NET RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO NATAL 2017

NET  RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO  NATAL 2017
NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB O CANAL DOFORRO APLICATIVO ESPECIAL MÚSICAS CEM POR CENTO NORDESTINAS

10.6.12

CARTILHA DOS MUNICIPIOS DE CAJAZEIRAS EM FASE DE FORMAÇÃO OUTRAS CIDADES ANEXOS MONTE HOREBE CARRAPATEIRA PB


CAJAZEIRAS

DATAS HISTÓRICAS (PARA PESQUISA ESCOLAR) ANO 2010, 147 ANOS
DADOS DA ÉPOCA DE DRº EPITÁCIO LEITE ROLIM (nossa homenagem)

A criação do município de Cajazeiras deu-se no dia 23 de Novembro de 1863,quando o então presidente da Província da Paraíba do Norte, Francisco de Araújo Lima sancionou a Lei nª 92. Por esta mesma Lei a povoação de Cajazeiras foi elevada à categoria de Vila de Cajazeiras.

Apesar de Cajazeiras ter duas importantes datas na sua historia, a Câmara Municipal, no ano de 1948 aprovou um projeto de Lei de autoria do então vereador Geminiano de Sousa que estabelecia o dia 22 de Agosto, dia do Nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, para ser comemorado o dia da cidade, que foi transformado em feriado municipal.

PRIMEIROS EVENTOS

O primeiro Colégio de Instrução Secundaria data de 1843 e foi uma extensão da “Escolinha da Serraria”, ambos fundados pelo Padre Rolim, que, segundo Padre Heliodoro Pires, foi iniciada por volta de 1829. O colégio funcionou no mesmo prédio onde foi instalada a Escola Normal criada em 1836, hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

A Primeira Feira cajazeirense foi no dia 07 de Agosto de 1848.

A pequena Capela que foi construída por “Mãe Aninha” (Ana de Albuquerque, mãe do Padre Rolim) veio a ser a catedral do bispado, cuja padroeira era nossa senhora da Piedade, hoje Matriz de nossa senhora de Fátima (Foto da Cap). O 1ª Vigário foi Padre José Tomaz de Albuquerque e o 1º Bispo foi Dom Moisés Coelho, que tomou posse no dia 29 de junho de 1915.

Em 1992 foi inaugurado o transporte ferroviário (trem), A energia elétrica chegou a Cajazeiras em 1923. Em 1938 foi inaugurada a primeira agência do Banco do Brasil da nossa cidade.

ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA

A cidade de Cajazeiras tem a sua origem de um lugar denominado de “Fazenda Cajazeiras“, por possuir frondosas  e numerosas cajazeiras. Essa área foi concedida ao pernambucano Luiz Gomes de Albuquerque pelo Governador da Capitania, Jerônimo José de Melo.

Luiz Gomes de Albuquerque que, quando contraiu o seu matrimônio com Vital de Souza Rolim, transformaram o sitio em uma grande fazenda de gado. Do casamento de Ana e Vital, entre os seus filhos, nasceu no dia 22 de agosto de 1800, Inácio de Souza Rolim.
As margens do riacho que atravessava a Fazenda construíram, em 1804, uma ampla Casa Residencial conhecida como ‘’A Casa Grande da fazenda“, hoje sede do Tênis Clube.

Próximo á Casa Grande da fazenda foi construído um grande reservatório d’água denominado de “Açude Grande’’ que destinava-se ao abastecimento dos moradores da localidade
e para a criação, principalmente o gado bovino.

Em 1915 (ano de grande seca) deu-se inicio á reconstrução e Ampliação do açude Grande. Esta obra custou á Nação 73:201 $ 425 (setenta e três mil,duzentos e um contos e vinte e cinco reis) e foi entregue ao estado no dia 16 de novembro de 1916.

Em 1836, Ana de Albuquerque iniciou a construção da capela
De Nossa Senhora da Piedade, da qual era devota.

Em 1843, o Padre Rolim volta ao sertão e instala uma “casa “Escola” na fazenda dos seus pais, mais tarde denominada de
Colégio.

O colégio passou a atrair alunos locais e de vários outros estados. Serviu de incentivo ao Padre Rolim que ampliou o colégio e recebeu um grande número de discípulos em regime de Internato.

O crescimento desse colégio contribuiu para a povoação do
“sitio cajazeiras”. Em 29 de agosto de 1859, com a Lei Provincial N°5, passa a ser Distrito de Cajazeiras, sob a dependência do Primeiro Governo Municipal assumindo a primeira chefia da edilidade cajazeirense o Presidente da Câmara Municipal Padre Jose Tomaz de Albuquerque.

Cajazeiras, hoje, é um grande centro de polarização regional no sertão do Oeste paraibano; conta com um grande comercio regional, escolas da Educação Básica, Educação Profissional e do Ensino superior, meios de comunicação escritos e falados, e detém um sistema de infra-estrutura dos mais completos do nosso estado. O município de Cajazeiras se destaca regionalmente em todos os setores socioeconômico, políticos e culturais.

LOCALIZAÇÃO

O município de Cajazeiras encontra-se localizado no extremo oeste do Estado da Paraíba e faz parte de microrregião do sertão de Cajazeiras. A sede do município, a 298 metros de altitudes, está situada nas coordenadas geográficas de 6º53’13”de longitude W.G e dista cerca de 490 km da capital João Pessoa.

Cajazeiras é uma cidade de porte médio conhecida como “A Cidade que ensinou a Paraíba Ler”.

ÁREA/LIMITE

Cajazeiras possui uma área de 516 km e faz limite com:
O município de São João do Rio do Peixe, ao Norte e a Leste;
O município de São José de Piranhas, ao Sul;
O município de Nazarezinho, ao Leste (o nascente) e (Os municípios de Cachoeira dos Índios e Bom Jesus, a Oeste poente)

RELEVO

Relevo é a palavra utilizada para designar o conjunto dos desnivelamentos da superfície terrestre (em relação ao nível do mar). O município de Cajazeiras localizado á borda da bacia do rio do peixe, no seu todo, apresenta um relevo pouco acidentado possuindo poucas serras de maiores elevações, entre 300 e 400 metros de atitudes.

ACIDENTES GEOGRAFICOS

Eles são formados por serras, rios, açudes, serra:

SERRA: são pequenas ou grandes elevações de terra. No nosso município e destacam-se as seguintes serras: Arara, Vermelha, Serrote Verde, etc. Destacam-se também o morro do Cristo Rei (Iselbergue) que tem 400 metros de altitudes, onde se encontra a estatua do Cristo, escultura que reproduz, em escala reduzida, a do Cristo Redentor no Corcovado do Rio de Janeiro. Foi Inaugurada em 15 de Junho de 1939 sob as bênçãos de Frei Damião (foto da Capa).

Rios: são correntes de água de maior ou menor quantidade. A rede hidrográfica do município é formada por rios intermitentes. Nossos principais rios são: Santo Antonio, São José, Curicacas, Zé Dias.

Açudes: são construções de reservatórios de água, isto é, recebem água de chuvas ou de rios e armazenam essa água para ser utilizada nos períodos de estiagens. No município podemos citar alguns açudes,tais como: Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz na zona rural e o Açude Grande na zona urbana.

SOLO:

Solo é a camada superficial de terra arável. No município podemos encontrar 03 (três) categorias de solos distintos:
Os solos argilosos (barros), com predomínio da porção argila;
Os solos arenosos, com predomínio da porção areia, localizado ás margens dos rios (aluviões);
Os solos pedregosos, com predomínio.
Dos afloramentos rochosos (pedras, lajedos)

CLIMA

O clima predominante no nosso município é o clima tropical Semi - árido, com chuvas irregulares no verão e no outono;
Quente durante todo o ano, com longo período de estiagem no inverno e na primavera. O clima do município de Cajazeiras depende de vários fatores, entre eles, o relevo, a vegetação, a temperatura, a distancia do mar e a circulação geral da atmosfera. Periodicamente a região sofre com um período de Estiagem, a seca, que causa sérios transtornos sócios e econômicos.

VEGETAÇÃO:

 A vegetação característica é a caatinga com grande variação de espécies não só de área para, mas também num, mesmo local, isto de acordo com o tipo de solo, a hidrografia e a ação do homem. A vegetação natural do município de Cajazeiras foi completamente alterada pela atividade humana. É uma vegetação característica da Região Semi - árida, com presença de:
- Cactáceo - mandacaru, xiquexique e coroa frade.
- Bromeliáceas - macambiras.
-Arbustivos e Arbóreas - Juazeiro, aroeira, catingueira, câmara, Pau, timbauba, jurema, marmeleiro,
mofumbos, mororó, etc.
-Herbáceas - mata-pasto, velame, quebra-bucho, alfazema brava, vassourinha.etc.

POPULAÇÃO:

Na ultima contagem populacional feita pelo IBGE, em 2005, Cajazeiras contava com 54.715 habitantes, sendo 41.964, na zona urbana e 12.751, na zona rural, Deste total, 26.026 são do sexo masculinos e 28.689 do feminino.


HABITAÇÃO:

As residências são construídas de maneira natural, ou seja, em alvenarias,embora,nos bairros mais pobres se encontrem casas de taipa.Todas são cobertas com telha,apesar de sua produção ser artesanal e não em escala industrial,graças a facilidade com que se encontra a argila na região.Em 1996,o IBGE registra 12.806 domicílios.

ASPECTOS URBANOS

Não contamos com grandes edifícios, entretanto, algumas ruas apresentam prédios de até três pavimentos. Existem avenidas e ruas asfaltadas, ruas calçadas com paralelepípedos, outras ainda sem calçamento e calçadões. A seguir citamos algumas das principais ruas, praças e avenidas.

Ruas: Padre Rolim, Higino Rolim, Sousa Assis, Coronel          Peba, Padre Manoel Mariano, Juvêncio Carneiro, Desembargador Boto.

Praças: Mãe Aninha (das oiticicas), N. Sra. de Fátima, Camilo de Holanda, José Guimarães Rolim (do Pirulito), D.Moisés Coelho (do espinho), D.João da mata, Padre Cícero.

Avenidas: Presidente João pessoa, Pedro Gondim, Francisco Matias Rolim, Comandante Vital.

Os Calçadões são: Tenente Sabino, Santa Teresinha e Travessa Joaquim Costa

BAIRROS
Os Principais bairros são: Por do Sol, Capoeiras, Santa Cecília, Jardim Oásis, Sol Nascente, Remédios, Esperança, Vila Nova, São José, Jardim Adalgisa, Monte Cristo Rei, Casas Populares, Pio X, Mutirão, São Francisco e IPEP.

EDUCAÇÃO

Consiste na transmissão do saber e da cultura. O primeiro  estabelecimento de ensino em Cajazeiras foi na Escola Normal,hoje o Colégio Nossa Senhora de Lourdes (foto), em seguida veio o Colégio Padre Rolim, hoje Colégio Diocesano. O município dispõe dos seguintes estabelecimentos de ensino:
-Escola Publica (Municipais, Estaduais e Federais);
-Escola Particulares ou Privadas;
-Instituto Monte Carmelo (conveniado com Estado);

Municipais:

Zona Urbana: CAIC Antonio Tabosa Rodrigues,EMEF Carolino de Sousa Neto (Distrito de Divinópolis), EMEF Cecília Estolano Meireles, EMEF Costa e Silva, EMEF José Antonio Dias (Distrito de Eng.Ávidos), EMEF José Leite Rolim, EMEF Luiz Cartaxo Rolim,EMEF Manoel Gonçalves da Silva (Distrito de Catolé dos Gonçalves), EMEF Maria Guimarães Coelho e EMEF Matias Duarte Rolim.

Zona Rural: EMEF Antonio de Sousa Dias (Sitio Cocos), EMEF Gabriel Lucindo Pereira (Sitio Azevem), e EMEF José Martins de Oliveira (Sitio Patamuté).

ESTADUAIS:

EEEFM Mons. Constantino Vieira, EEEF Comandante Vital, EEEF Dom Moisés Coelho, EEEF Janduy Carneiro, EEEF João Milanez, EEEFM Cristiano Cartaxo, EEEFM Prof. Crispim Coelho, EEEIF Sinhazinha Ramalho e EEEFM Manoel Mangueira Lima.

FEDERAIS:

-Universidade Federal da Paraíba com o Funcionamento dos Cursos de Lincenciatura em: Geografia, Historia, Letras, Pedagogia e Ciência, Podendo ser Complementada com as habilitações em: Matemática, Física, Biologia, e Química e o Curso Técnico em Enfermagem e o ensino de nível médio da Escola Técnica de Enfermagem Maria Letícia Botelho.

-Centro Federal de Educação Tecnológica, hoje com os cursos de: Agrimensura e Eletromecânica.

-Ainda no âmbito do setor publico há os cursos suplementares: Projeto Logos II e o Centro de Estudo Supletivo Mons.Vicente Freitas.

Dentre os estabelecimentos Particulares privadas, destacamos:

A FAFIC- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras com o curso de Filosofia, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Diocesano Padre Rolim, Objetivo, CIA, GÊNESE, Pequeno Sorriso, Nossa Senhora do Carmo, Cristiano e Centro Educacional Josué Roberto,Faculdade Santa Maria  e Faculdade São  Francisco  Geo  DEFINIÇAO  E OUTROS

COMUNICAÇÃO

É o Meio que nos permite tomar conhecimento dos fatos que acontecem diariamente no Brasil e no Mundo, bem como servir de veiculo para divulgação de acontecimentos nos setores da educação, saúde, indústria e comercio, lazer etc. O município neste setor, é realmente bem servido. Conta com vários meios de comunicação, tais como:
--Emissoras de Rádio: Difusora Radio Cajazeiras, a Pioneira (foi a 1ª a ser implantada na cidade); Radio Alto Piranhas, Radio Oeste da Paraíba (estas três emissoras são de freqüência AM, ou seja, Amplitude Modulada), Radio Patamuté FM, Radio Arapuam FM e FM CIDADE (Freqüência Modulada).RADIO CULTURA FM NA NET  24 HORAS NO AR VIA  INTERNETE
--Televisão: transmite-nos som e imagem. Recebemos este beneficio através da Rede Globo, SBT, Bandeirantes, Rede TV e Rede Vida.TV  TAPEREBA  NO GOOGLE COM IMAGENS  DE CAJAZEIRAS  PARA  TODO O MUNDO.
--Telefone: É o Veiculo de comunicação que nos possibilita falar com qualquer parte do mundo. É servido pela TELEMAR e TIM  e dispõe dos seguintes serviços: TELEMAR:  DDD( Discagem Direta a Distancia), DDI (Discagem Direta  Internacional), DLC (Discagem Local a Cobrar),DDC (Discagem Direta a Cobrar) e DDG (Discagem Direta Gratuita); TIM: presta o serviço de telefonia móvel celular.
--EBCT: Empresa Brasileira de Correios Telégrafos, que oferece serviço postal, entregando e enviando: Cartas, Telegramas, encomendas, ordens de pagamento (vales postais), etc.
--Sucursais dos Jornais: O norte, correio da Paraíba e a União.
--Jornais locais: Gazeta do Alto Piranhas e o  Grande jornal de  Cajazeiras

SANEAMENTO E ENERGIA

Apresenta-se de maneira regular. A grande maioria das residências do nosso município ou está ligada a rede geral de esgotos ou possui fossas do tipo séptica ou rudimentares, sendo que na periferia verifica-se há um elevado numero de residência com esgoto a céu aberto.
No tocante ao abastecimento d’água cujo órgão responsável pelo serviço e a CAGEPA e a utilização de energia elétrica que tem como prestadora de serviço a antiga SAELPA, hoje, ENERGISA, o fornecimento é quase 100% realizado através da rede geral, embora, nas partes mais elevadas e não raro nos bairros periféricos da cidade se constate uma freqüente falta d’água, assim como freqüentes quedas de tensão (‘voltagem” ou ‘de energia’).



SAÚDE

Nessa área o Município é servido pelos seguintes órgãos:

-Hospital Dr. Jose de Sousa Maciel (Hospital Regional), Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Hospital Infantil,   Hospital Albert Sabim e Postos  de Saúde.
-Clínicas: Odontológicas, reumatológicas, ginecológicas, de olhos, nariz e garganta, cardiológicas, etc.
-Laboratórios de Análises, dentre os quais destacamos o do Dr. Ivan Cavalcante .
-Farmácias: existem várias em nossa cidade, destacando-se as farmácias: Alencar, Barbosa, Coração de Jesus, Cruz Vermelha, do povo, Dr. Aprígio de Sá e São Jorge.Dentre as farmácias veterinárias citamos: Farmácia Veterinária Casa Pecuarista e Farmácia Veterinária Rio Piranhas (FAVETERP).

ATIVIDADES ECONÔMICAS

O município conta com diversos tipos, tais como:
-Agricultura: consiste no trabalho do homem na Zona Rural, isto é, nas plantações de roças onde cultivam: algodão, arroz, cana-de-açúcar, milho, feijão, batata, verduras, frutas, etc. O algodão que se destacava como uma das melhores fibras do mundo para a produção de tecidos e cujo cultivo era associado à criação de gado e ao plantio de milho e feijão, já foi nosso principal produto. Atualmente, é uma cultura baixíssima produção. Isso se deve a falta de ajuda governamental, as secas e à praga do bicudo, um inseto que ataca essa planta.
-Pecuária: é a criação de animais, tais como: bovinos (bois), ovinos (ovelhas), suínos (porcos), caprinos (cabras), etc. Estes animais são de grande utilidade para o corte e a produção de leite.
-Comércio e serviços: é a troca de dinheiro pela mercadoria. Nosso comércio é bastante desenvolvido e diversificado, pois, contamos com estabelecimentos no ramo de produtos alimentícios (hortaliças, verduras, frutas, carnes, massas, doces e sorvetes, etc.), tecidos, redes, detergentes, calçados, roupas, livrarias, bijuterias, artigos de beleza, material elétrico, eletrônico e de construção, revendedoras de automóveis, etc. Ainda dispomos de bares e restaurantes, lanchonetes, hotéis, churrascarias, locadoras de vídeo cassete, lojas de discos, empresas de prestação de serviços de conservação e vigilância, lavadeiras e tinturarias, etc.
-Indústria: É o trabalho de beneficiamento de vários produtos. O Banco de Dados 1997-1998 do Sindicato do Comércio Varejista de Cajazeiras registra um total de 85 (oitenta e cinco) estabelecimentos industriais no município.

TRANSPORTES

O nosso município é bem servido na área de transportes. Existem varias Empresas que, com suas linhas diárias ligam o município às cidades circunvizinhas e demais localidades do Estado e do País. São varias as Empresas de passageiros, merecendo destaque: EXPRESSO     GUANABARA e PROGRESSO, VIAÇÃO PLANALTO, CONTIJO, BOA ESPERANÇA, SENADOR e SÃO JOSÉ. O serviço de transporte urbano de nossa cidade é feito pelo transporte coletivo Viação Dois Irmãos, táxis e moto-táxi. Há também os transportes de cargas e encomendas. Dentre essas empresas destacamos: Marajó Boa Esperança, Expresso, Guanabara e Expresso de Luxo.O município de Cajazeiras, apesar de não ser servido de transportes aéreos , possui um aeroporto que tem capacidade para receber aviões de porto médio e denomina–se Antonio Tomaz, em homenagem o primeiro piloto cajazeirense. Sua pista é asfaltada e muito boa.

Quanto às rodovias:

Rodovias Estaduais:
-PB 393-Cajazeiras/São João do Rio do Peixe (21 km).
-PB 400-Cajazeiras/São José de Piranhas (32 km).

Rodovia Federal:
-BR 230- Liga Cajazeiras à capital do Estado (490 km) e do outro lado até a divisa com o vizinho Estado do Ceará (15 km).


ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS

São casas onde se movimenta dinheiro em forma de empréstimos e de depósitos e que oferecem, dentre outros, os seguintes serviços: cobranças, ordens de pagamento, poupanças e aplicações financeiras. Em Cajazeiras encontram–se as seguintes agências bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Nordeste e Paraiban.(Banco Real)
DIVISÃO E FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

O município de Cajazeiras, a exemplo dos demais, é formado por uma cidade (zona urbana) e por uma zona rural. O município tem sede e pode ter ou não distrito. Em Cajazeiras temos os distritos de: Engenheiro Ávidos (Boqueirão), Divinópolis e Catolé do Gonçalves.

Para administrar o município temos o Prefeito, o Vice-Prefeito, que é substituto do prefeito, os Secretários e os Vereadores exemplo da maioria dos municípios brasileiros a administração é totalmente concentrada em sua sede.

O atual prefeito de Cajazeiras é o Dr.Epitácio Leite Rolim e o vice-prefeito, o Sr.Sinésio Martins de Oliveira.(da época)

O Município tem 17 vereadores. Eles fazem as leis, discutem e votam os projetos de autoria do poder executivo ou do próprio legislativo e fiscalizam se o prefeito está administrando corretamente. Para o mandato legislativo 1997-2000, forma eleitos: Dimas Soares de Abreu, Eudomar Pereira da Costa, Francisco Bezerra Leandro (Zé Duda), Francisco das Chagas Amaro da Silva, Francisco Dias da Silva (Valderi Dias), Geraldo Fabrício da Silva (Nego Dias), Gilberto Pessoa de Abreu, José Alme Gomes, José Diener Marques, José Lopes, José Neco de Sousa filho (Neném), Josefa da Silva Santos (Lea), Kleber Gonçalves Lima, Marcos Barros de Sousa, Nilson Lopes Meireles Filho, Sebastião Francisco de Sousa (Branco), e Severino Dantas Fernandes.

A Atual Mesa da Câmara de Vereadores de Cajazeiras está Assim constituída: (também  da  época  de Dr Epitacio Rolim)
Presidente:              José Alme Gomes
1º Vice-Presidente: Eudomar Pereira da Costa
2º Vice-Presidente: Geraldo Fabrício da Silva       
1º Secretario: Kleber Gonçalves Lima
2º Secretario: José Neco de Sousa Filho (neném)

SIMBOLOS MUNICIPAIS

Eles representam nosso município, são: a Bandeira, o Brasão de Armas, o Estandarte e o Hino da Cidade. As cores destes Símbolos são: Vermelho, preto e branco.(ver nas  paginas  a seguir)



HINO OFICIAL

    Letra de Cristiano Cartaxo

Cajazeiras teu nome reluz
Numa auréola de amor e de gloria
Desde o berço- essa fonte de luz
Que traçou teu destino na historia

É por isso que vimos ufanos
Festejar tua gloria inconteste,
Que resplende e ilumina, há cem anos
Terra e céus dos sertões do Nordeste.

Por que mais resplandeça e se veja
Teu roteiro entre as coisas da terra
Esta fonte brotou junto a Igreja
Que teus feitos maiores encerra.

As pessoas que bebem sequiosas
A água viva a correr dessa fonte
Sentem Na alma perfume de rosas
E lampejos de sol sobre a fonte.

Bem sentimos que vem esse brilho
Como todos os dons que são teus
Das sementes de luz que teu filho
Semeou sob as bênçãos de Deus.

Praza aos céus que essa chama bendita
Hoje acesa, se alteie sempre assim
Crepitando como ora crepita
Em memória do Padre Rolim.





´´
LAZER

Em termos de recreação nossa cidade dispõe de varias opções, a saber:
--Clubes: Cajazeiras Tênis Clube, Área de Lazer Alcindo Xavier, AABB e o Campestre Clube.

--Artes: Teatros Iracles Pires, onde acontecem apresentações de peça teatrais com artistas locais e também com os de fora.

--Esportes: Os tipos mais comuns praticados no município, principalmente nos estabelecimento de ensino e nos clubes da cidade são: Futebol de campo, de Salão, Basquete, Handebol.
No campo profissional existe apenas o Atlético Cajazeirense de Desportos, fundado em 1948, fundado em pelo empresário Higino Pires Ferreira. Na sede do município encontram-se os Estádios de Futebol Higino Pires Ferreira, Perpetao, e vários campos de peladas.

FESTAS TRADICIONAIS

São varias as festas deste tipo em nosso município, tais como:
Vaquejadas, Quadrilhas, Bumba Meu Boi, São João e São Pedro, festa populares, animadas por sanfoneiros, cantores, conjuntos musicais e bandas, comemoradas em uma área denominada “Xamegão”, construída especialmente para esta finalidade. Estas festas estão incluídas no nosso Folclore e lembram nossas tradições e costumes. Dentro do Folclore e lembram nossas tradições e costumes. Dentro do Folclore incluem-se também a Banda Cabaçal, Violeiros e Artesanatos, etc. Temos também o Carnaval, hoje uma grande festa popular e as festas das padroeiras Nossa senhora da piedade e Nossa Senhora de Fátima e dos padroeiros São João Bosco e São José, Ocasião em que acontecem as barracas com leiloes e comes e bebes.

COMIDAS TIPICAS

São elas que compõem nossa alimentação, merecendo destaque: angu, cuscuz, pirão de corredor, pirão de peixe, pirão de galinha, caldo de galinha, buchada, baião de dois, mungunzá, feijoada, paçoca, farofa, pão de ló, espécie, chouriço, doce de leite, quebra-queixo.

ORGÃOS DE APOIO A COMUNIDADE

Eles prestam variados tipos de serviços a nossa comunidade, tanto na Zona Urbana como na Zona Rural. Os principais são:
--Coletoria Estadual: arrecada os impostos do comercio, da indústria, agricultura, da pecuária, etc.
--D.E.R- é quem constrói e tem o dever de conservar as estradas de rodagem do Estado.
--CAGEPA: responsável pelo abastecimento de água e pela rede de esgotos.
--SAELPA: encarregada da distribuição da energia elétrica
--SINDICATOS E ASSOCIAÇOES: Que resolvem os problemas de varias classes trabalhadoras, como por exemplo: Bancários, Construção Civil, Professores, e funcionários (públicos ou privado), Radialistas, Trabalhadores Rurais, e.t.c.
--Centro Administrativo: onde se localizam o Fórum Municipal, Agencia do INSS, núcleo de Extensão Cultural da UFPB, Paraiban, Cagepa e Saelpa.
--Circulo Operário: que oferece assistência médica, odontológica e farmacêutica aos seus sócios.
--Associações Comunitárias: que são formados por pessoas de cada bairro, que lutam pela melhoria geral da sua comunidade.
--Creche: que dão assistência às crianças carentes.
--IPEP: assiste aos seus associados na parte médica e dentaria.
--DETRAN: é o órgão responsável pelo transito e pelo licenciamento de veículo e de habilitação para motoristas.
----Entidades e Clubes de Serviços: Maçonaria, Rotary, Rotarac, Lions Clube e vários outros que fazem trabalhos em favor da sociedade.


PODER JUDICIÁRIO:

A Comarca do município foi criada em 05 de novembro de 1874. Constituída dos de Cajazeiras (sede e nome da comarca), Cachoeira dos Índios e Bom Jesus e é servida de três Juizes de Direito das 1° 2° e 3° varas e três Juizes de Direito dos Juizados Especiais Cíveis (Lei Complementar N°25). Quanto a Justiça do Trabalho, a mesma se faz presente em Cajazeiras através da junta de Conciliação e Julgamento deste 18.08.95.


ASSISTÊNCIA POLICIAL:
         
Neste setor Cajazeiras conta com os seguintes órgãos:

-6º Batalhão de Policia Militar e suas 3 Companhias:1°,2° e 3°
A 1° cia. É interna, portanto, com sede em Cajazeiras e possui um afetivo de 195 homens. A 2° cia. Tem sede no município de Sousa e a 3° no município de Conceição.

-9° Superintendência Regional de Policia Civil. Cajazeiras contas com (duas) Delegacias Distritais, 1 (uma) Delegacia da Infância e juventude, 1 (uma) Delegacia da Mulher e 1(uma) Delegacia da Ordem Econômica.

RELIGIÃO:

No nosso Município a religião predominante é Católica, mas existe também os evangélicos e outras religiões que aqui se proliferam. O Chefe da nossa Diocese é o Bispo Diocesano Dom Matias Patrício de Macedo, que auxiliado pelos padres, realizam todos os atos religiosos.

Temos as Igrejas católicas: N. Sra. Fátima; a Igreja de São João Bosco e a Igreja São João Jose. Contamos também com varias capelas: do Carmelo, N. Sra. de Lourdes, Santo Antonio e Nossa  Senhora Auxiliadora.

Também existem capelas nos sítios e nas fazendas, nas vilas e nos distritos. Temos os templos evangélicos; Batista, Presbiteriana, Assembléia de Deus, Congregacional, Medotista livre, Igreja Universal do reino de Deus e  Testemunhas de Jeová, etc.  




FILHOS ILUSTRES E BENFEITORES:

São aqueles que, nascido ou não em uma cidade, destacaram-se ou destacam-se pelos serviços prestados á comunidade ou mesmo aqueles que pelo tipo de trabalho que desenvolvem divulgam e enobrecem o nome dessa cidade. São vários os filhos ilustres de Cajazeiras. A seguir o nome de alguns: Padre Inácio de Souza Rolim, Antonio José de Sousa (PROFESSOR), Crispim Coelho (professor), Cristiano Cartaxo (farmaceutico,professor e poeta), Dom Moisés Coelho (1° Bispo), Deusdedit Vasconcelos Leitão,(historiador), Edme Tavares de Albuquerque (bacharel e deputado), Epitácio Leite Rolim (ex-prefeito), Ivan Bichara Sobreira (professor, deputado e governador), José Antonio de Albuquerque (professor), Marcélia  Cartaxo  (atriz), Otacílio Jurema (médico, prefeito, deputado e senador), Rosilda Cartaxo (professora e escritora),Vitória Bezerra (professora) e Dom Zacarias Rolim de Moura (Bispo).

Dentre os benfeitores podemos citar: Cônego Luiz Gualberto de Andrade (sacerdote, educador e precursor do ensino superior em Cajazeiras), Francisco Matias Rolim (prefeito), João Claudino Fernandes (empresário), Mons.Vicente Freitas (sacerdote e educador) e Raimundo Correia Ferreira (empresário).


GLOSSÁRIO
Acidente geográfico: o mesmo que relevo.
Altitude: distância vertical em metros de um ponto da superfície da terra em relação ao nível zero ou nível dos oceanos.
Aluviões: sedimentos carregados e depositados pelos rios.
Agrimensura: medição dos campos, topografia elementar.
Arbóreas: plantas de médio porte e esgalhadas.
Arbustos: plantas de caule lenhoso, mas de ramificação a pouca altura.
Área: medida de uma superfície, superfície plana, delimitada.
Bromeliáceas: família de plantas cujo tipo é a macambira.
Caatinga: vegetação nativa do clima semi-árido, composta de arvores que perdem as folhas no estilo e geralmente é rica em espinhos, cactáceas e bromeliáceas.
Cactáceas- Plantas de caule esférico ou anguloso cheio de espinhos (folhas atrofiadas).

CAIC - Centro de Atenção Integral á Criança.
Clima - Conjunto de condições meteorológicas (temperatura, pressão e ventos, umidade e chuvas), que caracterizam o estado médio da atmosfera em um ponto da superfície terrestre.

Coordenadas Geográfico - termo global usado geralmente para indicar qualquer ponto da terra em relação aos meridianos e paralelos.

Domicilio-casa de residências, habitação fixa.
Devota-Beata, dedicada, religiosa.
Depressão-área ou porção do relevo situada a baixo do nível do mar, ou abaixo do nível das regiões que lhe estão próximas.
Discípulos – Aquele que segue conselhos ou doutrinas de outrem.
Distrito-Divisão territorial para diversos fins: policial, naval, de águas, fiscal, eleitoral, etc.
Edilidade-Cargo de  variação, Câmara de vereadores.
EEEF- Escolas Estadual de Ensino Fundamental.

EEEIF- Escolas Estadual de Ensino infantil e Fundamental.
EEEIFM-  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
E.E.EFM- Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
EMEF- Escola Municipal de Ensino Fundamental.
Estiagem Estado- divisão territorial do pais.
-Seca; período prolongado sem chuvas.
Folclore-Conjunto de tradições, conhecimentos, crenças e manifestações artísticas de caráter popular.
Fossas sépticas – Poços que recolhe imundices ou dejetos.
Governador – Pessoa que governa um estado.
Herbáceas - Ervas; plantas de pequeno porte cujos ramos e hastes não produzem madeira.
Hidrografia - É a parte da geografia física que estuda as águas correntes, águas paradas, águas oceânicas e as águas subterrâneas.
Hino-Música que simboliza algo.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Infra-estrutura-Base de uma estrutura.
icelbergue-Elevações que aparecem em áreas de clima semi-árido.
Intermitentes-Rios que ficam reduzidos a um pequeno volume de água ou mesmo chega a secar nos períodos de longa estiagem.
Lazer-Passa tempo, diversão.
Lei-Obrigação imposta; norma; regra.
Montanha-Grande elevação natural do terreno com altitude superior a 300 metros e constituída por um agrupamento de morros.
Município-Divisão territorial do estado governado por um prefeito.
País- Pátria, nação, terra onde nascemos.
Periféricos-Contornos ou periferia de um determinado lugar.
Planalto-extenção de terrenos sedimentares mais ou menos planos, situados em altitudes variáveis.
Planície-Extenção de terreno mais ou menos plano onde o processo de decomposição é maior que da erosão.
População-conjunto de habitantes de um determinado lugar.
Precursor-Aquele que vai adiante.
Presidente-Pessoa que governa um pais; chefe de uma nação ou de um órgão.
Região: Grande extensão de terra; lugar com características diferente dos outros.
Relevo-Diversidade de aspectos da superfície da crosta terrestre, ou seja, o conjunto dos desnivelamentos da superfície do globo terrestre ( montanhas, planaltos,planície e depressões)
Vegetação: conjunto de plantas nativas de uma determinada região.
Solo-camada superficial de terra arável possuidora de vida microbiana.





       




OS MANDAMENTOS DO ADVOGADO



1º ESTUDA. O direito está em constante transformação. Se não acompanhas serás cada dia menos advogado.

2º PENSA. O direito se aprende estudando; porém se pratica pensando.

3º TRABALHO. A advocacia é uma fatigante e árdua atividade posto a serviço da justiça.

4º LUTA. Teu dever é lutar pelo direito; porém quando encontramos o direito; em conflito com a justiça, luta pela justiça.

5º SER LEAL. Leal para celeremente, a quem não deves abandonar a não ser que perceba é indigno do teu patrocínio.
Leal para com o seu adversário, ainda que ele seja desleal contigo, leal para com o juiz que ignora os fatos e deve confiar no que ti lhes ditas e que mesmo quando ao direito, às vezes tem de confiar no que lhe invocas.

6º TOLERA. Tolera a verdade, ele via, como gostaríamos que a tua fosse tolerada.

