Lucimary Vargas de Oliveira Guardamino Espinoza
Presidente
Observatório Astronômico Monoceros
Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica 083/MG-5ºDISME-INMET
AHAP/CEPESLE
Além Paraíba-MG-Brasil
Sites e Blogs principais:
http://www.monoceros.xpg.com.br http://astronomicando.blogspot.com
http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://cepesle-news.blogspot.com
http://www.arquivohistorico-mg.com.br
http://www.arquivohistorico-mg.org.br http://twitter.com/lucimaryvargas



--
Postado por Blogger no ''ASTRONOMICANDO'' - Boletim de Notícias do Observatório Monoceros em 3/19/2013 10:03:00 PM

Previsão do Tempo - 19.03.2013

BRASIL
Chuva em grande parte do país nesta terça-feira

Nesta terça-feira (19/03) o dia será nublado com períodos de chuva entre da faixa leste que vai do RS ao ES. Nas demais áreas da Região Sul, centro-oeste e norte de SP, sul de MG e Triângulo Mineiro e também nas Regiões Centro-Oeste, Norte e em grande parte do Nordeste do país haverá muita nebulosidade e a chuva ocorrerá em forma de pancada que localmente será forte. As pancadas de chuva ocorrerão a partir da tarde no centro-norte de MG, norte do ES e na faixa oeste da BA. O sol aparece com variação de nuvens entre o nordeste de MG e o interior da BA e também em RR. Na faixa leste da BA e em SE o tempo ficará instável com sol, aumento de nuvens e chuva passageira. A temperatura estará amena em áreas do Sul e do Sudeste do país.


REGIÃO CENTRO-OESTE
19/03/2013: No leste de GO e no DF: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva. Temperatura amena no interior e sul de MS e sul de GO. Temperatura máxima: 31ºC no nordeste de MT. Temperatura mínima: 18ºC no leste de GO e de MS. 

REGIÃO NORDESTE
19/03/2013: No leste da BA e em SE: tempo instável. No noroeste e oeste da BA: pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas da BA: sol entre nebulosidade variável. No centro-sul do MA e do PI e sudoeste do CE: nublado com pancadas de chuva localmente fortes. Nas demais áreas da região: Nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável. Temperatura máxima: 35ºC no oeste do RN. Temperatura mínima: 18ºC no interior da BA. 


REGIÃO NORTE
19/03/2013: No sudeste do TO: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde. No sudeste de RR: sol com variação de nuvens e pequena chance de pancadas de chuva. No noroeste de RR, extremo norte do AM, norte do PA e no AP: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva. Nas demais áreas de RR: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva a qualquer momento. Temperatura estável. Temperatura máxima: 36°C no nordeste de RR. Temperatura mínima: 18°C no noroeste de RR. 

REGIÃO SUDESTE
19/03/2013: No norte e nordeste de MG: sol entre nebulosidade variável. No litoral de SP e no RJ: muitas nuvens e chuva. No noroeste e faixa central de MG e sul do ES: pancadas de chuva a partir da tarde. No sul de SP: encoberto com chuvas isoladas. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva localmente fortes. Temperatura amena. Temperatura máxima: 31ºC no norte do ES e de MG. Temperatura mínima: 14ºC na Serra da Mantiqueira e sudoeste de SP. 


REGIÃO SUL
19/03/2013: Em toda a faixa litorânea da região: muitas nuvens com chuva. No oeste do RS e de SC e oeste e norte do PR: nublado com pancadas de chuva localmente fortes. Nas demais áreas da região: céu encoberto com chuvas isoladas. Temperatura amena no leste de SC e do PR. Temperatura máxima: 25°C no norte do PR. Temperatura mínima: 11°C nas áreas de serra.
CPTEC - INPE - INMET


ANÁLISE DA IMAGEM DE SATÉLITE - 18.03.2013

 




ANÁLISE DA IMAGEM DE SATÉLITE

Na imagem de satélite das 20:30 h do dia 18/03 nota-se muita nebulosidade entre o setor norte e interior do país e em parte do Sudeste e Sul do Brasil. Em parte da Região Norte e Nordeste as nuvens são causadas pelos ventos fortes em altitude associados ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Entre o MS e MG atua uma frente estacionaria, e entre o ES e Atlântico, essa frente segue de forma fria, e com isso, dar suporte a Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) entre o Sudeste e Centro-Oeste do país o que mantém a nebulosidade neste setor. Já entre SP e o Sul do país os ventos úmidos vindos do mar gerados pelo anticiclone pós-frontal provocam a nebulosidade. Sobre o oceano Atlântico equatorial, na altura do nordeste do PA e AP a nebulosidade está associada a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 
Atualizado18/03/2013 - 21:23



CPTEC - INPE - INMET





--
Postado por Blogger no ''ASTRONOMICANDO'' - Boletim de Notícias do Observatório Monoceros em 3/18/2013 09:41:00 PM

NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB