A verdadeira história do Papai Noel
Publicado em 23 de dezembro de 2010
Papai Noel certamente é o maior símbolo do Natal, apesar de não ser o real motivo segundo a tradição cristã ou até mesmo a tradição pagã. Porém poucas pessoas conhecem a verdadeira história por trás da lenda do bom velhinho e acreditam em diversos fatos falsos espalhados principalmente pela internet.
O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso, mais precisamente São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos a São Nicolau fazendo-o por se tornar santo. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.
Uma das maiores lendas urbanas certamente relacionadas ao natal é a que diz que os trajes vermelhos do Papai Noel são advindos das propagandas da Coca-Cola. Isso não é verdade. É historicamente comprovado que a roupa vermelha e o cinto preto foram criados pelo cartunista alemão Thomas Nast para a revistaHarper’s Weeklys em 1886. Até então Papai Noel era representado com trajes verdes, típicos de lenhadores europeus do século XVII. Voltando um pouco mais no tempo nos deparamos com o traje em tons de marrom e com uma coroa de azevinhos na cabeça, mas naquela época não existia um padrão em si. A famosa campanha publicitária da Coca-Cola data de 1931, e apesar de não ter criado o visual “oficial”, certamente ajudou a torna-lo conhecido em todo o mundo.
Um século antes, em 1822, Clemente Clark Moore, um escritor Nova Iorquino, lançou um poema onde apareceu pela primeira vez o famoso trenó voador puxado por renas. A obra de Moore era um apanhado de diversas tradições e acabou por definir toda a lenda de Papai Noel que se mantém até hoje.
A tradição das cartas com pedidos enviadas por crianças ao Papai Noel, foi adaptada de uma tradição européia onde se envia cartas para membros da igreja com pedidos de benção e coisas do tipo durante o natal. Hoje essa tradição é muito bem aproveitada por intuições como os Correios, que utilizam as cartas recebidas para fazer um belo trabalho social.
Não importa a cor da roupa ou o nome, o que importa é que Papai Noel é um ótimo símbolo para o natal, muito melhor que o religioso, e certamente perdurará por muitos séculos na cultura ocidental.
Um Feliz Natal para todos em nome da equipe do Muita Pimenta, e que ninguém morra engasgado com o Peru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário