NET RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO NATAL 2017

NET  RÁDIO CULTURA RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A PROGRAMAÇÃO DO  NATAL 2017
NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB O CANAL DOFORRO APLICATIVO ESPECIAL MÚSICAS CEM POR CENTO NORDESTINAS

6.3.10

24 comentários:

  1. Áries: Conte com ótimas vibrações para conseguir o que quer em 2008, graças a influencia do planeta regente do seu signo, você vai aumentar as suas chances de realizar seus maiores sonhos. Vai brilhar na profissão, tento muitas oportunidades que te farão feliz. Mudanças em várias coisas farão de você uma pessoa realizada. É seu o ano aproveite!
    Cores de sorte: Vermelho, Amarelo e Salmão.
    Dias de sorte: Domingo e terça-feira.
    Incensos: Mirra e Limão.
    Santo protetor: São Jorge.
    Touro: Marte vai dar um novo ritmo a sua vida, o regente do ano vai iniciar na casa da sexualidade e dos negócios. A força para seu signo no novo ano se inicia com mais vigor, será preciso um esforço extra para conter sua possecividade no amor. Seu valor será reconhecido, terá muita sorte e apoio dos amigos. Aposte em seus talentos e tire o melhor proveito use a razão mais que a emoção.
    Cores de sorte: Verde, Azul e tons de Terra.
    Dias de sorte: Quarta-feira e sexta-feira
    Incensos: Sândalo e jasmim
    Santo protetor: São Sebastião
    Gêmeos: Sua vida sentimental estará com tudo em 2008. Sua situação financeira promete melhorar muito, a energia de marte vai encher você de paixão, disposição, entusiasmo e confiança. O ano será movimentado, cheio de oportunidades boas, aproveite!
    Cores de sorte: Rosa, Azul e tons Amarelados.
    Dias de sorte: Quarta-feira e sexta-feira
    Incensos: Cravo e Lavanda
    Santo protetor: São Cosme e Damião
    Câncer: Pode esperar muita paixão em 2008, evite aventuras para não sofrer decepções. Poderá contar com a sorte no ano novo, o seu regente vai iniciar o ano no paraíso astral, você tende a se sentir muito mais feliz, e a vontade com a própria vida.
    Cores de sorte: Branco, Rosa, Cinza e Prata
    Dias de sorte: Segunda-feira e Terça-feira.
    Incensos: Musk e Patchouli
    Santo protetor: N. Sª do Carmo.
    Leão: O astro rei será o responsável por fazer com que você não tenha medo de batalhar por melhorias e crescimento no ambiente do trabalho. Este ano vem para coroar os seus esforços e trazer realizações.
    Cores de sorte: Amarelo, Azul e Dourado.
    Dias de sorte: Domingo e Quinta-feira
    Incensos: Alfazema e Sândalo
    Santo Protetor: São Gerônimo.
    Virgem: Aproveite a energia e invista na paixão, a temporada promete ser inesquecível neste setor. Você vai se sentir mais disposta e preparada para encarar qualquer desafio que aparecer na sua frente em 2008. Seus talentos serão realçados, conte com a sorte no início do ano para farejar boas oportunidades de lucrar.
    Cores de sorte: Azul, Preto, Branco e tons pasteis
    Dias de sorte: Quarta-feira e Sábado
    Incensos: Canela e alecrim.
    Santo Protetor: São Roque.
    Libra: Confie no próprio taco e lute pelo o que quer. Para você amar é tão importante como respirar, o ano é ótimo para você no amor. Aguarde boas noticias no trabalho, novas oportunidades poderão surgir. A sua meta será alcançar a felicidade.
    Cores de sorte: Azul , Rosa e Verde.
    Dias de sorte: Sexta-feira e sábado
    Incensos: Benjoim, Açafrão
    Santo protetor: São Bartolomeu.
    Escorpião: Se esforce para por em prática os seus ideais. Os astros vão deixar seus desejos á flor da pele, com enorme carisma, vai ser fácil fisgar corações. O momento é de aprender a lidar com os ressentimentos e as velhas magoas. Sua profissão cobrar empenho, e questões que evitava resolver deverão ser solucionadas agora.
    Cores de sorte: Preto, Rosa e Vermelho
    Dias de sorte: Terça-feira e Quinta-feira
    Incensos: Benjoim e Alfazema
    Santo protetor: Sant´ana
    Sagitário: Alie seu otimismo a perseverança para vencer. Você terá chances de se esbaldar na paixão em 2008 concretizará seus sonhos no ano novo. Coloque um ponto final nas magoa que lhe atormenta,cabe a você acreditar nesta energia positiva, nas finanças o ano é ótimo, vai se destacar no trabalho sem temer desafios.
    Cores da sorte: Vermelho e Vinho
    Dias de sorte: Terça-feira e Quinta-feira
    Incensos: Rosas e Cedro
    Santo protetor: Santa Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Capricórnio: Marte vai estimular a união com pessoas queridas. Os astros vão deixar seu signo mais respectivo as mudanças, sorte, confiança, sabedoria, percepção e coragem não vão lhe faltar para tudo na sua vida nada vai passar despercebidos ao seu olhar criterioso.
    Cores de sorte: Verde, Marrom e Cinza.
    Dias de sorte: Sexta-feira e Sábado
    Incenso: Benjoim e Musk
    Santo protetor: São Lázaro
    Aquário: Use sua intuição para identificar boas oportunidades. Seu bem estar estará protegido na maior parte do ano. Companheirismo, diálogos, sintonia e descontração são as principais promessas de Marte, regente de 2008. Tudo indica que, se você partir em busca da sua independência não terá motivos para se queixar de falta de grana no ano novo. O momento é de transformação, planeje e conquistará tudo que deseja.
    Cores de sorte: Azul, Lilás e Preto
    Dias de sorte: Quarta-feira e Sábado
    Incensos: Patchouli e alecrim
    Santo protetor: São Pedro
    Peixes: O ano será de boas energias para você, terá mais garra para batalhar pelo o que deseja suas atitudes estarão mais decididas e ousadas em 2008. Muitas portas deverão se abrir para você nas finanças. Algo que vinha planejando á tanto tempo irá se concretizar. Seja mais discreto, pois assim terá mais chance de se dar bem se preocupe com suas espiritualidade acabem as emoções negativas que 2008 é ótimo para você. Cores de sorte: Verde, Branco, Amarelo escuro e Azul escuro.
    Dias de sorte: Segunda-feira e Quinta-feira
    Incenso: Mirra e cânfora
    Santa Protetora: Nossa Senhora.
    Previsões feitas por: Severina Bárbara (Astróloga, psicóloga, e espírita)
    Endereço: Rua: Cel. Justino Bezerra – 33 centro Cajazeiras –PB. Telefone: (083)-3531-1344







    TODOS OS LEITORES FIQUEM LIGADOS COM NOSSA PRODUÇAO DE RADIO JORNLAISMOS NOS SABAODS DE DEZENOVE AS VINTES HORAS NA RADIO OESTE AM DE CAJAZEIRAS PB EM CADEIA COM A RADIO RAIZES DO NORDESTE FM DE ALAGOA NOVO SOBRE O COMANDO DO ALBINO GONZAGA E OS OUTROS MEMBROS O NOSSO GRRANDE COMUNIUCADOR SILVANO SILVA PELA A RADIO CIDADE FM DE MARI PARAIBA QUE ESTA EM NOSSA REDE E ESTA TAMBEM NO GOOGLE DIRETO PARA O MJNDO O NOSSO EDILSOM COSTA O BRASA DIRETO DE CAMPINA GRANDE PELA A RADIO RAIXES DO NORDESTE FM ELE QUE FAZ NOS SABADOS A NOITE DEPOIS DO NOSSO PROGRAMA NA RADIO OESTE UM GRANDE PROGRAMAÇO COM OS BEATLES EM CADEIA COM AS DEZ EMISSORAS QUE ESTAO EM NOSSA REDE RAIZES DO NORDESTE FM BREVE ESTARESMO COM CRIS RAMALHO LA DE RUI BARBOSA BAHIA PELA A RADIO CHAPADA NEWS FM EMFIM O PROPRIO ALBINO GONZAÇA ESTA NAS SEXTAS COM O NOSSO GONÇALVES E O PROGRAMA A VITROLA DA SAUDADES SÃO MUSICAS DE FUNDO DE BAU PORTANTO AGRADEÇO A DEUS E TODA NOSSA EQUIPE A VOCE JOAO AI NA RADIO CIDADE ALAGOA SECA O NOSSO IRMAO DA RADIO SÃO FRANCISCO FM LA DE CANIMDE O LUIZINHO BENIGNO EM CONCEIÇAO PELA A RADIO SAMTA RITA FM A EQUIPE DA RADIO VALE DO PIANCO QUE BREVE ESTA MOSTRANDO TODA A CULTURA DO VALE DO PIANCO A NOSSA MESTRE SEVERRINA BARBARA QUE NOS COLABOROU SEU ZE FIRMINO RAIZEIRO ENFIM TODOS QUE NOS AJUDAM O JORGE DO SITE SERTAO NEWS EMFIM E OUTROS PARCEIROS QUE FAZEM PARTE DA REDE NESTE MEADO DE ABRIL ESTOU NJMA TELEVISAO DA BAHIA PELO O CANAL TV SAF WWW.. TVSAF.COM.BR AGUARDEM NOS NAS SEGUNDAS QUARTAS E SEXTAS DAS VINTE AS VINTE UMA HORAS COM N OVIDADES

    ResponderExcluir
  3. EU VOU EXPOR TODOS OS MEMBROS DA NOSSA REDE TODOS OS LOCUTORES NOSSA EQUIPE DA REDE PARAIBANA DE CULTURA QUE VEM CRESCENDO MUITO E GRAÇAS AOS NOSSOS ANUNCIANTES TODOS POR TODOS ENTAO VAMOS EXPOR TODAS AS RADIOS COM OS DIVERSOS PROGRAMAS ALIAS A REDE DE EMISSORAS JA SE ENCONTRA NO PAINEL DESTE PERFIL LEIA SE ONDE TEM O QUADRO DA RADIO OESTE AM DE CAJAZEIRAS ESTA A FORMAÇAO DE REDE DO SISTEMA RAIZES DO NORDESTE FM PORTANTO NOSSO MUITO OBRIGADO AQUI VOCES VAO ENCONTRAR DEZ TRENS DE INFORMAÇOES REFERENTE A CULTURA PRINCIPALMENTE E ATENÇAO VOU MOSTRAR AQUI O DICIONARIO ANORDESTINADO E PRU QUI PRU CULA ONDETATU OXENTE SAI PIAO SAO MAIS DE QUINZE MIL PALAVRAS NO NOSSO ESTILO SERTANEJO POR ISSO NAO IGONREM PALAVRAS ERRADAS AQUI E PRINCIPALMENTE POR SER UM BLOG QUE SE IENDTIFICA COM A NOSSA CULTURA ENTAO VAMOS OBEDECER O DICIONARIO ANORDESTINADO A RIGOR E BEM INTERESSANTE NOS DESCUBRA AOS POUCOS POR AQUI NOS VAMOS EXPOR UMA PROFESSORA DE CAJAZEIRAS EM CUBA NUM CONGRESSO DE POETAS UM ESCRITOR CAJAZEIRENSE QUE ESCREVEU UM LIVRO TODO EM INGLES E OUTRO DO PADRE ROLIM QUE FOI ESCRITO EM LATIM E VARIAS OUTRAS LINGUAS VAMOS MOSTRAR DE TODOS ELES AQUI UM POUCO

    ResponderExcluir
  4. ALMANAQUE DO SERTÃO Manual do homem do campo.

    Calendário Agrícola
    Ver o anexo

    AGUARDEM O RELATORIO DE TODOS OS NOSSOS TRABLHOS DE CORDEL JÁ IMPRESSOS ALIAS JÁ PASSAMOS DOS TRINTA E CINCOS LIVROS TIPO FOLHETIM ALEM DAS REVISTAS DE PESQUISA ESCOLAR QUE A VINTE E SEIS ANOS ESTA SERVINDO AS ESCOLAS UNIVERSIDADES DE CAJAZEIRAS COM TEMAS PRA PESQUISA ESCOLAR ETC E NOSSO LIVRO CONHECENDO CAJAZEIRAS QUE VAMOS EXPOR NESTE BLOG TODAS AS DUAS PAGINAS MOSTRANDO DADOS HISTORICOS DOCUMENTARIO COMPLETO DO MUNICIPIO EMFIM TODOS OS DADOS DE CAJAZEIRAS LASER SOCIAL TURISMO ESPORTES COMERCIO CLUBES ETC
    ESCREVEMOS TAMBEM O FAMOSO BOLETIM ELEITORAL QUE EXPOE PESQUISAS DADOS DAS ELEIÇOES DESDE MIL E OITOCENTOS E VINTE E DOIS QUANDO OCORRERAM AS PRIMEIRAS ELEIÇOES NO BRASIL E INTERESSANTE PIANCO PARAIBA FOI QUEM ENSINOU O BRASILEIRO A VOTAR O PRIMEIRO VOTO SECRETO PARTIRAM DA VELHA CENTENARIA PIANCO COM QUASE TREZANTOS ANOS DE EXISTENCIA E AI VAMOS FAZER UM RELATO SOBRE PIANCO PARABIA NESTE CONTEXTO DE VOTAÇAO PORTANTO LEITORES INTERNAUTAS AQUI VAMOS MOSTRAR VERSOS CONTOS ESCTORIAS SLIDES FILMES DA REGIAO E PRINCIPALMENTE NOSSO CORDEL A E X O HOMEM QUE DE IXOU A SUA MULHER PRA VIVER COM UMA JUMENTA TEMOS TAMBEM O PEIDO QUE O JEGUE DEU E MATOU VINTE E SETE PESSOAS FAZEM PARTE DE NOSSA CULTURA NORDESTINA AFORA NOSSOS ARTISTAS DA TERAA COMO NONATO CEARENSE QUE TAMBEM E POETA COMPOSITOR E CONTADOR DE DE ANEDOTAS ENTRE OUTROS COMO SEU PIMENTA DA CAGEPA QUE TE M, TAMBEM UM GRANDE ACERVO CULTURAL DE POESIAS E PRA ISSO CAJAZEIRAS E RIQUISSIMA AGORA DESPONTA O ROBERTO LA DE VARZEA DA EMA E TANTOS OUTROS POETAS DE MESAS E DE IMPROVISOS COMO CHICO GUEDES ENFIM PESSOAS QUE ESTAO NO ANOMIATO E VAO SEREM VISTOS ATRAVEZ DESTE TRABALHO O POETA AZIIEL LIMA IRMAO DE CHICO DO RADIO UM GRANDE COMPOSITOR TAMBEM FELIPE RABALHO NOSSO PRODUTOR E TABEM DIZER QUE ESTAMOS FAZENDO UMA INTEGRAÇAO COM A CULTURA BAHIANA CEARENSE PERNANBUCANA A NOSSA PARAIBANA E A FINALIDADE E DOCUMENTAR AS COISAS IMPORTANTES PRA NOSSA GERAÇAO FUTURA GRAÇAS A DEUS E O SISTEMA GOOGLE O MUNDO ESTA ABERTO PRA NOS E GANHA TODO MUNDO PORQUE A INTERNETE E UMA ABERTA PRA QUEM QUER CONHECER O MUNDO EU MSEMO FICO MUITO FELZI PORQUE ESTOU FAZENDO AMIGOS COM A CULTURA MINEIRA GAUCHA ENTR E OUTRAS MJITO OBRIGADO PRA QUEM NOS SEGUEM E COM CERTEZA VOCES AQUI VAO DESCOBRIR COISAS IMPORTANTES SOBRE CULTURA INFORMAÇOES DE UTILIDADE AQUI CONTINUA O AMIGO DE VOCES CHICO DO RADIO O SECRETARIO DO POVO DIRETO DE CAJAZEIRAS ESTADO DA PARAIBA E ATENÇAO A QUALQUER MOMENTO ESTAREMOS EM SUA CIDADE PESQUISANDO FOTOGRAFANDO E DOCU,EMTANDO SUA CIDADE

    ResponderExcluir
  5. PROGRAMAÇÃO :
    DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA : PROGRAMA NA COZINHA DO FORRÓ DIRETO DA RÁDIO CIDADE DE MARI. APRESENTAÇÃO Coroné Mussulino. _________ DE 20 ÁS 21:30 ENCONTRO COM NELSON DIRETO DE ALAGOA NOVA.APRESENTAÇÃO: Albino Gonzaga.__________ DE 22 ás 00 hrs PROGRAMA FALANDO DE AMOR COM: Silvano Silva. ************************************ SÁBADO: DE 14 ás 19 hrs PROGRAMA SÁBADO DA GENTE COM: Silvano Silva._________ DE 19 ás 20 hrs PROGRAMA AS CIDADES EM REVISTA COM: Chico do Rádio. _____________ De 20 ás 22 hrs PROGRAMA BEATLES FOREVER COM: Edilson Costa._____________ DE 22 ás 00 hrs SÁBADO DA GENTE SEGUNDA EDIÇÃO COM: Silvano Silva. ************************************* DOMINGO: DE 9 ás 11 hrs PROGRAMA SAUDADE NÃO TEM IDADE COM: Edilson Costa.____________ DE 11 ás 15 hrs PROGRAMA DOMINGO DA GENTE COM: Silvano Silva.____________ DE 22 ás 00 hrs PROGRAMA AS MELHORES DO REI COM: Silvano Silva.
    ANUNCIE AQUI...

    ResponderExcluir
  6. NOSSOS LINKS

    * LIVROS ESTUDOS BLÍBICOS E TEOLÓGISCOS GRATIS
    * LIVROS E E-BOOKS EVANGELICOS GRATIS
    * LIVRO DE SANTO AUGOSTINHO GRATIS
    * LIVROS DE GRANDES CLÁSSICOS GRATIS
    * LIVROS E AFINS GRATIS
    * LIVROS ESPIRÍTAS GRATIS
    * LIVROS DE AUTORES ESPIRÍTAS CLÁSSICOS
    * BIBLIOTECA VIRTUAL
    * JORNAL O POVO DE FORTALEZA
    * JORNAL CORREIO BRASILIENSE
    * JORNAL DIARIO DE NATAL
    * JORNAL O DIA
    * JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO
    * JORNAL DO COMERCIO,PE
    * JORNAL DIARIO DE PERNAMBUCO
    * JORNAL O NORTE
    * JORNAL DA PARAIBA
    * JORNAL DIARIO DA BORBOREMA
    * PORTAL CORREIO DA PARAIBA
    * OI VELOX
    * PORTAL DA TRANSPARENCIA CAMPINA GRANDE
    * DETRAN,PB
    * AESA,PB
    * PORTAL DO SERVIDOR,PB
    * 2ª VIA OI FIXO
    * 102 TELELISTA
    * TORPEDOS OI
    * PROCON CAMPINA GRANDE
    * PROCON ESTADUAL
    * DEFESA CIVIL CAMPINA GRANDE
    * SAMU CAMPINA GRANDE
    * POLICIA RODOVIARIA FEDERAL
    * BOMBEIROS,PB
    * POLICIA CIVIL,PB
    * POLICIA MILITAR,PB
    * COPERVE
    * CONVEST
    * CAGEPA
    * ENERGISA,PB

    VISITANTES NO MUNDO

    ResponderExcluir
  7. Calendário Astronômico - 2010



    Produção: Irineu G. Varella e Priscila D.C.F. de Oliveira
    Criado em: 1996 - Primeira Edição: 1997 - Nº 76 - Abril de 2010


    NASCER E OCASO DO SOL E DA LUA


    São Paulo - SP
    Brasília - DF
    Rio de Janeiro - RJ
    Recife - PE
    Belo Horizonte - MG
    Porto Alegre - RS



    FENÔMENOS ASTRONÔMICOS



    IMPORTANTE


    Os horários das ocorrências dos fenômenos valem para o fuso (-3h) que abrange a maior parte do território brasileiro ( Tempo Legal do Distrito Federal: TDF = TU - 3h ). Para as localidades situadas no fuso (-4h) subtrair 1h dos horários indicados tendo-se em conta as eventuais mudanças de data.

    ResponderExcluir
  8. Abril de 2010

    Tempo Legal do Distrito Federal ( TDF = TU - 3h )
    Dia

    DS

    Hora
    Fenômeno
    03

    Sab

    07 h
    Antares ( Alpha Sco ) a 1,6° ao S da Lua;
    06

    Ter

    06h 37m
    Quarto Minguante. Lua em Sagittarius;
    06

    Ter

    20 h
    Plutão estacionário. Início do movimento aparente retrógrado;
    08

    Qui

    18 h
    Mercúrio em elongação máxima leste (19,3°). Visível ao entardecer;
    08

    Qui

    23h 46m
    Apogeu da Lua. Distância Terra-Lua = 404.997 km;
    09

    Sex

    21 h
    Netuno a 4,1° ao S da Lua;
    11

    Dom

    18 h
    Júpiter a 6,0° ao S da Lua;
    12

    Seg

    11 h
    Urano a 6,0° ao S da Lua;
    13

    Ter

    -----
    Passagem de Vênus pelo nodo ascendente;
    14

    Qua

    09h 29m
    Lua Nova - Início da Lunação nº 1.080 - Lua em Pisces;
    15

    Qui

    19h
    Mercúrio a 1,6° ao S da Lua;
    16

    Sex

    09 h
    Vênus a 4,0° ao S da Lua;
    17

    Sab

    03 h
    Lua a 0,52° ao S do Aglomerado M45 ( Pleiades );
    18

    Dom

    09 h
    Mercúrio estacionário. Início do movimento aparente retrógrado;
    19

    Seg

    -----
    Passagem periélica do cometa 30P/Reinmuth 1. Distância ao Sol = 1,884 UA;
    21

    Qua

    03 h
    Pollux ( Beta Gem ) a 8,0° ao N da Lua;
    21

    Qua

    15h 20m
    Quarto Crescente. Lua em Cancer;
    22

    Qui

    06 h
    Marte a 4,5° ao N da Lua;
    22

    Qui

    15h 26m
    Início da Rotação Sinódica Solar nº 2.096 ( Abr.22 - 18:26 TU = Abr.22,7678 TU );
    23

    Sex

    17 h
    Regulus ( Alpha Leo ) a 4,3° ao N da Lua;
    24

    Sab

    13 h
    Vênus a 3,6° ao S do Aglomerado M45 ( Pleiades );
    24

    Sab

    18h 00m
    Perigeu da Lua. Distância Terra-Lua = 367.141 km;
    25

    Dom

    20 h
    Saturno a 8,1° ao N da Lua;
    27

    Ter

    11 h
    Spica ( Alpha Vir ) a 3,1° ao N da Lua;
    28

    Qua

    09h 18m
    LUA CHEIA. Lua em Virgo;
    28

    Qua

    13 h
    Mercúrio em conjunção inferior com o Sol. Invisível;
    30

    Sex

    17 h
    Antares ( Alpha Sco ) a 1,7° ao S da Lua;

    ResponderExcluir
  9. CALENDÁRIO JULIANO



    Dias Julianos - Abril de 2010

    Dia

    DS

    DA

    DJ

    Dia

    DS

    DA

    DJ

    Dia

    DS

    DA

    DJ
    01

    Qui

    091

    287,5

    12

    Seg

    102

    298,5

    23

    Sex

    113

    309,5
    02

    Sex

    092

    288,5

    13

    Ter

    103

    299,5

    24

    Sab

    114

    310,5
    03

    Sab

    093

    289,5

    14

    Qua

    104

    300,5

    25

    Dom

    115

    311,5
    04

    Dom

    094

    290,5

    15

    Qui

    105

    301,5

    26

    Seg

    116

    312,5
    05

    Seg

    095

    291,5

    16

    Sex

    106

    302,5

    27

    Ter

    117

    313,5
    06

    Ter

    096

    292,5

    17

    Sab

    107

    303,5

    28

    Qua

    118

    314,5
    07

    Qua

    097

    293,5

    18

    Dom

    108

    304,5

    29

    Qui

    119

    315,5
    08

    Qui

    098

    294,5

    19

    Seg

    109

    305,5

    30

    Sex

    120

    316,5
    09

    Sex

    099

    295,5

    20

    Ter

    110

    306,5

    31

    Qua

    090

    286,5
    10

    Sab

    100

    296,5

    21

    Qua

    111

    307,5




    11

    Dom

    101

    297,5

    22

    Qui

    112

    308,5






    Informações sobre o Calendário Juliano


    DA - DIA DO ANO: Número de ordem do dia em questão, durante o ano. O dia 22 de abril é o 112º dia do ano. Sendo 2010 um ano comum, o dia 31 de dezembro será o 365º dia do ano.

    DJ - DIA JULIANO: Os astrônomos utilizam para as datas, em seu trabalho diário, o dia Juliano. Nesse sistema de contagem do tempo, os dias estão numerados continuamente desde 1º de janeiro do ano 4713 a.C.. Para evitar os inconvenientes da mudança de data durante o período da noite, os dias Julianos têm o seu início ao meio-dia médio em Greenwich, que corresponde às 9h para as localidades situadas no fuso 3h oeste de Greenwich. Desta forma, à meia-noite em Greenwich transcorreu-se meio dia juliano. Assim, à meia noite ( 0h ) do dia 01 abril de 2010, em Greenwich, corresponde a data juliana 2.455.287,5. No CALENDÁRIO ASTRONÔMICO 2010, estão indicados apenas os algarismos finais das datas julianas à meia noite em Greenwich do dia considerado. O número indicado na coluna DJ para uma determinada data, deve ser somado a 2.455.000 para se ter o Dia Juliano correspondente à data considerada.

    NOTAÇÃO: Em conformidade com a norma internacional, não se deve separar por um ponto o algarismo do milhar dos demais algarismos que representam um determinado ano. Ao escrever, por exemplo a data de 1º de janeiro do corrente, deve-se usar: 01 de janeiro de 2010, e não 01 de janeiro de 2.010.



    INFORMAÇÕES ADICIONAIS


    Outros Calendários - Feriados e Festas Religiosas em 2010

    Informações Gerais sobre o Calendário Astronômico - 2010

    Fases da Lua - 2009
    Fases da Lua - 2010
    Glossário Astronômico
    Estações do Ano 2006/2010
    Cronologia Astronômica - Abril
    Eclipses: Sol e Lua - 2006/2010

    ResponderExcluir
  10. Fenómenos planetários geocêntricos em 2010
    Jan 04 19:06 Mercúrio em conjunção inferior
    Jan 11 21:05 Vénus em conjunção superior
    Jan 27 05:23 Mercúrio na máxima elongação W (24,8°)
    Jan 27 18:55 Marte a mínima distância geocêntrica (diam. 14,1")
    Jan 29 19:42 Marte em oposição
    Fev 14 23:18 Neptuno em conjunção
    Fev 28 10:44 Júpiter em conjunção
    Mar 14 13:16 Mercúrio em conjunção superior
    Mar 17 06:49 Urano em conjunção
    Mar 20 17:32 Equinócio da Primavera
    Mar 22 00:37 Saturno em oposição
    Abr 08 23:29 Mercúrio na máxima elongação E (19,4°)
    Abr 28 16:43 Mercúrio em conjunção inferior
    Mai 26 02:22 Mercúrio na máxima elongação W (25,1°)
    Jun 21 11:28 Solsticio do Verão
    Jun 28 12:06 Mercúrio em conjunção superior
    Ago 07 01:09 Mercúrio na máxima elongação E (27,4°)
    Ago 20 03:48 Vénus na máxima elongação E (46,0°)
    Ago 20 10:06 Neptuno em oposição
    Set 03 12:34 Mercúrio em conjunção inferior
    Set 19 17:20 Mercúrio na máxima elongação W (17,9°)
    Set 21 11:35 Júpiter em oposição
    Set 21 16:58 Urano em oposição
    Set 23 03:09 Equinócio do Outono
    Out 01 00:41 Saturno em conjunção
    Out 17 01:04 Mercúrio em conjunção superior
    Out 29 01:10 Vénus em conjunção inferior
    Dez 01 15:41 Mercúrio na máxima elongação E (21,5°)
    Dez 20 01:23 Mercúrio em conjunção inferior
    Dez 21 23:38 Solstício do Inverno
    Mar 20 23:20 Equinócio da Primavera

    Tempos estão em Tempo Universal (UT).

    ResponderExcluir
  11. Efemérides
    Efemérides Astronômicas

    Uma efemérides astronômica é um conjunto de posições, predições de fenômenos, ou outros dados astronômicos, relacionados a um determinado intervalo de tempo. Normalmente, as efemérides astronômicas foram publicadas em volumes anuales ou "almanaques", mas a Internet permite novas formas de aceder a essas. As efemérides em Astronomia.org incluem sistemas interactivos para produzir efemérides de corpos menores, e também as previsões da maioria dos fenômenos astronômicos de interesse para os observadores: fases da Lua, eclipses lunares, fenómenos planetários geocêntricos (incluindo os equinócios e solstícios), e chuvas de meteoros. Todas as efemérides são calculadas de acordo com as especificações em vigor pela União Astronômica Internacional.

    Datas e horários são fornecidos em Tempo Universal Coordenado (UTC).
    Fenômenos

    Fases da Lua em [2010] [2011] [2012]. Explicação das fases da Lua.

    Eclipses lunares em [2010] [2011] [2012]. Explicação dos eclipses lunares.

    Fenômenos planetários geocêntricos [2010] [2011] [2012].

    Chuvas de meteoros em [2010] [2011] [2012].
    Corpos menores

    * Explicação: Efemérides dos corpos menores.
    * Cometas.
    * Planetas menores.

    Estilo e convenções
    Escalas de tempo

    Os horàrios dos fenômenos são escritos no formato "hh:mm[.m], ou com os símbolos "h" e "m" para as horas e minutos. O uso do símbolo "m" para os minutos é usual na Astronomia para expressar tempos e ângulos, embora em outras áreas é utilizado "min." para evitar confusão com a unidade de longitude no Sistema Internacional (metrô).

    As datas e horários dos fenômenos são dados em Tempo Universal Coordenado (UTC) e não foram arredondados, mais truncados. Por exemplo, uma fase lunar ocorrendo em 23:53:59 UTC é mostrada na listagem como 23:53 UTC. Da mesma forma, se o máximo de uma chuva ocorre às 23h do dia 18, é dada como dia 18 e não é arredondada para o 19.

    Os tempos dos contatos de eclipses lunares são uma excepção a este sistema: por tomar uma precisão de um decimal de minuto, estes são arredondados.

    Os tempos expressos em UT/UTC podem ser convertidos para a hora oficial na sua área se você conhece seu fuso horário. Para mais detalhes sobre as escalas de tempo usadas, consulte a explicação.
    Acrônimos

    As siglas correspondentes aos conceitos definidos convencionalmente por organismos internacionais (como a UAI ou IERS) são escritas como foram definidas, sem adaptação ão Português. Por exemplo, é escrito UTC em vez de TUC (por Tempo Universal Coordenado). No caso das escalas de tempo terrestre, para ocasiões que não exigem alta precisão, pode usar umas siglas mais genéricas, como UT (para o Tempo Universal) em vez de UTC, ou TT (Tempo Terrestre) em vez de escalas mais específicas.

    No caso em que há uma alternativa aceitável para escrever um acrônimo de acordo com o idioma Português, ele será utilizado. Por exemplo, UAI (em vez de IAU) para a União Astronômica Internacional.

    Para os termos que não têm nenhuma definição formal convencional, são utilizadas as siglas portuguêsas (por exemplo, THZ para a Taxa Horária Zenital).

    ResponderExcluir
  12. Efemérides
    Fases da Lua em 2010
    Janeiro
    Jan 07 10:39 Quarto Minguante
    Jan 15 07:11 Lua Nova
    Jan 23 10:53 Quarto Crescente
    Jan 30 06:17 Lua Cheia
    Fevereiro
    Fev 05 23:48 Quarto Minguante
    Fev 14 02:51 Lua Nova
    Fev 22 00:42 Quarto Crescente
    Fev 28 16:37 Lua Cheia
    Março
    Mar 07 15:41 Quarto Minguante
    Mar 15 21:01 Lua Nova
    Mar 23 11:00 Quarto Crescente
    Mar 30 02:25 Lua Cheia
    Abril
    Abr 06 09:36 Quarto Minguante
    Abr 14 12:28 Lua Nova
    Abr 21 18:19 Quarto Crescente
    Abr 28 12:18 Lua Cheia
    Maio
    Mai 06 04:14 Quarto Minguante
    Mai 14 01:04 Lua Nova
    Mai 20 23:42 Quarto Crescente
    Mai 27 23:07 Lua Cheia
    Junho
    Jun 04 22:13 Quarto Minguante
    Jun 12 11:14 Lua Nova
    Jun 19 04:29 Quarto Crescente
    Jun 26 11:30 Lua Cheia
    Jun 26 11:38 Eclipse parcial da Lua (meio do eclipse)
    Julho
    Jul 04 14:35 Quarto Minguante
    Jul 11 19:40 Lua Nova
    Jul 18 10:10 Quarto Crescente
    Jul 26 01:36 Lua Cheia
    Agosto
    Ago 03 04:58 Quarto Minguante
    Ago 10 03:08 Lua Nova
    Ago 16 18:14 Quarto Crescente
    Ago 24 17:04 Lua Cheia
    Setembro
    Set 01 17:21 Quarto Minguante
    Set 08 10:29 Lua Nova
    Set 15 05:49 Quarto Crescente
    Set 23 09:17 Lua Cheia
    Outubro
    Out 01 03:52 Quarto Minguante
    Out 07 18:44 Lua Nova
    Out 14 21:27 Quarto Crescente
    Out 23 01:36 Lua Cheia
    Out 30 12:45 Quarto Minguante
    Novembro
    Nov 06 04:51 Lua Nova
    Nov 13 16:38 Quarto Crescente
    Nov 21 17:27 Lua Cheia
    Nov 28 20:36 Quarto Minguante
    Dezembro
    Dez 05 17:35 Lua Nova
    Dez 13 13:58 Quarto Crescente
    Dez 21 08:13 Lua Cheia
    Dez 21 08:16 Eclipse total da Lua (meio do eclipse)
    Dez 28 04:18 Quarto Minguante

    Tempos estão em Tempo Universal (UT).

    ResponderExcluir
  13. Fenômenos Abril 2010

    Fenômenos astronômicos selecionados:
    Dia Hora Fenômeno
    21 18:19 Quarto Crescente
    22 17h Máximo nas Lirídeas
    23 22h Máximo nas pi-Pupídeas
    28 12:18 Lua Cheia
    28 16:43 Mercúrio na conjunção inferior
    Maio
    6 04:14 Quarto Minguante
    6 06h Máximo nas eta-Aquarídeas
    9 06h Máximo nas eta-Lirídeas
    14 01:04 Lua Nova

    Tempos estão em Tempo Universal Coordenado (UTC). Para encontrar o tempo legal em sua área, deverá ter em conta a diferença horária do seu fuso horário em relação ao UTC. Provavelmente, com o atual horário você irá obter o tempo legal na sua área restando 3 horas ao tempo UTC.
    Chuvas de meteoros: previsão para esta noite

    Efemérides de radiantes de meteoros ativos às 0h UTC do 28 de Abril de 2010:
    Chuva A.R. Decl. Vg THZ
    Antélio 226° -17° 25 3
    eta-Aquarídeas 332° -4° 66 14

    Ascensão reta e declinação são referidas ao ICRS. Vg é a velocidade geocêntrica em km/s, e THZ é a Taxa Horária Zenital. O percentagem de iluminação da lua às 0h UTC é 99%.

    ResponderExcluir
  14. Calendário da chuvas de meteoros para 2010

    * Clique sobre o nome da chuva para obter mais informações.
    * Para interpretar a tabela, leia a explicação no final.
    * Este site apresenta funcionalidades avançadas que o seu navegador não pode exibir. Você precisa de um navegador que suporte aplicações web de versão 5, como Mozilla Firefox 3.5 ou posterior.
    * As circunstâncias locais foram calculadas para a latitude ? e longitude ?.

    Chuva Intervalo Máximo A.R. Decl. Vg THZ Lua %
    Janeiro
    Quadrantídeas Dez 28 - Jan 13 Jan 03 230° 50° 41 120 93
    Fevereiro
    alfa-Centaurídeas Jan 28 - Fev 20 Fev 08 211° -58° 56 6 30
    Abril
    Lirídeas Abr 17 - Abr 26 Abr 22 273° 33° 49 18 53
    pi-Pupídeas Abr 15 - Abr 28 Abr 23 110° -45° 18 - 64
    Maio
    eta-Aquarídeas Abr 19 - Mai 28 Mai 06 339° -0° 66 60 52
    eta-Lirídeas Mai 03 - Mai 17 Mai 09 290° 42° 44 3 25
    Junho
    Bootídeas de Junho Jun 21 - Jul 01 Jun 24 216° 38° 15 5 94
    Julho
    Piscis Australídeas Jul 15 - Ago 09 Jul 28 341° -30° 35 5 97
    delta-Aquarídeas do Sul Jul 12 - Ago 18 Jul 28? 339° -16° 40 20 97
    alfa-Capricornídeas Jul 03 - Ago 15 Jul 30 307° -10° 23 4 87
    Agosto
    Perseídeas Jul 16 - Ago 26 Ago 13 48° 58° 59 100 12
    kappa-Cignídeas Ago 03 - Ago 27 Ago 18 278° 59° 25 3 63
    Setembro
    alfa-Aurigídeas Ago 25 - Set 07 Set 01 84° 42° 66 7 58
    Perseídeas do Setembro Set 04 - Set 17 Set 09 60° 47° 61 5 1
    kappa-Aquarídeas Set 07 - Out 02 Set 22? 334° -14° 13 3 98
    Outubro
    Draconídeas Out 07 - Out 12 Out 08 264° 58° 20 - 0
    Orionídeas Out 02 - Nov 11 Out 22 95° 16° 66 23 99
    Leo Minorídeas Out 19 - Out 27 Out 23 161° 38° 62 2 100
    Novembro
    Taurídeas do Sul Set 25 - Nov 27 Nov 05 55° 15° 31 5 2
    Taurídeas do Norte Set 25 - Nov 27 Nov 11 56° 22° 31 5 25
    Leonídeas Nov 08 - Nov 28 Nov 17 154° 22° 71 15 79
    alfa-Monocerotídeas Nov 15 - Nov 25 Nov 21 117° 1° 65 4 99
    Dezembro
    Fenicídeas do Dezembro Nov 28 - Dez 09 Dez 06 18° -53° 18 - 0
    Pupídeas-Velídias Dez 01 - Dez 14 Dez 07? 123° -45° 40 10 2
    Monocerotídeas Nov 18 - Dez 17 Dez 08? 102° 8° 42 2 6
    sigma-Hídridas Nov 30 - Dez 21 Dez 11? 127° 2° 58 3 27
    Geminídeas Dez 01 - Dez 18 Dez 14 114° 32° 35 120 54
    Coma Berenícideas Dez 05 - Jan 31 Dez 20? 175° 22° 64 4 98
    Ursídeas Dez 18 - Dez 25 Dez 22 219° 75° 33 12 99
    Explicação
    Esquema de cores Grande chuva
    Chuva destacada
    Chuva difícil ou com fraca visibilidade
    Radiante non observável desde sua localização
    Outras chuvas
    Outras chuvas

    O significado das colunas é o seguinte:

    * Chuva: O nome da chuva.
    * Intervalo: intervalo de atividade da chuva.
    * Máximo: Data de atividade máxima.
    * A.R. e Decl.: Ascensão reta e declinação (ICRS) do radiante no máximo.
    * Vg: Velocidade geocêntrica em km/s.
    * THZ: Taxa Horária Zenital. O maior número de meteoros que um observador iria ver em condições ideais, com céu totalmente claro e o radiante no zênite.
    * Lua %: Percentagem de iluminação da Lua às 0h UT do dia do máximo.

    Para obter mais informações sobre os conceitos desta tabela, visite a área de meteoros.

    ResponderExcluir
  15. Corpos menores do Sistema Solar

    Os corpos menores são objectos em órbita heliocêntrica que não são um planeta, satélite ou planeta anão. Como os planetas, os corpos menores se movem em torno ao Sol em órbitas elípticas. O semi-eixo maior da elipse nos dá uma idéia do tamanho da órbita do corpo, e pode ser comparado com os semi-eixos maiores das órbitas planetárias. A figura representa as populações dos corpos menores conhecidos, de acordo com o semi-eixo maior da sua órbita, em unidades astronômicas de distância (UA).
    População dos corpos menores

    Como você pode ver, a maioria dos corpos menores estão localizados entre as órbitas de Marte e Júpiter, na que é chamada cintura principal. Além dos corpos menores mostrados na figura, temos conhecimento de um número relativamente pequeno de objectos que estão além da órbita de Júpiter; alguns têm uma órbita que vai além do planeta mais externo -Neptuno- e são chamados objectos trans-neptunianos, e frequentemente designados pela sigla em Inglês, "TNO".
    Estatística de corpos menores

    Número de corpos em banco de dados: 509749.

    Objetos potencialmente perigosos: 667.

    Corpos menores numerados: 237360.
    Censo de tipos orbitais:
    Tipo Conta
    Aten 569
    Apolo 3456
    Amor 2874
    Hilda 2466
    Troianos de Júpiter 4194
    Centauro 190
    Plutino 223
    Outros TNO ressonantes 26
    Cubewano 829
    Objetos do disco disperso 147
    Pesquisa de corpos menores

    Você pode pesquisar por nome e gerar efemérides. Para pesquisar corpos menores numerados, colocar o número dentro de parênteses.

    Exemplos de pesquisa: "(119)", "Ceres", "2008 CU11".

    ResponderExcluir
  16. Cometas
    Cometas
    Pesquisa de cometas

    Encuentre um cometa e gere efemérides com este motor de pesquisa.

    Você pode pesquisar por nome ou por designação. Nomes não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Exemplos: “17P”, “Arend”, “C/2001 O2”.

    Nome:
    Cometas hoje

    Lista de cometas com moderadas a boas condições de observação em Abril 28 (dados às 0h UT):
    Nome A.R. Decl. Δ r Elon m1
    C/2009 K5 (McNaught) 20:44 +64° 26' 1,30↑ 1,42↓ 75°↓ 9,6↑
    81P/Wild 14:07 -04° 45' 0,72↑ 1,72↑ 170°↓ 9,8↑
    10P/Tempel 20:35 -10° 52' 1,24↓ 1,59↓ 89°↑ 10,5↓
    C/2009 R1 (McNaught) 23:23 +06° 29' 2,04↓ 1,49↓ 44°↑ 11,3↓
    C/2007 Q3 (Siding Spring) 15:03 +63° 52' 2,82↑ 3,18↑ 102°↓ 11,8↑
    65P/Gunn 20:38 -25° 01' 2,22↓ 2,47↑ 92°↑ 12,6↓
    P/2010 H2 (Vales) 13:31 +04° 45' 2,16↑ 3,12↑ 158°↓ 12,6↑

    Significado das colunas:

    * A.R. e Decl.: Ascensão reta e declinação (ICRS).
    * Δ: Distância Terra-cometa, em unidades astronómicas de distância (UA).
    * r: Distância cometa-Sol, em UA.
    * Elon: elongação, ângulo cometa-Terra, como pode ser visto a partir do Sol (em graus).
    * m1: Magnitude total.

    As setas mostram as tendências de curto prazo.

    ResponderExcluir
  17. Meteoros
    Meteoros
    Meteoróides, meteoros e meteoritos

    Em seu movimento através do espaço, cai em nosso planeta um grande número de pequenos corpos celestes conhecidos como meteoróides. O fenômeno provocado por estos corpos quando atravessam a atmosfera da Terra é chamado meteoro, ou popularmente "estrela cadente". Quando o fenômeno é particularmente intenso é conhecido como "bola de fogo". Os restos sólidos de um meteoróide caiu sobre a Terra são chamados meteoritos.
    O estudo dos enxames de meteoróides

    A maioria dos meteoróides são pequenos fragmentos de cometas, e viajam no espaço em grupos chamados enxames. Alguns desses enxames interceptam a órbita da Terra em algum ponto, produzindo o que é conhecido como chuva de meteoros, quando a Terra eles encontra. O corpo do Sistema Solar que produz os meteoróides e dá origem ao enxame é chamado progenitor.

    Os enxames de meteoróides nos permitem estudar, de forma indirecta, a população de corpos menores do Sistema Solar e, portanto, os processos de formação e seus mecanismos de evolução. Graças às chuvas de meteoros se pode obter dados de cometas que, às vezes, já não existem ou não são ativos, ou coletar fragmentos de corpos no Sistema Solar sem a necessidade de enviar custosas sondas para obtê-los. E, de um ponto de vista puramente prático, informações sobre a presença de enxames de meteoróides é essencial para o planeamento das atividades humanas no espaço, como os "passeios espaciais".

    Hoje, há um renascimento o interesse no estudo dos enxames de meteoróides, reativado tanto na teoria e na observação. Astrônomos profissionais e amadores estão a montagem de redes de observação vídeo (usando sensores tipo CCD) para determinar a órbita dos meteoróides (quando o mesmo meteoro é observado a partir de duas ou mais estações). Além disso, estão sendo desenvolvidos os primeiros modelos teóricos detalhados desses enxames, melhorando a confiabilidade das estimacões de atividade das chuvas. Como resultado, nós podemos realizar previsões como as indicadas no calendário de chuvas.

    ResponderExcluir
  18. Calendário de chuvas de meteoros

    Enquanto as estrelas cadentes podem ser vistas em qualquer época do ano (há meteoros esporádicos que não estão relacionados à uma chuva especifica), este calendário nos ajuda a escolher o momento propício para a observação de chuvas de meteoros. Se temos pouca experiência, é preferível concentrar-nos exclusivamente nas chuvas principais, que são aquelas que têm uma Taxa Horária Zenital (THZ) alta (digamos, acima de 50). Se você tem um navegador de Internet de última geração, o calendário selecionará automaticamente as chuvas apropriadas para sua localização.

    Abrir o calendário para o ano desejado: [2009] [2010] [2011].

    Para as principais chuvas anuales de meteoros, o nome do radiante, intervalo de atividade e data do máximo são apresentados, juntamente com outros dados:

    * A.R. e Decl.: Ascensão reta e declinação (ICRS) do radiante no máximo.
    * Vg: Velocidade geocêntrica em km/s.
    * THZ: Taxa Horária Zenital. O maior número de meteoros que um observador iria ver em condições ideais, com céu totalmente claro e o radiante no zênite.
    * Lua %: Percentagem de iluminação da Lua às 0h UT do dia do máximo.

    Previsões são baseadas em dados de:

    * International Meteor Organization (IMO).
    * IAU Meteor Data Center.
    * IAU Telegrams.

    As duas primeiras organizações são as principais fontes de dados para o calendário, enquanto que os telegramas da IAU são úteis para as novidades de última hora, no caso de qualquer atividade para além das expectativas. As chuvas que estão listadas no calendário são aquelas perceptíveis visualmente com uma THZ igual o superior a 2, ou chuvas com uma actividade muito irregular, que podem ter taxas anuais de menos de 2, mas ocasionalmente têm erupções.

    A portada inclui uma efemérides diária para as chuvas anuais, e para o principal pseudo-radiante esporádico, a fonte antélica. A fonte antélica é um vasto radiante elíptico (cerca de 30° em ascensão reta e 15° em declinação) localizado perto no antélio, que é o oposto para a direção do Sol na esfera celeste. Além das chuvas do calendário e do Antélio, é possível que as efemérides diárias -ea lista mensal de fenómenos- incluam alguns outros radiantes de atividade mais fraca.

    Devido à sua natureza, as previsões de chuvas de meteoros são aproximadas, e cautela deve ser tomada quando se utilizan as efemérides. A previsão da THZ é especialmente difícil e é, por conseguinte, às vezes omitida.
    Observação

    Se você não tem experiência na observação de meteoros, na preparação para a observação de uma chuva deve considerar:

    * O percentagem de iluminação da Lua, ea sua altura acima do horizonte. Uma lua com um alto percentagem de iluminação e mais que 30° de altura dificultará significativamente a observação.
    * A altura que o radiante terá sobre o horizonte no momento de observação, uma vez que o menor é, menos meteoros que você estará vendo. Além disso, as chuvas que tem um radiante com uma declinação claramente positiva são adequadas no hemisfério Norte (ou no Sul, quando a declinação é negativa).
    * 'll ver muitos mais meteoros em um céu totalmente escuro, no meio rural, que em uma cidade grande.
    * Não tente observar chuvas com um baixo THZ: começe com uma chuva de importância (THZ superior a 30) e, depois, baixe o nível de THZ, uma vez que acumule horas de observação.

    Bibliografia

    * "Meteor Showers and their Parent Comets", por P. Jenniskens. Cambridge University Press, 2006.
    * "Physics of Meteoric Phenomena", por V.A. Bronshtėn. Reidel Publishing Co., 1983.

    Links

    Além dos links acima, os seguintes sites possam ser de interesse para aqueles interessados em chuvas de meteoros:

    * Meteor Showers Online, por Gary W. Kronk.
    * IMCCE Meteor Showers (França).
    * North American Meteor Network (EUA).
    * Dutch Meteor Society (Holanda).

    ResponderExcluir
  19. Nascer, Passagem Meridiana e Ocaso do Sol e da Lua


    Rio de Janeiro - RJ

    Latitude: - 22º 54'
    Longitude: + 43º 10' = + 02h 53m
    Altitude Média: 9 m
    Tempo Legal = UTC - 3h







    NASCER, PASSAGEM MERIDIANA E OCASO DO SOL E DA LUA - Maio de 2009

    DATAS
    SOL

    LUA
    Dia

    D.S.

    NASCER

    PM

    OCASO

    NASCER

    PM

    OCASO

    EVENTOS
    01

    Sex

    06:12

    11:50

    17:27

    12:29

    18:09

    23:54

    Q. Crescente - 17:44
    02

    Sab

    06:13

    11:50

    17:26

    13:10

    19:00

    -----

    03

    Dom

    06:13

    11:50

    17:26

    13:48

    19:48

    00:55

    04

    Seg

    06:14

    11:49

    17:25

    14:23

    20:34

    01:53

    05

    Ter

    06:14

    11:49

    17:24

    14:58

    21:19

    02:49

    06

    Qua

    06:14

    11:49

    17:24

    15:33

    22:05

    03:45

    07

    Qui

    06:15

    11:49

    17:23

    16:10

    22:52

    04:41

    08

    Sex

    06:15

    11:49

    17:23

    16:51

    23:41

    05:38

    09

    Sab

    06:16

    11:49

    17:22

    17:34

    -----

    06:35

    Lua Cheia - 01:01
    10

    Dom

    06:16

    11:49

    17:22

    18:21

    00:31

    07:31

    11

    Seg

    06:17

    11:49

    17:21

    19:12

    01:23

    08:26

    12

    Ter

    06:17

    11:49

    17:21

    20:05

    02:15

    09:17

    13

    Qua

    06:18

    11:49

    17:20

    20:58

    03:05

    10:03

    14

    Qui

    06:18

    11:49

    17:20

    21:52

    03:54

    10:46

    15

    Sex

    06:19

    11:49

    17:19

    22:44

    04:40

    11:24

    16

    Sab

    06:19

    11:49

    17:19

    23:36

    05:24

    12:00

    17

    Dom

    06:19

    11:49

    17:18

    -----

    06:07

    12:33

    Q. Minguante - 04:26
    18

    Seg

    06:20

    11:49

    17:18

    00:28

    06:49

    13:05

    19

    Ter

    06:20

    11:49

    17:18

    01:21

    07:32

    13:38

    20

    Qua

    06:21

    11:49

    17:17

    02:15

    08:16

    14:13

    21

    Qui

    06:21

    11:49

    17:17

    03:12

    09:03

    14:50

    22

    Sex

    06:22

    11:49

    17:17

    04:12

    09:55

    15:33

    23

    Sab

    06:22

    11:49

    17:17

    05:17

    10:51

    16:22

    24

    Dom

    06:23

    11:50

    17:16

    06:25

    11:53

    17:19

    Lua Nova - 09:11
    25

    Seg

    06:23

    11:50

    17:16

    07:33

    12:58

    18:22

    26

    Ter

    06:23

    11:50

    17:16

    08:37

    14:03

    19:30

    27

    Qua

    06:24

    11:50

    17:16

    09:35

    15:05

    20:39

    28

    Qui

    06:24

    11:50

    17:15

    10:25

    16:03

    21:46

    29

    Sex

    06:25

    11:50

    17:15

    11:09

    16:56

    22:48

    30

    Sab

    06:25

    11:50

    17:15

    11:49

    17:46

    23:48

    31

    Dom

    06:26

    11:50

    17:15

    12:25

    18:32

    -----

    Q. Crescente - 00:22

    ResponderExcluir
  20. Nascer, Passagem Meridiana e Ocaso do Sol

    Os horários do nascer e do ocaso do Sol são dados em tempo legal do Rio de Janeiro ( fuso -3h ) e referem-se ao aparecimento de sua borda superior, isto é, o instante em que a borda solar mais próxima do zênite tangencia a linha do horizonte astronômico. Estão incluídos os efeitos da refração atmosférica. A passagem meridiana refere-se ao instante em que o centro geométrico do disco solar cruza o meridiano superior do Rio de Janeiro.

    Nascer, Passagem Meridiana e Ocaso da Lua

    Os horários do nascer e do ocaso da Lua são, também, dados em tempo legal do Rio de Janeiro e referem-se ao aparecimento de sua borda superior. Os efeitos da refração atmosférica foram incluídos no cálculo dos horários. O instante da passagem meridiana da Lua corresponde ao momento que o centro geométrico do disco lunar encontra-se no meridiano superior do Rio de Janeiro.

    O leitor deve, no entanto, ater-se à correta interpretação dos valores apresentados. O nascer, a passagem meridiana e o ocaso da Lua não ocorrem, em determinadas datas, na mesma ordem que para o Sol, isto é, primeiro o nascer, em seguida a passagem meridiana e depois o ocaso. Para exemplificar a correta leitura dos horários do nascer, da passagem meridiana e do ocaso da Lua selecionamos o dia 13 de maio. Nessa data, o primeiro fenômeno que ocorre é a PASSAGEM MERIDIANA da Lua, às 03:05, depois o seu OCASO, às 10:03 e, por fim, o seu NASCER às 20:58.

    Em algumas situações, poderá aparecer, para um dos horários, ao invés de algarismos, a indicação " ----- ", significando que, naquela data, o fenômeno NÃO ocorre. No dia 02 de maio, por exemplo, não há o ocaso da Lua. Seu nascer se dá às 13:10 e ao final do dia 02, isto é, à meia noite, a Lua ainda se encontra acima do horizonte, devendo se pôr às 00:55 do dia 03. Quando estiver indicado que não há o nascer da Lua é por que ele ocorreu na data anterior. A indicação " ----- " para o horário da passagem meridiana significa que ao término do dia, a Lua ainda não havia alcançado o meridiano local.

    ResponderExcluir
  21. CALENDÁRIOS EM 2010



    O dia 14 de janeiro do calendário Gregoriano corresponde ao dia 01 de janeiro do calendário Juliano.

    O ano 2010 da era Cristã, ou era vulgar, é o 10.º do século XXI e corresponde
    ao ano 6723 do Período Juliano.

    O ano 7519 da era Bizantina começa no dia 14 de setembro.

    O ano 1432 da era Islâmica (ou Hégira) começa ao pôr do Sol do dia 07 de dezembro.

    O ano 5771 da era Israelita começa ao pôr do Sol do dia 08 de setembro.

    O ano 4647 da era Chinesa (ano do TIGRE ) começa no dia 14 de fevereiro.

    O ano 2786 das Olimpíadas (ou 2º da 697ª), começa no dia 14 de setembro, no uso bizantino.

    O ano 2763 da Fundação de Roma ( AUC «ab urbe condita» ), segundo Varrão, começa no dia 14 de janeiro.

    O ano 2759 da era de Nabonassar começa no dia 21 de abril.

    O ano 2670 da era Japonesa, ou 22 do período Heisei (que se seguiu ao período Showa),
    começa no dia 01 de janeiro.

    O ano 2322 da era Grega (ou dos Seleucidas) começa, segundo os usos atuais
    dos sírios, no dia 14 de setembro ou no dia 14 de outubro, conforme as seitas religiosas.

    O ano 2048 da era de César (ou Hispânica), usada em Portugal até 1422,
    começa no dia 14 de Janeiro.

    O ano 1932 da era Saka, no calendário indiano reformado, começa no dia 22 de março.

    O ano 1727 da era de Diocleciano começa no dia 11 de setembro.



    ELEMENTOS DO CÔMPUTO ECLESIÁSTICO - 2010


    Número de Ouro .................
    XVI
    Epacta .....................
    14
    Ciclo Solar ........................
    03
    Letra Dominical ..........
    C
    Indicção Romana ...............
    03
    Período Juliano ...........
    6723



    FERIADOS NACIONAIS E DATAS RELIGIOSAS - 2010


    Confraternização Universal
    Janeiro 01
    Corpus Christi
    Junho 03
    Domingo de Ramos
    Março 28
    Independência do Brasil
    Setembro 07
    Sexta Feira da Paixão
    Abril 02
    Nossa Senhora Aparecida
    Outubro 12
    Domingo de Páscoa
    Abril 04
    Homenagem aos Mortos
    Novembro 02
    Tiradentes
    Abril 21
    Proclamação da República
    Novembro 15
    Dia do trabalho
    Maio 01
    Natal
    Dezembro 25



    CALENDÁRIO ISRAELITA - 2010


    Purim
    Fevereiro 28
    Rosh Hashanah
    Setembro 09
    Pesach
    Março 30
    Yom Kippur
    Setembro 18
    Shavuot
    Maio 19
    Succoth
    Setembro 23



    CALENDÁRIO MUÇULMANO - 2010



    1º Dia de Ramadã
    Agosto 11
    Ano Novo
    Dezembro 08
    Fim do Ramadã
    Setembro 10

    ResponderExcluir
  22. CALENDÁRIOS EM 2010



    O dia 14 de janeiro do calendário Gregoriano corresponde ao dia 01 de janeiro do calendário Juliano.

    O ano 2010 da era Cristã, ou era vulgar, é o 10.º do século XXI e corresponde
    ao ano 6723 do Período Juliano.

    O ano 7519 da era Bizantina começa no dia 14 de setembro.

    O ano 1432 da era Islâmica (ou Hégira) começa ao pôr do Sol do dia 07 de dezembro.

    O ano 5771 da era Israelita começa ao pôr do Sol do dia 08 de setembro.

    O ano 4647 da era Chinesa (ano do TIGRE ) começa no dia 14 de fevereiro.

    O ano 2786 das Olimpíadas (ou 2º da 697ª), começa no dia 14 de setembro, no uso bizantino.

    O ano 2763 da Fundação de Roma ( AUC «ab urbe condita» ), segundo Varrão, começa no dia 14 de janeiro.

    O ano 2759 da era de Nabonassar começa no dia 21 de abril.

    O ano 2670 da era Japonesa, ou 22 do período Heisei (que se seguiu ao período Showa),
    começa no dia 01 de janeiro.

    O ano 2322 da era Grega (ou dos Seleucidas) começa, segundo os usos atuais
    dos sírios, no dia 14 de setembro ou no dia 14 de outubro, conforme as seitas religiosas.

    O ano 2048 da era de César (ou Hispânica), usada em Portugal até 1422,
    começa no dia 14 de Janeiro.

    O ano 1932 da era Saka, no calendário indiano reformado, começa no dia 22 de março.

    O ano 1727 da era de Diocleciano começa no dia 11 de setembro.



    ELEMENTOS DO CÔMPUTO ECLESIÁSTICO - 2010


    Número de Ouro .................
    XVI
    Epacta .....................
    14
    Ciclo Solar ........................
    03
    Letra Dominical ..........
    C
    Indicção Romana ...............
    03
    Período Juliano ...........
    6723



    FERIADOS NACIONAIS E DATAS RELIGIOSAS - 2010


    Confraternização Universal
    Janeiro 01
    Corpus Christi
    Junho 03
    Domingo de Ramos
    Março 28
    Independência do Brasil
    Setembro 07
    Sexta Feira da Paixão
    Abril 02
    Nossa Senhora Aparecida
    Outubro 12
    Domingo de Páscoa
    Abril 04
    Homenagem aos Mortos
    Novembro 02
    Tiradentes
    Abril 21
    Proclamação da República
    Novembro 15
    Dia do trabalho
    Maio 01
    Natal
    Dezembro 25



    CALENDÁRIO ISRAELITA - 2010


    Purim
    Fevereiro 28
    Rosh Hashanah
    Setembro 09
    Pesach
    Março 30
    Yom Kippur
    Setembro 18
    Shavuot
    Maio 19
    Succoth
    Setembro 23



    CALENDÁRIO MUÇULMANO - 2010



    1º Dia de Ramadã
    Agosto 11
    Ano Novo
    Dezembro 08
    Fim do Ramadã
    Setembro 10

    ResponderExcluir
  23. Estações do Ano
    2006 - 2010



    Irineu G. Varella & Priscila D. C. F. de Oliveira

    ANO

    EVENTO

    ESTAÇÃO

    INÍCIO

    DURAÇÃO
    2006

    Equinócio

    OUTONO

    Mar.20.Sg. 15h 26m

    92d 18h 00m

    Solstício

    INVERNO

    Jun.21.Qa. 09h 26m

    93d 15h 38m

    Equinócio

    PRIMAVERA

    Set.23.Sb. 01h 04m

    89d 20h 19m

    Solstício

    VERÃO

    Dez.21.Qi. 21h 23m

    88d 23h 45m




    2007

    Equinócio

    OUTONO

    Mar.20.Te. 21h 08m

    92d 17h 59m

    Solstício

    INVERNO

    Jun.21.Qi. 15h 07m

    93d 15h 45m

    Equinócio

    PRIMAVERA

    Set.23.Do. 06h 52m

    89d 20h 16m

    Solstício

    VERÃO

    Dez.22.Sb. 03h 08m

    88d 23h 41m




    2008

    Equinócio

    OUTONO

    Mar.20.Qi. 02h 49m

    92d 18h 11m

    Solstício

    INVERNO

    Jun.20.Sx. 21h 00m

    93d 15h 45m

    Equinócio

    PRIMAVERA

    Set.22.Sg. 12h 45m

    89d 20h 19m

    Solstício

    VERÃO

    Dez.21.Do. 09h 04m

    88d 23h 40m




    2009

    Equinócio

    OUTONO

    Mar.20.Sx. 08h 44m

    92d 18h 02m

    Solstício

    INVERNO

    Jun.21.Do. 02h 46m

    93d 15h 33m

    Equinócio

    PRIMAVERA

    Set.22.Te. 18h 19m

    89d 20h 28m

    Solstício

    VERÃO

    Dez.21.Sg. 14h 47m

    88d 23h 46m




    2010

    Equinócio

    OUTONO

    Mar.20.Sb. 14h 33m

    92d 17h 56m

    Solstício

    INVERNO

    Jun.21.Sg. 08h 29m

    93d 15h 41m

    Equinócio

    PRIMAVERA

    Set.23.Qi. 00h 10m

    89d 20h 29m

    Solstício

    VERÃO

    Dez.21.Te. 20h 39m

    88d 23h 42m


    INFORMAÇÕES ADICIONAIS E CURIOSIDADES

    1. Os cálculos dos horários de início e duração das estações foram efetuados com o uso da teoria de Newcomb para o movimento solar;

    2. Os horários de início das estações valem para o fuso (-3h) que abrange a maior parte do território brasileiro (Hora de Brasília = TU - 3h). Para as localidades situadas nos fusos (-4h) e (-5h) subtrair respectivamente 1h e 2h dos horários indicados tendo-se em conta as eventuais mudanças de datas;

    3. As estações do ano ocorrem pelo fato do eixo de rotação da Terra estar inclinado em relação ao plano da órbita terrestre ( 66º33' ) e não pela maior proximidade ou maior afastamento de nosso planeta em relação ao Sol;

    4. Face ao movimento elíptico da Terra ao redor do Sol, as estações do ano não apresentam as mesmas durações quando comparadas entre si (decorrência da 2a. Lei de Kepler ou Lei das Áreas). No hemisfério sul da Terra, a estação de maior duração é o Inverno e a de menor duração é o Verão.

    5. Em 1991, pelo horário de Brasília, tivemos a última ocorrência do início do outono em 21 de março. Durante todo o século XXI, o início do outono irá se alternar entre os dias 20 e 19 de março. Em 2028 teremos a primeira ocorrência em 19 de março. O início do outono retornará ao dia 21 de março somente no ano 2103 !

    6. A última ocorrência do solstício de Inverno em 22 de junho, pelo horário de Brasília, se deu em 1963. Durante os séculos XXI, XXII e XXIII o início do Inverno irá se alternar entre os dias 20 e 21 de junho. A próxima ocorrência em 22 de junho se dará em 2303, no século XXIV, portanto! A primeira ocorrência recente em 20 de junho se deu em 1996; a anterior há exatamente um século ( em 1896 ).

    ResponderExcluir
  24. nº 022
    27 de Fevereiro de 2006

    Eclipses do Sol e da Lua
    2006 - 2010



    Irineu G. Varella & Priscila D. C. F. de Oliveira


    ANO

    DATA
    TIPO DO ECLIPSE
    VISIBILIDADE
    2006
    14 Março Eclipse Penumbral Total da Lua
    S
    29 Março Eclipse Total do Sol
    P
    07 Setembro Eclipse Umbral Parcial da Lua
    N
    22 Setembro Eclipse Anular do Sol
    P

    2007
    03 Março Eclipse Umbral Total da Lua
    S
    18 Março Eclipse Parcial do Sol
    N
    28 Agosto Eclipse Umbral Total da Lua
    N
    11 Setembro Eclipse Parcial do Sol
    P

    2008
    07 Fevereiro Eclipse Anular do Sol
    N
    21 Fevereiro Eclipse Umbral Total da Lua
    S
    01 Agosto Eclipse Total do Sol
    N
    16 Agosto Eclipse Umbral Parcial da Lua
    P

    2009
    26 Janeiro Eclipse Anular do Sol
    N
    09 Fevereiro Eclipse Penumbral Parcial da Lua
    N
    07 Julho Eclipse Penumbral Parcial da Lua
    P
    21 Julho Eclipse Total do Sol
    N
    05 Agosto Eclipse Penumbral Parcial da Lua
    S
    31 Dezembro Eclipse Umbral Parcial da Lua
    N

    2010
    15 Janeiro Eclipse Anular do Sol
    N
    26 Junho Eclipse Umbral Parcial da Lua
    N
    11 Julho Eclipse Total do Sol
    P
    21 Dezembro Eclipse Umbral Total da Lua
    P
    * As datas referem-se ao instante do meio do eclipse.



    INFORMAÇÕES ADICIONAIS E CURIOSIDADES

    1. As datas indicadas referem-se ao meio do eclipse, em tempo legal do fuso 3h oeste de Greenwich ( Hora de Brasília ). Em alguns casos poderão haver diferenças nas datas aqui fornecidas com as indicadas por outras fontes pelo fato de muitas delas datarem os eclipses em Tempo Universal (TU) ao invés do Horário de Brasília ( TU = Hora de Brasília + 3h );

    2. No período 2006-2010 ocorrerão 22 eclipses, sendo 10 do Sol e 12 da Lua ( 4 pela penumbra e 8 pela sombra ). Do total, 12 poderão ser observados no Brasil, total ou parcialmente. Os que forem visíveis, mesmo que parcialmente e ainda que numa pequena porção do território brasileiro terão seus dados divulgados em Circulares Astronômicas específicas.

    3. Os eclipses lunares podem ser observados, sem cuidados especiais, por todas as pessoas que tiverem a Lua acima do horizonte no instante de sua ocorrência;

    4. Já os eclipses solares só podem ser observados nas regiões da Terra onde os cones de sombra (umbra) e de penumbra da Lua interceptarem a superfície terrestre. Os observadores localizados nas regiões onde a sombra da Lua atinge a Terra verão o eclipse total ou anular. Nos locais onde apenas o cone de penumbra atinge a Terra, o eclipse é parcial. NUNCA OBSERVE O SOL, MESMO DURANTE UM ECLIPSE, SEM A DEVIDA PROTEÇÃO PARA A VISTA.

    5. Na coluna VISIBILIDADE, estão indicados os eclipses que poderão ser observados em todas as sua fases no Brasil (S), aqueles que serão visíveis parcialmente (P) e os que não poderão ser observados de nenhum ponto do território nacional (N). Para os eclipses solares, P indica que apenas o cone de penumbra da Lua intercepta o território brasileiro. Para os eclipses lunares, significa que as fases iniciais ou finais do fenômeno não poderão ser observadas pelo fato da Lua encontrar-se abaixo do horizonte.

    6. Um eclipse ( do Sol ou da Lua ) se repete, nas mesmas condições, após 6.585,3 dias ( 18 anos mais 10 ou 11 dias ). Esse intervalo de tempo é denominado Período de Saros e já era conhecido pelos povos mesopotâmicos. O eclipse total do Sol visto no Brasil em 03 de novembro de 1994 se repetirá, nas mesmas circunstâncias, em 13 de novembro de 2012. O eclipse total do Sol de 21 de julho de 2009 é a repetição do eclipse total observado no Brasil em 11 de julho de 1991.

    ResponderExcluir

NET RADIO CULTURA FM CAJAZEIRAS PB