7º TEM PACIÊNCIA. O tempo viga-se das coisas que se fazem sem sua colaboração.

8º TEM FÉ. Tem fé no direito como melhor instrumento para a consciência humana, em justiça como no destino moral do direito na paz como no substituto benevolente da justiça e sobre tudo tem fé na liberdade sem a qual não há direito nem justiça nem paz.

9º ESQUECE. A advocacia é uma data de paixões. Se a cada batalha formos carregando tua alma de vencedor, chegou o dia em que a vida será impossível para ti, terminando o combate. Esquece tanto a vitória quem derrota.

10º AMA TUA PROFISSÃO. Procura considerar de tal maneira que no dia, que teu filho de peça conselho sobre seu futuro, considere uma honra para ti aconselhá-lo que se torne advogado.

EU SOU BREJO E OU SERTÃO



Eu sou brejo e sou sertão,
Sou muitos, mas nasci só,
Sou Sousa, sou Piancó,
Sou inverno e sou verão.
  
Sou antigo, sou atual,
Sou milionário e sou pobre,
Sou plebeu, também sou nobre.
Sou infiel, sou leal.
  
Sou valente, sou medroso,
Sou elegante sou grosseiro,
Sou lento e sou ligeiro,
Sou obediente e teimoso.


Sou bruto e civilizado,
Sou outono, sou primavera,
Sou palacete e tapera,
Sou sedentário e agitado.



Sou livre, sou dependente,
Sou lembrado, sou esquecido,
Sou prudente e atrevido,
Sou opaco e transparente.

Sou idêntico, sou diferente,
Sou espinho e sou flor,
Sou frio e sou calor,
Sou rigoroso e clemente.
  

Sou pardal ou patativa,
Sou esquadro sou martelo,
Sou um poeta singelo,
Sou JOSÉ ALVES DA SILVA.
 SONETO-EU
 Sou um argueiro no do mundo,      
           
Sou fragmento da fumaça,
Eu sou nuvem que no céu se passa
Sou lágrima de um poeta vagabundo.
  

Eu sou deveras a alegria permanente,
Sou a fonte de alguma inspiração,
Sou a energia que tem coração!
Sou a paz que vem do “Oriente”.


ESTAMOS PUBLICANDO JUNTO COM ESTA SIMPLES OBRA  UMA MINI CARTILHA  RELIGIOSA  O BOLETIM ELEITORAL DAS ELEIÇÕES  2010   E  O FAMOSO MANUAL DO HOMEM DO CAMPO  COM  AS PREVISOES  CLIMATOLICAS PARA O PROXIMO ANO 2011  ALEM DA REVISTA  CAJAZEIRAS  E  A  REVISTA  DO  COMERCIO COM EXPEDIENTE INTERNO SO PARA OS COMERCIANTES LOCAIS DE CAJAZEIRAS.BREVE ESTOU DE VOLTA A TELEVISAO PARA TODO O BRASIL  NO CANAL DAS PARABOLICAS  AGUARDEM   
AGRADECIMENTO ESPECIAL A DONA DOLORES DO CARTÓRIO, SEU NATÉRCIO DA FARMÁCIA CRUZ VERMELHAS, E DECA DO ATACADÃO RIO DO PEIXE.


Município de Cajazeiras "Terra que ensinou a Paraíba a ler"
Hino Aniversário 22 de agosto Fundação 10 de julho de 1876 Gentílico cajazeirense Lema A Bimis Fundamentos

 (20092012) Localização
Localização de Cajazeiras
Localização de Cajazeiras na Paraíba
Localização de Cajazeiras em Brasil

Localização de Cajazeiras no Brasil 06° 53' 24" S 38° 33' 43" O06° 53' 24" S 38° 33' 43" O Unidade federativa  Paraíba Mesorregião Sertão Paraibano IBGE/2008 Microrregião Cajazeiras IBGE/2008 Região metropolitana Municípios limítrofes Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Nazarezinho, São José de Piranhas, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus. Distância até a capital 477 km Características geográficas Área 586, 275 km² População 57.875 hab. est. IBGE/2009[2] Densidade 97,7 hab./km² Altitude 298 m Clima semiárido Fuso horário UTC-3 Indicadores IDH 0,685 médio PNUD/2000[3] PIB R$ 229.200 mil IBGE/2005[4] PIB per capita R$ 4.030,00 IBGE/2005[4]

AQUI  DADOS  PRECISOS  SOBRE  CAJAZEIRAS  PB

Esportes

Times de Futebol

Filhos ilustres


REPLAY (Outras Fontes)

História

 

Foi exatamente a árvore cajazeiras que deu origem ao nome da Fazenda Cajazeiras e conseqüentemente ao município. A área foi concedida ao pernambucano Luiz Gomes de Albuquerque pelo governador da Capitania, Jerônimo José de Melo.
Conforme documentos do final do século XVIII, o governador da Capitania, Luiz Antônio Lemos Brito, concedeu por sesmaria a Francisco Gomes Brito e José Rodrigues da Fonseca as terras que margeavam a Lagoa de São Francisco. As sobras das mesmas terras eram concedidas, após 13 anos, a Luiz Gomes de Albuquerque, justamente o pai de Ana Francisca de Albuquerque, depois conhecida como Mãe Aninha, a mãe de Inácio de Sousa Rolim, o padre Rolim. Do casamento com Ana e Vital de Sousa Rolim, nasce Inácio, no Sítio Serrote, no dia 22 de agosto de 1800. No mesmo ano, começa a construção da casa da família Rolim no Sítio das Cajazeiras, Luiz Gomes fez doação do sítio à filha Ana de Albuquerque que, quando contraiu o seu matrimônio com Vital de Souza Rolim, transformou a localidade em uma grande fazenda de gado.
Às margens do rio que atravessava a fazenda construíram, no ano de 1804, uma casa conhecida como "A Casa Grande da Fazenda". Próximo ao local, foi feito um reservatório d’água denominado de "Açude Grande" que destinava-se ao abastecimento dos moradores e para a criação de animais. Numa pequena colina, percebiam-se as manifestações de uma comunidade às vistas de um reservatório d'água, até hoje chamado de "Açude Grande". No ano de 1915 houve uma grande seca, sendo necessário a ampliação do açude. Ana de Albuquerque iniciou a construção da Capela de Nossa Senhora da Piedade, da qual era devota, no ano de 1834.
A pequena Capela que foi construída por "Mãe Aninha" (Ana de Albuquerque, mãe do Padre Rolim) veio a ser a catedral do bispado, cuja padroeira era Nossa Senhora da Piedade, hoje Matriz de Nossa Senhora de Fátima. O 1º Vigário foi padre José Tomaz de Albuquerque e o 1º bispo foi dom Moisés Coelho, que tomou posse no dia 29 de junho de 1915.


MONOGRAFIA DE CAJAZEIRAS EDIÇÃO SUPLEMENTAR DA REVISTA CAJAZEIRAS
RESPONSAVEL: JORNALISTA FRANCISCO DIASSIS GOMES – CHICO DO RADIO
PESQUISA: CICERA BENIGNO, MARY JOSÉ, JOSEFA DE OLIVERA .
COLABORAÇÃO: DEMETRIO – PAPELARIA MULTIUSO.
TIRAGEM: 1.000 EXEPLARES
DIAGRAMAÇÃO: GEORGE EMERSON
Tel: (83) 3531-1234 ou (83) 9618-5089
 
 


Primitiva imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Cajazeiras. Imagem que pertenceu a Mãe Aninha e que estava no altar-mor da antiga Catedral. O casal também teve outros filhos, mas foi Inácio que se destacou e pela inteligência e pelo espírito visionário,depois de ter recebido os princípios da sua formação na cidade do Crato-CE, ele se ordena sacerdote em setembro de 1825, em solenidade presidida por Dom Tomaz de Noronha, no Palácio Episcopal de Olinda-PE.
As origens da cidade estão ligadas à "Escolinha de Serraria", criada por volta de 1829, numa casa de madeira, pelo padre Inácio de Souza Rolim, e que após quatro anos, começou a crescer em Cajazeiras - terra natal do mestre - e foi escolhia para receber as bênçãos de um educador preocupado em conscientizar os seus alunos para novos caminhos, embasados política, cultural e religiosamente. Sete anos depois, a escolinha se muda para um prédio maior, de alvenaria, e começa a atrair alunos de vários Estados do Nordeste do Brasil.
Foi no ano de 1843 que o Padre Rolim, ergueu uma "Casa Escola" na fazenda dos seus pais, mais tarde denominada de colégio, que começou a atrair estudantes de vários municípios circunvizinhos e até de outras províncias, inclusive, em regime de internado, como o Padre Cícero, do Juazeiro do Norte, conhecido missionário.
Outras personalidades estudaram e passaram a morar nas imediações do colégio, sendo esse o motivo pelo qual costuma-se dizer que Cajazeiras é a terra que ensinou a Paraíba a ler. Foram as moradias construídas perto do colégio que deram origem ao município de Cajazeiras, fundado pelo Padre Inácio de Souza Rolim em 22 de agosto de 1863.
O Colégio funcionou no mesmo prédio onde foi instalada a Escola Normal criada em 1836, hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes. No dia 20 de junho de 1864 foi instalado oficialmente o primeiro governo municipal assumindo o comando cajazeirense o vereador-presidente da Câmara, padre José Tomaz de Albuquerque.
De acordo com relato do historiador Deusdedith Leitão, antes mesmo que conquistasse a sua desejada autonomia a cidade de Cajazeiras já experimentara relativa projeção no cenário político da província, ao eleger o bacharel Manoel de Sousa Rolim como deputado na legislatura de 1844 a 1845. Contudo, limitava-se à representação do distrito à Câmara Municipal de Sousa, de cujo poder participou como representante dos cajazeirenses, o futuro comandante Vital de Souza Rolim.
Na condição de vereador e representante do distrito junto à Câmara Municipal de Sousa coube a Vital Rolim (neto do fundador) instalar em 20 de junho de 1864 o município de Cajazeiras, que fora criado pela lei provincial de número 92 de 23 de novembro de 1863 cujo destino político e administrativo era confiado à Câmara Municipal também instalada no mesmo dia, sob a presidência do benemérito sacerdote cajazeirense Padre José Tomaz de Albuquerque que fora igualmente o primeiro vigário da paróquia.
No período de 12 anos que Cajazeiras passou como vila, um dos mais agitados politicamente, foi marcada por episódios que inquietaram a sua gente e concorreram para desencadeamento de fatos, como o brutal assassinato do tabelião Leandro Soares.
Esse período marcava os desencontros entre liberais e conservadores que, inclusive, chegaram a motivar a intervenção oficial feita pelo barão de Maraú. No dia 10 de julho de 1876 pela Lei de n o 616 foi elevada à categoria de cidade a então Vila de Cajazeiras.
Apesar de Cajazeiras ter duas importantes datas na sua história, a Câmara Municipal, no ano de 1948 aprovou um projeto de Lei de autoria do então vereador Geminiano de Sousa que estabelecia o dia 22 de agosto, dia do nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, para ser comemorado o dia da cidade, que foi transformado em feriado municipal.

OBSERVAÇÃO: O EDITOR SECRETARIO DO POVO REGISTRA E LAMENTA A FALTA DE APOIO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS.





PONTOS TURÍSTICOS

CATEDRAL N.S. PIEDADE


CENTRAL CRISTÃ DO BRASIL
 
 















ESCOLA TÉCNICA FEDERAL 


 
 


















FAFIC (ANTIGO COLEGIO DIOCESANO PADRE ROLIM)


 
 













FOTOS ANTIGAS DA CIDADE

ESTA MONOGRAFIA É UMA HOMENAGEM A
DR. EPITÁCIO LEITE ROLIM, UM DOS MAIORES BENFEITORES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB