NET RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO NATAL 2017

NET  RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO  NATAL 2017
NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB O CANAL DOFORRO APLICATIVO ESPECIAL MÚSICAS CEM POR CENTO NORDESTINAS

4.10.12

MULHER BRASILEIRA MULHER FORTE


ESTAÇÃO PRIMAVERA NORDESTINA QUE LINDO NOSSAS CAATIGAS DO SERTÃO NUM PLENO SOL FORTE

Primavera: Estação mais colorida do ano chega com temperaturas amenas

Leonardo Berenger /Mauro de Souza
Como nem tudo são flores, cuidados com a saúde são indispensáveis
Como nem tudo são flores, cuidados com a saúde são indispensáveis
mais menos
A primavera é uma das quatro estações do ano e ocorre após o inverno e antes do verão. Este ano, o início da nova estação está marcado para as 11h49 deste sábado (22/09) e só termina no dia 21 de dezembro. Em Campos, os ipês amarelos, às margens da Avenida José Alves de Azevedo, mais conhecida como Beira Valão, dão o tom da estação. Mas, como nem tudo são flores, devemos estar atentos às doenças típicas deste período e também às mudanças climáticas.

É nesta época que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

No tocante à astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro — momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada.  Já com relação às mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.



Saúde — Com a chegada da primavera, algumas doenças costumam se manifestar com mais frequência. De acordo com especialistas, os casos de rinites alérgicas e conjuntivite são os de maior incidência. Isto porque, o pólen das flores se desprende e se propaga no ar, facilitando sua inalação, o que pode causar irritações. As crianças são muito afetadas especialmente por amigdalites bacterianas e infecções respiratórias.

Há também aumento significativo de casos catapora, já que características biológicas do vírus da doença fazem com que ele se prolifere mais rapidamente em tempo quente. Além disso, como o tempo fica mais chuvoso na primavera, é comum a propagação de doenças que podem surgir após o contato com a água contaminada, como a leptospirose. Por isso, a população deve evitar andar com os pés descalços e entrar em contato com água de enchente.

Também é nesta época do ano que devemos redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.  O risco de aumentar casos de dengue cresce, uma vez que a elevação da temperatura após o período chuvoso favorece o desenvolvimento das larvas do mosquito transmissor da doença.

“É neste período que deve ser feito o trabalho de prevenção que é basicamente os cuidados com água parada em vasos de plantas, vistorias semanalmente nos quintas das residências, terrenos baldios e, principalmente ensacar o lixo antes de descartá-lo. Um minuto por dia dedicados à essas atividades a população vai contribuir para evitar uma epidemia no verão”, orientou o Dr. Luiz José de Souza, diretor do Centro de Referencia da Dengue (CRD).

Agricultura — A chuva que cai na primavera também é bastante esperada por agricultores da região. Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves, os meses de setembro e outubro são dedicados ao plantio, principalmente de grãos e a chuva ajuda no preparo do solo.

“A mudança climática sempre nos pega de surpresa, mas esperemos que a chuva chegue de forma bem distribuída, pois assim ela vai impermeabilizar no solo e recuperar o lençol freático, beneficiando a plantação”, disse Eduardo acrescentando que os bebedouros dos animais estão com níveis baixos e as lavouras sofrendo com ventos registrados este mês, o que deve melhorar com a chegada de chuvas à região.

O ano de 2012 começou sob domínio do fenômeno La Niña e a expectativa é da entrada do El Niño exatamente durante o começo do novo fenômeno. No Sudeste e no Centro-Oeste o calor continua, mas a chuva volta. Como em anos de El Niño a previsão é de mais calor do que o normal com chuva irregular.

Moda — O colorido da estação também é marcante no setor de moda. Cores fortes e estampas variadas sejam nas roupas, sapatos, bolsas e até acessórios já tomaram as vitrines das lojas e shoppings da cidade.  Como a primavera é conhecida como “meia estação” então é bom ficar atendo às peças que vão compor seu guarda-roupa no verão que logo-logo vai bater à porta.

Para as mulheres a roupa que estará em alta nesta estação são vestidos com estampas assimétricas, macacões de malha e o abuso de pulseiras, colares e brincos também podem ajudar muito da primavera ao final do verão. Já para os homens, o que estará em alta são a moda da camisa pólo, sandália nos pés e uma bermuda florida com estampas.

Flores que se destacam na primavera — rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibísco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.



Valquíria Azevedo / Laila Nunes (estagiária)

APRENDA A VOTAR CORRETAMENTE VEJA O VIDEO


SIMULAÇÃO ELEITORAL PELA A URNA ELETRONICA


T R E PB ORIENTA O ELEITOR A APRENDER A VOTAR

Aprenda a Votar

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência.
Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.
Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.
A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro.
Após o registro do voto para prefeito, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Como corrigir o voto

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.

Como votar no partido (voto de legenda)

Caso você queira votar na legenda, digite o número do partido, que corresponde aos dois primeiros algarismos do número do candidato e confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.
O voto na legenda só será possível em relação ao cargo de vereador.

Como votar em branco

Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO.
Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.
Cuidado! Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla  verde CONFIRMA.

ELEITOR APRENDA A VOTAR EXERÇA A DEMOCRACIA DO VOTO

Eleitor pode simular voto no site do TSE

No dia 07 de outubro, mais de 138 milhões de brasileiros vão às urnas escolher novos prefeitos e vereadores. Para evitar que o cidadão tenha dúvidas na hora de votar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site um simulador exclusivo para os eleitores que ainda não sabem usar a urna eletrônica. O simulador pode ser acessado no endereço www.tse.jus.br na opção Eleições > Eleições 2012 > Urna eletrônica > Simulação de Votação.
Nessas eleições, a ordem de votação será em primeiro lugar para vereador e depois para prefeito. Para escolher o legislador, é necessário digitar cinco números e para prefeito apenas dois. Em caso de dúvida, o TSE orienta o eleitor a levar uma “cola” para não esquecer os números dos candidatos.
Fonte: Folha-PE
Blog do Banana

NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB