O novo secretário de desenvolvimento rural de Cajazeiras, Francisco Arcanjo Neto, já definiu um plano de ações para ser colocado em prática pela atual gestão, nesses primeiros meses do ano. Ele já apresentou várias ideias para avaliação da prefeita Denise Albuquerque, na expectativa de receber o seu aval, visando o trabalho que pretende desenvolver em favo desse setor.
Entre as ações proposta, destaca-se um programa emergencial para socorrer os pequenos criadores que estão perdendo o rebanho. Trata-se a aquisição por parte do município de ração animal para ser comercializada a preços subsidiários, uma vez que o programa do governo do estado tem ido insuficiente para atender o grande número de produtores da região.
Arcanjo Neto acredita que essa seria uma ajuda muito importante, principalmente para os pequenos produtores rurais do município que estão tendo enormes dificuldades em manter o gado, em virtude da grave seca que atinge a região e que deverá se prolongar até o mês de Março. “Acredito que a nossa prefeita vai analisar a ideia com muita atenção e discutir a sua viabilidade, levando-se em consideração o momento emergencial vivido pelo município”, comentou.
Ele também revelou que pretende definir algumas parcerias com outras instituições e entidades dos trabalhadores rurais, objetivando melhorar as condições de vida da população rural. Uma das prioridades da pasta no momento é a questão do Garantia Safra. “Vamos ouvir as lideranças comunitárias, discutir suas reivindicações e estabelecer parcerias, sempre focando melhores dias para os trabalhadores do campo”.
O secretário disse que encontrou a secretaria sem muitas condições de trabalho, pois em termos de equipamentos encontrou apenas uma motosserra e um cortador de grama, que pertencem a secretaria executiva do meio-ambiente.
Jornal Gazeta do Alto Piranhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário